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Coluna semanal com dicas e novidades sobre automóveis

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Viés de alta
A venda de carros e comerciais leves teve um crescimento de 9,4% em junho em comparação ao mesmo período do ano passado, com emplacamento de 213,42 mil unidades. Por outro lado, houve uma queda de 8,9% em relação a maio de 2019. No acumulado do primeiro semestre do ano, houve um crescimento de 10,8% ante igual intervalo de 2018, com a venda de 1,35 milhão de unidades. O “Top Ten” de junho dos modelos teve o Chevrolet Onix na primeira posição, com 19,5 mil unidades emplacadas, à frente do Ford Ka (8,2 mil), do Hyundai HB20 (8,1 mil), do Renault Kwid (7,8 mil), do Fiat Argo (7,5 mil), do Volkswagen Gol (6,5 mil), da Fiat Strada (6,4 mil), do Chevrolet Prisma (6,06 mil), do Jeep Renegade (5,9 mil) e do Volkswagen Polo (5,3 mil). Entre as fabricantes, a General Motors liderou no sexto mês de 2019, com 36.509 veículos vendidos e uma participação de mercado de 17,1%, seguida da Volkswagen (32.515 e 15,2%) e da Fiat (30.940 e 14,5%).

Nova placa adiada
Os Estados e o Distrito Federal terão até o dia 31 de janeiro de 2020 para implantarem a nova placa unificada do Mercosul. O Contran definiu que o novo modelo de Placas de Identificação Veicular será exigido para veículos zero-quilômetro, quando houver mudança de município e se a placa for roubada ou danificada. A placa do Mercosul tem itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a clonagem e a falsificação. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, e, considerando o padrão de crescimento da frota no Brasil, poderá valer por mais de cem anos. A nova placa já está presente em sete Estados (Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul), embora não seja obrigatória, por enquanto. Mais de dois milhões de veículos já estão circulando com o novo modelo das placas no Brasil.

Segurança inteligente
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um veículo é roubado ou furtado no Brasil a cada minuto. Apesar desse dado assustador, cerca de 74% da frota do país não tem seguro, conforme a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, que destaca o alto valor da apólice ser o principal motivo para os motoristas ficarem longe da segurança patrimonial. De olho nesse nicho de mercado, a Wings, empresa especializada em tecnologia automotiva, criou um dispositivo de segurança automotiva de baixo custo que se utiliza das inovações de conectividade móvel e inteligência artificial do VAI (Vehicle Artificial Intelligence). O dispositivo, capaz de rastrear todas as informações do automóvel, custa a partir de R$ 18 por mês e permite ao proprietário monitorar seu veículo via celular por meio de um aplicativo. Coloca ainda à disposição funcionalidades como o Estacionamento Seguro. Nessa função, o condutor é notificado em qualquer tentativa de partida do veículo quando estacionar.

Não é brincadeira
Com a chegada das férias escolares, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) ressalta a importância do transporte dos pequenos de forma segura e correta. Seja por lei ou por uma questão de consciência limpa dos pais ou responsáveis, a cadeirinha tem de ser usada. A própria definição da cadeirinha já diz tudo: é um equipamento de segurança. Estudos e estatísticas mundiais comprovam sua eficácia na preservação da vida das crianças e até do motorista. As regras do uso da cadeirinha se dividem por idade. De um a quatro anos, a criança fica sentada para a frente, como os demais ocupantes. A criança fica presa por meio das tiras de retenção do equipamento (sistema de cinco pontos). De quatro a 7,5 anos, deve ser utilizado o assento de elevação para que a criança seja presa ao cinto de segurança do próprio veículo. De 7,6 a dez anos, ela deve ser transportada apenas no banco traseiro, sem auxílio de equipamento, diretamente com o cinto do assento do veículo. A não utilização da cadeirinha é considerada como infração gravíssima, resultando em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 293,47.

Incentivo aos “verdes”
O banco Itaú passa a oferecer condições especiais para o financiamento de veículos elétricos e híbridos no Brasil. Os clientes podem adquirir automóveis desses segmentos, de qualquer marca, com taxas a partir de 0,79% ao mês, variando de acordo com as condições escolhidas, o perfil e o relacionamento do correntista com o banco. “A iniciativa faz parte de uma série de ações na estratégia de negócio do Itaú com objetivo de estimular a transição para uma economia de baixo carbono. Com isso, buscamos influenciar a cadeia de valor, abrangendo clientes e fornecedores. Com o reforço positivo para uma economia mais limpa e inclusiva, os impactos serão percebidos em toda a sociedade”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor da área de veículos do Itaú.

Casca grossa
A Volvo Cars anuncia a produção de seu primeiro modelo blindado de fábrica, o SUV XC90. Os carros serão destinados para a Europa e a América Latina. Após a construção, os blindados serão adaptados no Brasil, onde há uma demanda considerável por esse tipo de veículo, assim como uma importante experiência na produção em empresas independentes. “Estamos muito orgulhosos em ver reconhecido o potencial técnico do Brasil como centro global de transformação e fornecimento de blindados”, comemorou João Oliveira, diretor geral de Operações da Volvo Cars Brasil. O XC90 blindado é fabricado em Torslanda, na Suécia, e montado a partir da versão T6 Inscription. Depois, o carro é enviado para a Trasco Bremen GmgH, empresa alemã especializada na construção de veículos de qualidade superior com altos índices de proteção. A blindagem de aço de alta resistência tem 10 milímetros de espessura e os vidros, cinquenta milímetros. O peso do carro aumenta em 1.490 quilos, totalizando 4.490 quilos. As vendas estão programadas para o mercado brasileiro para o primeiro semestre do próximo ano. O preço ainda não foi definido.

Futuro em teste
O Power BEV é um veículo experimental da BMW equipado com três unidades de acionamento elétrico de quinta geração, com potência combinada de 720 cavalos. Segundo a marca alemã, o protótipo acelera de zero a 100 km/h em menos de três segundos. Um motor elétrico desse tipo fará sua estreia na produção em série no iX3, com apenas um propulsor. Um exemplar do Série 5 está servindo atualmente de veículo-teste para o Power BEV. A integração de um sistema de propulsão como esse em um carro de produção representa um importante passo e está sendo alcançado sem nenhuma restrição no espaço do compartimento de passageiros. A tecnologia permite ainda que os engenheiros observem mais efetivamente as possibilidades abertas por dois motores elétricos gerenciados separadamente no eixo traseiro com vetorização de torque eletrônica.

Sexta geração
O novo Hyundai Azera está estreando no mercado brasileiro com preço de R$ 269.900. Com três décadas de uma trajetória de sucesso em escala global, o sedã de luxo chega ao Brasil importado pela Caoa, após receber mudanças que deixaram o modelo mais esportivo, equilibrado e elegante, conforme informações divulgadas pela marca sul-coreana. O Azera agora é equipado com o motor Lambda II 3.0 GCi V6 com 261 cavalos de potência a 6.400 rotações por minuto e torque de 31 kgfm a 5.300 giros. A sexta geração do Azera estreia no Brasil a transmissão automática de 8 velocidades, com seletor de modo de condução para economia de combustível. O conforto e a praticidade estão presentes no volante multifuncional com controles de áudio, Bluetooth e piloto automático, além do start-stop, o ar-condicionado de duas zonas, o teto panorâmico e o revestimento em couro da direção e da manopla de câmbio. O sedã acrescenta uma nova e intuitiva central de entretenimento de oito polegadas posicionada acima do painel, com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.

Conceito italiano
A Fiat Toro na linha 2020 chega este mês às concessionárias com uma novidade a mais: o conceito italiano S-Design, apresentado no Salão de Genebra de 2017. No Brasil, a versão especial da picape estará nas configurações Freedom bicombustível com preço de R$ 114.990 e a diesel a R$ 145.990. Com uma combinação de estilo e conteúdo para satisfazer as necessidades de um público dinâmico e esportivo, a versão estreou na Europa no Tipo e no 500X. Depois, foi a vez do 124 Spider, do 500L e do Tipo StationWagon receberem o pacote S-Design (o S vem de “shadow”, sombra em inglês). A Toro Freedom S-Design traz um visual bem mais agressivo, podendo ser customizado com qualquer cor de pintura externa (Prata Billet, Marrom Deep, Azul Jazz, Branco Ambiente, Branco Polar, Vermelho Colorado, Preto Carbon, Cinza Antique e Vermelho Tribal). Por fora, destacam-se as faixas adesivas no capô e nos badges especiais, criando uma nova identidade visual. O pacote traz ainda santantônio e estribos laterais em preto (normalmente, são cromados) e pintura cinza em itens como a capa dos retrovisores externos. O interior é escurecido, com forrações exclusivas nos bancos. O volante e as laterais de porta são em couro com costura preta. Alguns itens do pacote especial são incorporados à picape na fábrica, em Goiana (PE), pelo Mopar Custom Shop, mantendo a qualidade e a garantia do veículo, e aumentando o preço em R$ 5 mil.

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

CARMAIS

Confira as dicas e novidades sobre veículos

19/09/2024 16h00

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original Divulgação

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Revelação gradual

A Volkswagen do Brasil escolheu o “Rock in Rio” deste ano para mostrar um protótipo de seu menor SUV a ser vendido no mercado nacional.

A marca promete que o novo carro será inédito, inaugurando um novo segmento e está confirmado para chegar no próximo ano, se juntando à gama de utilitário esportivos formada pelos modelos T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

O projeto do “teaser” tecnológico exposto no “Rock in Rio” tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do novo SUV, com uma camuflagem especial e envolvido por uma redoma de “leds glass” – combinando transparência e luminosidade com efeitos holográficos.

Um tratamento fotográfico permite mostrar um pouco mais que a foto original divulgada.

O público pode conhecer a assinatura dos faróis e das lanternas (bem horizontalizadas) e a silhueta do carro (do porte do Polo, só que mais elevado). A marca alemã pretende revelar o novo SUV gradualmente, até seu lançamento. “O ‘Rock in Rio’ é o local certo para celebrarmos ícones. E o novo SUV – 100% desenvolvido e produzido no Brasil – pretende ser um novo ícone no coração dos brasileiros”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 


Um olho nos brasileiros, outro nos chineses

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo elevado de produção verificado em julho continuou em agosto, configurando o maior volume deste ano, com 259.613 unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O acumulado deste ano, de 1,62 milhão de veículos produzidos, é o maior desde 2019. De acordo com a entidade, o comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A Anfavea estima, no entanto, de que há no Brasil um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

 

Já com preço 

Confirmado recentemente para chegar ao Brasil via El Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 208 teve seus preços finalmente revelados pela Stellantis.

Assim, a versão de entrada Active 1.0 MT, que traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags, tem preço de R$ 76.990.

A Style 1.0 MT acrescenta faróis full-led, multimídia de 10,3 polegadas, câmera de ré e teto panorâmico e sai por R$ 88.990. Já as variantes equipadas com o motor turbo T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas, custa R$ 98.990 na Allure.

A topo de linha GT soma seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisionPark 180 graus e tem preço de R$ 114.990.

O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção na paleta de cores da marca do leão.  


Sempre haverá Paris

Como de costume, o principal anfitrião do Salão do Automóvel de Paris, o Grupo Renault confirma o retorno da mostra francesa – ausente desde o início da pandemia da Covid-19, que será realizado de 14 a 30 de outubro deste ano –, apresentando suas quatro marcas: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

O Salão de Paris volta ao Centro de Exposições Porte de Versailles – utilizado para alguns eventos das Olimpíadas de 2024.

A principal marca de automóveis francesa revelará o Renault 4, em estreia mundial, um elétrico do segmento B desenvolvido em parceria com a Ampere, especializada em elétricos inteligentes.

O novo modelo estará na mostra ao lado do Renault 5 elétrico, um dos veículos mais aguardados do salão. Na sequência do evento parisiense, será lançado o novo Twingo.

A Dacia apresentará os novos Duster, Spring e Sandero, enquanto a Alpine mostrará o A290 – lançado este ano na Europa – e revelará em estreia mundial o Alpenglow Hy6, equipado com um novo motor a combustão de seis cilindros ou pela opção movida a célula de hidrogênio.

Já a Mobilize revelará, também em estreia mundial, o Duo, elétrico disponível para utilização sem carteira de habilitação, e o Bento, um micro-utilitário elétrico para uso em lugares urbanos restritos.


Campo de prova real

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e de competição da marca norte-americana, está dando prosseguimento aos testes da picape Raptor T1+ para o Rali Dakar 2025. A segunda fase de testes foi há duas semanas, em Zaragoza, na Espanha, e em Fontjoncouse, na França.

Uma das missões da equipe é, basicamente, tentar “quebrar” o veículo que acabou de construir, enfrentando pistas desérticas, rápidas e esburacadas, mais parecidas com as utilizadas no Dakar. Para isso, conta com uma experiência de peso, o piloto espanhol Carlos Sainz, “El Matador” – tetracampeão do Dakar e pai do piloto Carlos Sainz Jr., da Ferrari -, que assumiu o volante da picape pela primeira vez.

Pelo regulamento do rali mais famoso e perigoso do mundo, não se pode mexer muito nas características originais do veículo, com o trabalho se concentrando nos coletores de admissão e escape para extrair o máximo de potência do 5.0 V8 Coyote usado no carro do Dakar.

Após um dia extenuante de 800 quilômetros de testes, a equipe finalmente conseguiu rachar em dois lugares a parte traseira do chassi da Raptor T1+ com a ajuda de uma “G-Out”, uma depressão ou um mergulho acentuado no terreno para comprimir totalmente a suspensão, criando um impacto significativo de Força G. 


Novo SUV-cupê no horizonte

O próximo lançamento da Citroën para a América do Sul está chegando. O inédito Basalt vem com a intenção de oferecer um pacote inteligente de versões projetado para atender às demandas dos clientes da região, incluindo a acessibilidade, o estilo e a inovação da carroceria SUV-cupê.

Fará parte dessa estratégia a disponibilização do propulsor turbo T200 produzido em Betim (MG).

Na Citroën, pertencente à Stellantis, o motor T200 está presente na versão You do C3, no Aircross, no C4 Cactus e no novo utilitário Jumpy.

O motor turbo reúne conceitos como o comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com “wastegate” elétrica e injeção direta de combustível. Conforme a Citroën, o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais detalhes sendo revelados nas próximas semanas.  


Flexibilidade “made in Brazil”

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anunciou investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os propulsores bicombustível de 1,0 litro (HR10) e 1,3 litro (HR13) da empresa.

Com previsão de produzir 210 mil cabeçotes por ano, a Horse criará 60 empregos permanentes.

A nova linha está prevista para entrar em operação plena em 2026.

A empresa paranaense faz o modelo HR10 desde janeiro deste ano, enquanto a fabricação do HR13 deve se iniciar em novembro, sendo compatível com o Proconve L7, equivalente ao Euro 6, que já está em processo de certificação para os futuros padrões L8.

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