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Apresentação do Taos, o utilitário esportivo da Volkswagen para o mercado brasileiro

Previsto para o segundo trimestre de 2021, Taos reforça a estratégia da Volkswagen de crescer entre os SUVs

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Passou-se mais de uma década para a Volkswagen acordar para o segmento de utilitários esportivos, o mais promissor de toda a indústria automotiva neste século. Importados respectivamente da Europa e do México, o Touareg e o Tiguan representavam a marca, mas faltava um SUV produzido localmente para encarar concorrentes como o Ford EcoSport – o desbravador desse terreno no mercado nacional –, o Renault Duster, o Honda HR-V e os Jeep Renegade e Compass. 

No ano passado, a Volkswagen resolveu ir à luta com o lançamento do T-Cross. O modelo que sai da fábrica de São José de Pinhais, no Paraná, assumiu a liderança dos utilitários esportivos “made in Brazil” em julho deste ano, em meio à pandemia do coronavírus. Ainda em julho, veio a estreia do Nivus, produzido na fábrica Anchieta, no ABC Paulista. 

Em outubro, foi a vez da “avant première” do Taos, fabricado em General Pacheco, na Argentina, para, segundo Pablo Di Si, CEO da Volkswagen na América Latina, “completar o nosso portfólio nos SUVs. Por entanto...”. A reticência provocativa do executivo tem lá seus motivos. Esta semana, na “live” de lançamento do Taos para o Brasil – previsto para chegar às concessionárias no segundo trimestre do próximo ano –, Di Si revelou que o Touareg, o utilitário esportivo de luxo e de grande porte feito atualmente na Alemanha, será produzido também na Argentina para abastecer toda a América do Sul e o Caribe. E ainda prometeu outros modelos inéditos dentro do segmento.

Para a marca alemã, a alta tecnologia é um dos pilares do Taos. Os faróis, por exemplo, inauguram na região a mais nova tecnologia de iluminação da fabricante, a IQ. Light, e a nova assinatura noturna da Volkswagen, que inclui faróis de full-led com maior amplitude e alcance. Os faróis de leds são ligados por um fio de luz, que invade e “corta” o logotipo da Volkswagen, formando uma linha horizontal. Outro destaque do modelo é a “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo infoentretenimento VW Play, uma combinação de duas telas de 10 polegadas cada uma, surgida no Nivus. 

O Taos acrescenta ainda insertos em couro no painel e nas laterais das portas dianteiras. Quanto à segurança, o novo SUV tem vários sistemas de auxílio à condução, como o controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop&go, juntamente com a frenagem autônoma de emergência (AEB) com detectores de pedestres, de ponto cego e de tráfego. Os faróis IQ. Light, associados ao Dynamic Light Assist e à luz de conversão dinâmica, auxiliam o condutor por promoverem uma melhor visão do ambiente externo ao carro.

O Taos virá para o Brasil equipado com o motor 1.4 250 TSI, o mesmo do Polo e do Virtus GTS, do T‑Cross, do Jetta e do Tiguan Allspace. Feito em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, o propulsor incorpora a tecnologia Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, entrega 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque. 

Assim como o Nivus, o Taos destinado ao mercado brasileiro terá apenas duas versões – Comfotline e Highline –, câmbio automático de 6 marchas (sem opção manual) e tração integral. Os preços do novo utilitário esportivo não foram revelados, mas estarão acima da versão “top” 250 TSI Highline do T-Cross, que atualmente parte de R$ 125.690, e abaixo dos R$ 146.880 configuração básica 250 TSI do Tiguan Allspace.

A produção do Taos representa um investimento de US$ 650 milhões (mais de R$ 3 bilhões) na Argentina. “Promovemos a maior ofensiva de SUVs da Volkswagen do Brasil. Juntos, T-Cross, Nivus, Tiguan Allspace e Taos formam um time único no país, e estamos muito confiantes no sucesso desse quarteto”, comemorou Di Si. Os quatro modelos são desenvolvidos e construídos sob a Estratégia Modular MQB, um conceito de produção moderno idealizado pelo Grupo Volkswagen no mundo.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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