Veículos

SEGUNDA GERAÇÃO

A Suzuki apresenta a sua "Transformer" sobre duas rodas: a nova e radical GSX-S1000

O modelo começa a ser oferecido na Europa a partir de junho por 13.190 euros

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Seis anos após seu lançamento, a GSX-S1000 acaba de ter sua segunda geração apresentada no Japão e na Europa. 

A naked da Suzuki ganhou nova personalidade, traduzida por um visual arrebatador e linhas angulosas. 

O novo conjunto óptico com iluminação em leds hexagonais sobrepostos é a assinatura da nova versão. 

O estilo arrijado fez que muitos fãs da saga “Transformers” visualizassem no modelo a moto “Autobot” assumindo a forma de um robô para defender a Terra dos “Deceptcons”, liderados por Megatron. 

Além do aspecto radical, a GSX-S1000 tem um motor atualizado e com mais torque e um pacote eletrônico bastante completo. 

O modelo começa a ser oferecido no mercado europeu a partir de junho por 13.190 euros, cerca de R$ 72 mil, sem impostos.

A nova GSX-S1000 ostenta uma linha atlética e musculosa. 

As carenagens que emolduram o tanque de combustível – de 19 litros – estão com ângulos mais retos. 

Sobre o novo guidão, está um painel 100% digital, com múltiplas informações. 

A rabeta está mais compacta e curta e conta com piscas de leds que completam a silhueta da nova GSX-S1000. 

A moto estará disponível em três opções de cores: o tradicional azul, o cinza e o preto. 

De quebra, traz um completo catálogo de acessórios.

Últimas notícias

 

Já o motor de 999 cm³ e quatro cilindros em linha foi atualizado e agora é homologado pela norma europeia Euro 5. 

Tem uma entrega de potência instantânea, graças ao acelerador eletrônico (ride-by-wire), com torque mais generoso em baixas e médias rotações. 

Agora são 152 cavalos a 11 mil giros. 

O torque máximo é de 10 kgfm a 9.250 rpm. 

A GSX-S1000 conta com três modos diferentes de pilotagem. 

Cinco são as configurações fornecidas para o novo Sistema de Controle de Tração Suzuki (STCS), que permitem ao piloto fazer a intervenção do sistema que limita a derrapagem da roda traseira mais rápida e proativa. 

Todas as alterações nas configurações da moto podem ser feitas por botões localizados no punho esquerdo. 

Os engenheiros da Suzuki atualizaram o sistema de exaustão e a caixa do filtro de ar, assim a moto “respira” melhor. 

O modelo ganhou ainda Quick Shift bidirecional. 

Ou seja, o motociclista pode subir ou descer marchas sem precisar acionar a embreagem. O controle de tração e o Quick Shift podem ser desativados pelo piloto.

Na parte ciclística, a moto usa o mesmo chassi da versão anterior. 

Conta com suspensões totalmente ajustáveis na pré-carga da mola e regulagens no sistema hidráulico. Os freios têm disco nas duas rodas e sistema ABS. 

As rodas de liga leve ganharam pneus radiais Dunlop Sportmax Roadsport 2 desenvolvidos especificamente para o GSX-S1000, com medidas 120/70-17 na dianteira e 190/50-17 na traseira. 

O peso em ordem de marcha da nova geração da naked japonesa é de 214 quilos, aumento de cinco quilos em comparação a sua antecessora. 

Aos fãs brasileiros do modelo, por enquanto, resta sonhar em pilotar esse “transformer” sobre duas rodas. 

Mas a chegada na nova GSX-S1000 ao Brasil é aguardada para breve.  

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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