Veículos

Terceira geração

A Suzuki apresenta mundialmente o utilitário esportivo compacto S-Cross

Com vendas iniciadas em dezembro na Europa, deve chegar em 2022 à América Latina, Oceania e Ásia

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A Suzuki acaba de promover a estreia mundial, em forma de “live”, do novo S-Cross, modelo surgido em 2013 e que sucedeu o SX4. 

Ao mesmo tempo, a marca japonesa anunciou que ampliará sua gama de veículos híbridos a partir do próximo ano. O S-Cross estreia sua terceira geração na Europa com estilo mais robusto e mais afim ao dos utilitários esportivos convencionais. 

Já o S-Cross de segunda geração, vendido atualmente no Brasil, tem um “jeitão” mais próximo ao de crossovers, o que não colabora muito nem para definir seu público-alvo nem para as vendas. 

A terceira geração apresentada agora na Europa ainda não tem uma previsão de desembarque no mercado brasileiro, mas o novo SUV terá suas vendas iniciadas em dezembro na Europa, devendo chegar em 2022 à América Latina, Oceania e Ásia. 

Na Europa, todos os nossos automóveis de turismo são híbridos leves ou híbridos fortes, e incrementaremos a nossa gama de híbridos fortes no ano que vem”, avisa Toshihiro Suzuki, presidente mundial da marca oriental. 

Produzido na Magyar Suzuki, na Hungria, o novo S-Cross tem 4,30 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,58 metro de altura, 2,60 metros de distância de entre-eixos e capacidade do porta-malas para 430 litros, praticamente as mesmas medidas da versão anterior. 

O modelo é equipado com o motor 1.4 turbo a gasolina com tecnologia híbrida leve de 48 volts, com 127 cavalos de potência e 23,9 kgfm de torque combinados. 

É o mesmo propulsor do Swift Sport. Segundo a Suzuki, o novo S-Cross é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e em 10,2 segundos na versão Allgrip, dotada de tração integral. 

O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas. É possível se escolher entre o modo “Standard” e o “Eco”. No primeiro, a MGU (ou Unidade de Motor Gerador) assiste ao propulsor a combustão com mais frequência, para uma condução mais enérgica. 

Já no modo “Eco”, aumenta o período com condução elétrica, para melhorar a eficiência de consumo de combustível. 

No Brasil, o S-Cross 4Style-S utiliza um 1.4 turbo de 146 cavalos, 23,5 kgfm de torque e tração nas quatro rodas, com preço de R$ 179.990.

Apesar de manter quase os mesmos equipamentos da segunda geração, o novo Suzuki S-Cross tem um design mais encorpado, com o capô maior e menos inclinado, faróis com tecnologia de leds e uma grade do radador maior em comparação à da geração anterior, com acabamento em preto brilhante e novo formato. 

Os para-choques também ficaram mais robustos, especialmente pela bela parte central em tom de prata na frente. 

Os para-lamas estão mais musculosos e têm extremidades pláticas na cor preta, realçando seu estilo de SUV. Na traseira, destaque para as lanternas mais largas e com lentes brancas. 

Com o vão central em relação ao solo mais alto do que o da versão anterior, o novo S-Cross deve ter um comportamento mais adequado em trechos de off-road, se eles não forem muito severos. 

Dentro, o novo S-Cross estreia a multimídia com tela de 9 polegadas com espelhamento de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, ficando em uma posição mais elevada, o que facilita a sua utilização, e um vinco bem pronunciado no lado direito do painel. 

O restante é todo da versão atual, como as saídas de ar laterais, os comandos do ar-condicionado, o seletor giratório de modos de condução, o volante e o painel de instrumentos.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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