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A nova safra da BMW

A marca atualiza a Série 6 Gran Turismo, o cupê de quatro portas esportivo da marca alemã

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A BMW não dá refresco na sua temporada de lançamentos e atualiza o Série 6 Gran Turismo, introduzindo soluções tecnológicas e de desempenho vistas no rejuvenescimento da Série 5, apresentada na semana passada. O vigoroso cupê de quatro portas realça o visual de esportividade na parte externa, aumenta a oferta de materiais e de equipamentos no ambiente interno luxuoso, acrescenta uma tecnologia híbrida suave de 48V aumentando a eficiência e o dinamismo, inova nas assistências ao motorista e esbanja conectividade, tudo o que se espera de em veículo da classe premium. Com uma trajetória de mais de 50 mil unidades vendidas globalmente, o novo GT da Série 6 desembarca nos mercados europeus no próximo mês. Ao Brasil, deve chegar apenas em 2021.

Em termos de configurações e motorizações, o novo Série 6 Gran Turismo traz a 630i com propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros com potência de 258 cavalos de 5 mil a 6.500 rotações por minuto e 41 kgfm de torque de 1.550 a 4.400 rpm. De acordo com a marca alemã, o carro acelera de zero a 100 km/h em 6,5 segundos. A 640i tem motor 3.0 turbo de seis cilindros com 333 cavalos de 5.500 a 6.250 giros, torque de 46 kgfm de 1.600 a 4.800 rpm e aceleração até 100 km/h em 5,5 segundos. Ambas podem atingir 250 km/h limitadas eletronicamente. Para a Europa, o modelo tem três variações a diesel, a 620d com propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros com 190 cavalos a 4 mil rotações, torque de 41 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm, aceleração da imobilidade aos 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade final de 220 km/h, a 630d com um 3.0 turbo de seis cilindros, potência de 286 cavalos a 4 mil rotações, torque de 66 kgfm de 1.500 a 2.500 giros, aceleração em 6,1 segundos e máxima de 250 km/h e a 640d com um 3.0 turbo de seis cilindros em linha, 340 cavalos de potência a 4 mil rpm, torque de 71 kgfm de 1.750 a 2.250 rpm, aceleração até 100 km/h em 5,3 segundos e final de 250 km/h. Em todos os casos, a transmissão é uma Steptronic de 8 velocidades.

As extremidades do novo Série 6 GT foram redesenhadas e ficaram com “maior presença” e um poderoso fascínio esportivo, conforme a BMW, com grade de “duplo rim” maior - a grande marca dos modelos atuais da fabricante alemã –, faróis mais finos para salientar o caráter dinâmico do carro, novos faróis adaptativos de leds e a versão mais recente do BMW Laserlight como opcional – o laser combinado com leds proporciona luzes com intensidade e alcance diferentes. Na traseira, muito “limpa” e sem adereços desnecessários, os escapamentos têm ponteiras na forma trapezoidal. O GT tem novas cores de carroceria, pacote M Sport com saia dianteira mais marcante, um grande difusor atrás e freios com a grife esportiva com pinças pintadas de azul ou vermelho. As rodas de liga leve de 18 polegadas são padrão nos motores a gasolina e a diesel mais potentes e novos estilos, de 19 ou 20 polegadas, estão disponíveis como opcional.

Dentro, o Série 6 Gran Turismo combina luxo, conforto para viagens longas e possibilidade de variações do ambiente. A tela principal de multimídia tem 12,3 polegadas de série em todas as configurações, com controles do console central em preto brilhante, volante esportivo com botões multifuncionais e controle automático do ar-condicionado de duas zonas. O painel de instrumentos Sensatec é opcional, com costura em contraste marrom. O estofamento em couro Dakota é fornecido de série, com acabamento em couro BMW Individual opcional. A integração com smartphones é via Android Auto e Apple CarPlay e a conectividade é sem fio, por Wi-Fi, com informações mostradas no visor de controle e no painel de instrumentos. Atualizações remotas de software permitem a integração de conteúdo específica do veículo, como extensões de funcionalidade para sistemas de assistência ao motorista. O software do carro está sempre atualizado, e serviços digitais podem ser adicionados posteriormente.  

A direção ativa integral, opcional, oferece maior assistência nas manobras de baixa velocidade. A suspensão pneumática do eixo traseiro com autonivelamento automático é de série, enquanto a suspensão pneumática adaptável dos dois eixos, a suspensão adaptativa e a Executive Drive com estabilização ativa são oferecidas como opcionais. Os novos sistemas de assistência ao motorista e as funções estendidas abrem caminho para a direção automatizada, aparentemente, uma inexorável tendência na indústria automotiva mundial.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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