Acompanhando a moda e visualizando o aumento nas vendas, a Toyota entrou de cabeça no segmento dos SUVs médios e, desde março de 2021, vem comercializando o Corolla Cross. Avaliamos a versão que carrega o título de mais econômica do País. Será?
Confesso que, quando avaliamos um carro, algumas perguntas são frequentes, como: “Quanto custa?”, “Qual o consumo?”, “Vale a pena?”. Quando estamos com um modelo com um volume de vendas consideravelmente grande, a responsabilidade aumenta.
O Corolla Cross, na sua versão híbrida, possui dois tipos de acabamento: XRV e XRX. Ficamos alguns dias com a versão XRX, na cor Azul Netuno, motor 1.8 flex, que rende até 101 cv no etanol e tem 14,5 kgfm de torque, junto aos dois motores elétricos, que somam o equivalente a 72 cv, com 16,6 kgfm de torque.
A transmissão utilizada é a Hybrid Transaxle CVT, e você pode escolher entre quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e Electric Vehicle. A velocidade máxima é de 170km/h, e acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos.
Itens de série
Luzes de LED (com sistema DRL) na dianteira, moldura da grade prateada, rodas de liga leve, pneus 225/50 R18, com logotipo da Toyota com detalhes em azul, sistema de pré-colisão frontal e sistema de assistência de permanência de faixa, que ajudam o motorista na hora de conduzir o veículo, central multimídia com sistema Toyota Play, ar-condicionado DualZone, regulagem elétrica do banco do motorista, computador de bordo com tela de 7” e teto solar, que estão disponíveis apenas nessa versão.
Segurança e conforto
Sete airbags, banco traseiro bipartido, chave com sistema Smart Entry, controle de estabilidade, controle de tração, sistema de assistência de arranque em subidas, faróis de neblina dianteiros em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego e alerta de tráfego traseiro.
O carro mede 4,46 metros de comprimento, 1,62 metro de altura e 1,82 metro de largura. Já o porta-malas tem capacidade para 440 litros.
Na prática
Sem dúvidas a Toyota acertou na receita, mas tem um grande caminho pela frente. Enquanto a marca japonesa é mais conservadora, a principal rival se atualiza a cada ano para se manter na liderança.
Ao todo, foram 320 km rodado, entre cidade e estrada. O resultado foi o esperado, e o Corolla Cross XRX se consagrou como o SUV mais econômico avaliado até hoje, chegando a fazer até 21 km/l, mas a média ficou em 17 km/l.
O design externo é legal, mas poderia ser mais arrojado. Ele lembra o Toyota Rav4, nada muito emocionante. Já no interior, tudo muito igual ao sedã do qual deriva, bem montado, com formas harmônicas, mas simples pelo preço que custa, poderia ser mais requintado.
A boa posição de direção e o conforto para quem vai de passageiro são inegáveis, mas faltam mimos, como mais entradas USB, sistema de multimídia mais moderno, um freio de estacionamento eletrônico, enfim, poderia modernizar.
O valor sugerido, hoje, é de R$ 212 mil na versão avaliada, XRX Hybrid, que é a topo de linha do Corolla Cross. Vale? Com certeza vale o test drive, mas é como sempre digo: o melhor carro é aquele que te serve e cabe no seu bolso.


