Veículos

LINHA 2022

A Toyota traz da Argentina o novo utilitário esportivo SW4, incluindo a versão "top" Diamond

O preço parte de R$ 383.290 na versão SRX e pode chegar a a R$ 406.790 na Diamond

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A Toyota revela as atualizações no SUV da família, o imponente SW4, também produzido em Zárate, na Argentina. 

O principal destaque na linha 2022 do SW4 é a chegada da versão Diamond como a nova topo da gama. 

Neste ano, o utilitário esportivo da Toyota ocupa a décima segunda colocação no importante segmento de mercado, com uma média mensal de quase 1,1 mil unidades vendidas no Brasil, considerada muito boa para um modelo com preço tão elevado. 

O novo SW4 parte de R$ 383.290 na versão SRX de cinco lugares, passa por R$ 389.790 na SRX de sete lugares e chega a R$ 406.790 na Diamond.

O SW4 segue equipado com motor turbodiesel 2.8L 16V com 204 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm, acoplado à transmissão automática de 6 marchas. 

Como na Hilux, o crescimento de potência e de torque foi possível com a incorporação de um turbo maior, com aumento de 25% no tamanho das pás da turbina. 

Segundo a Toyota, outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenóide na direção, contribuindo para um andar mais suave em baixa velocidade e que enrijece conforme o ritmo aumenta. 

O SUV tem diferencial de deslizamento limitado eletronicamente. 

Quando o sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor –, transferindo a força de tração para a roda com maior aderência.

 

Lançada pela primeira vez como versão especial em 2018, a Diamond se destacou por oferecer exclusividade ao portfólio, atraindo clientes que buscavam por um toque refinado aos já tradicionais atributos de robustez e conforto do SW4. 

O retorno da Diamond oferece como um dos diferenciais o acabamento com pintura bicolor, novos para-choques, rodas e grade (exclusiva da versão) e sistema óptico e luzes em leds. 

Destacam-se ainda sua moldura dianteira, com novos faróis full-led e sistema “follow me home”, com regulagem automática de altura. 

A lateral é ressaltada pelas rodas de liga leve de design exclusivo e pneus 265/60 R18” e retrovisores externos em preto com função desembaçadora. 

Na parte traseira, luzes em leds criam uma aparência imponente, com difusor também de contornos exclusivos. No porta-malas, a Toyota incluiu sistema elétrico de abertura e fechamento com “kick sensor”, acionado por movimentos dos pés na parte inferior do veículo.

O novo SW4 traz renovação para o interior, com iluminação ambiente por leds nos apoios para os pés, console central, painel e portas. 

Os bancos têm uma nova combinação de cores, dominados por estofamentos perfurados em bege.

 O volante “soft touch” é revestido de couro natural, com ajuste de altura e profundidade. 

O SUV tem sistema de conectividade com tela sensível ao toque de 8 polegadas, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, navegador por satélite (GPS), TV digital e Bluetooth, acompanhado pelo sistema de áudio premium JBL com dez alto-falantes e subwoofers. 

A versão Diamond vem de série com ar-condicionado automático digital de duas zonas e saídas para a parte de trás do veículo, carregador sem fio para smartphones e duas portas USB no console para utilização dos passageiros dos bancos traseiros. 

A chave da versão é de design exclusivo Diamond.

Em termos de segurança ativa, o novo SW4 está equipado com Toyota Safety Sense (TSS). 

O sistema atua por meio de um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular que pode detectar os perigos e alertar o motorista. 

O TSS é composto pelos sistemas de pré-colisão frontal e de aviso de mudança de faixa e controle adaptativo de cruzeiro (ACC). 

O sistema de pré-colisão incorpora as novas funções de detecção de pedestres e ciclistas. 

O SW4 tem sete airbags em todas as versões, dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e de joelhos para o motorista. 

Somam-se os controle de estabilidade, de tração e de tração ativo (A-TRC), assistências de descida e de partidas em rampa, controle de oscilação de reboque, ABS com freio eletrônico, distribuição de força (EBD) e assistência à frenagem de emergência, luzes de freio de emergência e duas âncoras Isofix com amarração superior. 

Todas as versões têm cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionador e limitador de força para o condutor e passageiro dianteiro. 

O novo SW4 Diamond incorpora ainda alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, trava de segurança do estepe como padrão e um monitor de visão de 360 Graus Panoramic View Monitor (PVM).

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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