Veículos

CAMINHÃO ELÉTRICO

A sueca Volta Trucks revela o design definitivo, pronto para produção, do caminhão elétrico Zero

Este será o primeiro veículo totalmente elétrico de 16 toneladas projetado para a logística no centro das cidades

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A Volta Trucks é uma startup automotiva europeia especializada na fabricação de caminhões elétricos, criada em 2017. 

A sede da empresa fica em Estocolmo, na Suécia, enquanto o setor de engenharia funciona no Reino Unido e fábrica foi construída em Steyr, na Áustria. 

O primeiro protótipo do seu modelo de estreia, o caminhão Zero, foi apresentado em setembro do ano passado. 

Agora, a Volta acaba de apresentar a versão definitiva de produção do design do modelo. 

Segundo a Volta, o Zero será o primeiro veículo totalmente elétrico de 16 toneladas projetado para a logística no centro das cidades, reduzindo o impacto ambiental das entregas de cargas, com uma autonomia de 150 a 200 quilômetros. 

Até o final de 2022, a Volta pretende fabricar cerca de quinhentos veículos. Em 2025, a proposta é atingir a produção de 5 mil unidades por ano.  

O design final do Volta Zero – criado pelo estúdio Astheimer Design na cidade de Warwick, na Inglaterra – tem um visual muito próximo ao do futurista protótipo original. 

Graças à ausência de um volumoso propulsor de combustão interna, o motorista do Volta Zero senta-se em uma posição de direção central, com uma altura do assento muito mais baixa do que a de um caminhão convencional. 

Essa combinação, mais um design de cabine em estilo casa de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220 graus, reduzindo os pontos cegos perigosos. 

A proteção é aprimorada pelo uso de câmeras retrovisoras que substituem os espelhos tradicionais. 

Uma câmera panorâmica de 360 graus mostra ao motorista todo o entorno e os sistemas de alerta de ponto cego para detectar objetos nas laterais do veículo. 

O design da cabine é contemporâneo, com interfaces de usuário intuitivas. 

Telas sensíveis ao toque em cada lado da cabine são usadas para luzes, controle de temperatura, navegação e planejamento de viagem, comunicação e mídia. 

Os mesmos princípios de design também serão mantidos nas próximas variantes 7,5, 12 e 18 toneladas – a última foi reposicionada para o peso bruto total de 19 toneladas.

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Embora mantendo a referência do protótipo original, todos os painéis da carroceria foram reprojetados e atualizados para o design final. 

As mudanças visuais mais notáveis, incluem a remoção da barra de luz frontal horizontal e a substituição da interface diagonal entre a cabine e a caixa de carga por uma linha vertical, para melhorar a eficiência da construção do veículo. 

Internamente, apenas a paleta de cores e os materiais mudaram, com o couro louro do demonstrador sendo substituído por uma cor de carvão mais prática, e o piso de madeira por um tapete de borracha mais resistente.

A produção dos primeiros 25 veículos usados para verificação de design deve se iniciar ainda este ano. 

Esses protótipos embarcarão em um regime de testes abrangente e rigoroso, a partir do início de 2022. 

Isso será inicialmente feito pelos engenheiros da Volta Trucks, e seguido pelos clientes, para garantir que os primeiros veículos com especificações de produção comecem a ser fabricados no final do próximo ano, fornecendo os mais altos níveis de qualidade possíveis. 

O Volta Zero oferece uma carga útil de 8.600 quilos, com um volume total de 37,7 metros cúbicos. 

O veículo tem 9,46 metros de comprimento, 3,47 metros de altura e 2,55 metros de largura, com uma distância de entre-eixos de 4,80 metros. 

O peso bruto do veículo é de 16 toneladas e é limitado a uma velocidade máxima de 90 km/h. Para reforçar a segurança operacional nas regiões centrais das grandes metrópoles, o caminhão da Volta terá sistemas avançados de assistência ao motorista para auxiliar na direção, em manobras e estacionamento, como direção ativa, assistência de sinalização e assistente de ré com câmera. 

Nas estradas, o sistema de alerta de saída de faixa amplia a segurança. 

O operador da frota também se beneficia de um sistema de monitoramento de status técnico, com base em inteligência artificial, para evitar quebras e aumentar o tempo de atividade do veículo.  

De acordo com a startup sueca, o Zero oferecerá uma autonomia de até 200 quilômetros, sem emissões e sem ruídos vindos do motor. 

Para mover as rodas traseiras, em vez do motor elétrico convencional e do eixo de transmissão mecânico normalmente adotado por outros caminhões elétricos, o Zero reúne seu único motor e a transmissão elétrica em uma unidade leve e compacta, mais eficiente, liberando espaço entre os trilhos do chassi – onde a Volta Trucks aproveita para encaixar a bateria do veículo. 

O Zero usará baterias de 160 a 200 kWh de lítio-ferro-fosfato, que não contém metais preciosos, eliminando os problemas de resíduos associados a esses materiais. 

No final da vida útil, ela poderá ser reutilizada como um dispositivo de armazenamento de energia. 

Mas a preocupação da Volta com a sustentabilidade não se limita à reciclagem das baterias. 

O Zero será o primeiro veículo rodoviário a usar na construção dos painéis externos da carroceria o composto Flax, um material que combina linho natural de origem sustentável e uma resina biodegradável derivada do óleo de semente de colza, uma planta também utilizada na produção de biodiesel. 

Junto com o Zero, a Volta Trucks pretende apresentar ao mercado um sistema chamado de “Truck as a Service” – algo como “Caminhão como Serviço”. 

O sistema se propõe a disponibilizar – por uma taxa mensal única e, conforme a Volta, acessível – um Zero e todos os seus requisitos de serviço, manutenção, seguro e treinamento. 

E ainda promete fornecer um caminhão de substituição sempre que for necessário.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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