Veículos

NOVA GERAÇÃO

A nova Triumph Tiger 1200 é apresentada mundialmente e chega ao Brasil em 2022 em três versões

Com o tecnológico motor de três cilindros T-Plane, ela ainda é 25 quilos mais leve do que a Tiger anterior

Continue lendo...

A Triumph acaba de apresentar globalmente a sua nova linha Tiger 1200. Resultado de um dos projetos mais ambiciosos da história da Triumph, o novo modelo tem a pretensão de representar uma profunda transformação em desempenho e capacidade, tendo como objetivo proporcionar ao seu piloto tudo o que ele procura em uma motocicleta Adventure. 

A nova geração também apresenta uma silhueta muito mais fina e um design mais compacto com posição em pé mais estreita, o que facilita não apenas colocar os pés no chão, mas também mover-se durante a pilotagem. No Brasil, a linha será lançada em 2022 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer.

 Cada família de modelos foi projetada com um visual mais focado, com a GT oferecendo um estilo ainda mais voltado para a estrada, enquanto a família Rally traz mais postura off-road, em virtude da nova configuração de roda dianteira de 21 polegadas. 

A nova geração é 25 quilos mais leve do que a Tiger anterior e 9 cavalos mais potente. Com seu novo motor triplo T-Plane, a inédita Tiger 1200 foi projetada com uma proposta pouquíssimo modesta: ser a motocicleta adventure de grande capacidade mais potente, ágil e manobrável do mundo.

A nova geração traz pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 e de 30 litros, nas versões Explorer. 

Com base nos pontos fortes da geração anterior, incluindo sua configuração prática de acionamento de eixo e seu grande conforto em longas distâncias, além da plataforma de motor triplo bem adaptada ao turismo, a Tiger apresenta uma nova geração do motor de três cilindros T-Plane, chassi leve e tecnologia avançada.

Com nomes inéditos para refletir seus novos recursos, cada modelo Tiger 1200 está agora mais personalizado e focado para adequar-se às aventuras desejadas por diferentes pilotos. 

A nova GT, voltada para as estradas, vem com rodas fundidas de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da inédita suspensão semiativa Showa, ajustada para proporcionar a pilotagem adventure otimizada na estrada. 

Já a Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira e suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar uma boa pilotagem em todos os terrenos - seja nas estradas ou no off-road. 

Completando a nova linha, a Triumph apresenta, pela primeira vez, uma Tiger equipada com tanque de combustível de 30 litros na Rally Explorer. 

É a única moto adventure com rodas fundidas e tanque com essa capacidade na categoria. Ela conta, ainda, com o novo sistema de Radar de Ponto Cego. 

Os freios Brembo Stylema são instalados em todos os modelos da Tiger 1200, e os pneus Metzeler Tourance são colocados em todas GT, enquanto as Rally apresentam pneus Metzeler Karoo Street, para adequação a todos os terrenos. Para o off-road avançado, o Michelin Anakee Wild é a opção indicada.

A nova Tiger 1200 vem equipada com o novo motor de três cilindros T-Plane. Em comparação com o propulsor da geração anterior, tudo é novo, incluindo diâmetro e curso, virabrequim, cabeçote do cilindro, caixa de engrenagens, embreagem, eixo de balanceador e caixa de diferencial. 

Segundo a fabricante, é um motor que tem a capacidade de redução de marchas de um dois cilindros, tornando o modelo apropriado para o uso off-road, combinado com os benefícios de desempenho de um motor triplo na potência máxima. 

Com 1.160 cc, o motor conta com 150 cavalos de potência (a 9 mil rpm). São 9 cavalos acima da geração anterior. 

O torque também está superior ao da geração anterior, com 13,25 kgfm de torque (a 7 mil rpm) – 0,81 kgfm acima do anterior. 

De acordo com a Triumph, seu intervalo de acionamento não uniforme proporciona bons comando e capacidade na extremidade inferior, combinados com a forte potência do motor triplo e a entrega de torque em todas as faixas de rotações. 

Somando-se a isso, o novo escapamento assegura a entrega do ronco típico de um autêntico motor triplo da Triumph.

No Brasil, a nova geração da Tiger 1200 contará com três anos de garantia e um inovador intervalo de revisão, de 16 mil quilômetros ou 12 meses. Para maiores informações e pré-venda, o consumidor pode acessar o site www.eudetiger1200.com.br

Além da pré-venda, ao se cadastrar no site, os inscritos terão acesso a todas as novidades da nova Triumph Tiger 1200 e ainda poderão concorrer a cursos de pilotagem do TRX (Triumph Riding Experience). O sorteio dos cursos será lançado em breve. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).