Dia 5, em São Paulo, aconteceu o lançamento da nova geração do Audi A4 no mercado brasileiro. Para o lançamento do modelo, a Audi está trazendo a série limitada Launch Edition, (500 unidades) oferecida com um pacote especial de equipamentos com custo de R$ 172.990. Em maio, chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900, e a Ambiente, que custará R$ 182.990. A Ambition, equipada com motor 2.0 de 252 cv, e o A4 Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.
Com 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo carro possui traços dominantes na frente e na traseira, salientando a largura do carro. A grade Singleframe é larga e baixa; os faróis full-LED transformam a tecnologia em uma marca registrada visual.
Em relação ao consumo, o sedã recebeu nota A do Inmetro com 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. Os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. A Launch Edition traz rodas de liga leve com 17 polegadas de série. Opcionalmente, o carro pode receber rodas aro 18. Os faróis, as lanternas traseiras também apresentam um design tridimensional multifacetado. Cada unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado pelas luzes traseiras.
Comparadas às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi reduzido em até 120 kg, dependendo da versão e motorização. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria.
O Audi Cockpit Virtual, tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) é totalmente digital, com 12,3 polegadas, que mostra as informações mais importantes por meio de gráficos de alta resolução. O dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos, dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no modo infotainment, no qual são exibidas funções do sistema de navegação, telefone, Audi connect, entre outras. Um complemento desse sistema é o Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista), oferecido como parte do Pacote Tech opcional.
O motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão de lançamento no Brasil do novo A4. A tração é dianteira, com 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. Isto leva a um desempenho de aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. A transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem.
A versão Launch Edition, que marca o lançamento do novo A4 no Brasil, traz um pacote de equipamentos de série: Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 17, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos de couro.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR
Dirigir o novo modelo da Audi foi muito interessante e satisfatório. Primeiramente, por ser um carro totalmente renovado, começando com a plataforma, design, suspensão, entre outros itens. O seu peso está 120 kg mais leve.
O novo A4 tem uma dirigibilidade muito boa, devido a sua nova suspensão que foi baseada na dos seus irmãos mais luxuosos, A6 e A8. O veículo roda macio, e com o mínimo de ruído interno e faz jus, literalmente, a categoria sedã Premium.
Segundo o diretor da Audi do Brasil, Jorg Holfman, de 2013 até 2015 a marca triplicou suas vendas, saindo do 4˚ lugar e chegando até a liderança. E completou “não esperamos crescimento no mercado em 2016 por conta da crise política do País, mas queremos continuar na liderança e o novo A4 vai nos representar bem”.
Na hora de mostrar agilidade e esportividade, o seu motor de 190cv e seu câmbio S tronic de 7 velocidades com dupla embreagem representam bem as 4 argolas da marca. Fazendo de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
No teste realizado, chamou atenção o seu consumo: na cidade, fez 9,5 km/L com tráfego pesado, já na estrada, mantendo a velocidade permitida, o novo sedã chegou a fazer os 14.3km/L, que é exatamente que o fabricante informa, já na cidade, segundo a montadora, o veículo chega a fazer 11km/L.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.405 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Velocidade máxima: 240 km/h.
Matéria editada às 8h57min.


