Veículos

SÉRIE ESPECIAL

Citroën apresenta série limitada do C4 Cactus em parceria com a grife Rip Curl

O utilitário chegará as concessionárias com preço sugerido de R$ 112.990

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A Citroën está apresentando o novo C4 Cactus Rip Curl no Brasil. 

A versão, que está chegando agora às concessionárias, é uma série especial desenvolvida em parceria com a tradicional marca australiana de “surfwear”, a Rip Curl. 

Nessa edição limitada, todos os detalhes foram pensados para reforçar a conexão do Citroën C4 Cactus com o espírito jovem e aventureiro da marca de roupas. 

Segundo a fabricante francesa, agora pertencente ao Grupo Stellantis (união da FCA com a PSA), a versão agrega detalhes de customização externa e interna e diferenciais e equipamentos exclusivos. 

O utilitário esportivo estará disponível na rede de concessionárias com preço sugerido de R$ 112.990. 

Sob o capô, o SUV da Citroën traz o motor 1.6 VTi bicombustível de 118 cavalos de potência, associado ao câmbio automático sequencial de 6 velocidades da Aisin AT6. 

Conforme números divulgados pela marca francesa, a versão acelera de zero a 100 km/h em 13 segundos e tem uma média de consumo cidade/estrada de 8,6 km/l.

Com base na versão intermediária Feel Pack, a série Rip Curl recebeu uma personalização inédita, com bancos revestidos em couro, barras de teto flutuantes e rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas em preto. 

Com botão de partida e uma tomada de 12V, a configuração conta com vários porta-copos, enquanto o console tem acabamento em preto brilhante e alavanca estilizada com seletor dos modos “Eco” e “Sport”. 

 

Um pequeno porta-trecos fica entre os bancos e o porta-luvas tem um bom espaço, ao contrário de outros compactos da Citroën. 

A nova configuração traz freios ABS com REF (Electronic Brake Distribution), controle de estabilidade de comando (ESP) e de tração (ASR), quatro airbags, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa (mantém o carro parado por quatro segundos), abertura e fechamento de portas sem chave, partida por botão, Isofix para cadeirinhas de crianças, ar-condicionado digital automático, limitador e regulador de velocidade, sensor de chuva, assinatura luminosa em leds e acendimento automático dos faróis.

Apresentado pela montadora como um crossover, o C4 Cactus tem ângulo de entrada (o da frente) de 22 graus, de saída (o de trás) de 32 graus e altura em relação ao solo de 22,5 centímetros. 

Tem 4,17 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,53 metro de altura, 2,60 metros de distância de entre-eixos, 1.225 quilos de peso, capacidade para 320 litros no porta-malas sem o rebatimento do banco traseiro e 55 litros no tanque de combustível. 

Ao contrário do que parece, o C4 Cactus é mais curto em comparação ao Nissan Kicks e ao Hyundai Creta, seus concorrentes diretos. 

A falsa impressão vem pelo fato de o teto ser rebaixado e a área envidraçada ser menor. 

Como o carro da Citroën tem a frente mais arredondada e a traseira estanque, o conjunto confere um aspecto mais longilíneo, e isso é um ganho estético para o modelo. 

Com capô curto, a grade tem o duplo “Chevron”, com as luzes de circulação diurnas em leds e os auxiliares de neblina emoldurados com a cor do teto da versão Rip Curl, com o para-choque dianteiro mais robusto. 

Atrás, as lanternas duplas em leds têm efeito 3D. 

O C4 Cactus Rip Curl está disponível na exclusiva combinação de Branco Banquise, na carroceria, com teto em Azul Esmeralda. 

A mesma tonalidade de azul está presente em detalhes externos, como nos frisos e embelezadores, nos auxiliares de neblina e nos airbumps das portas. 

Internamente, os tapetes de tecido receberam um bordado especial talhado “Rip Curl”, com a mesma cor. 

A configuração tem central multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.

Por fora, as rodas de liga leve Roby Ony e as barras de teto flutuantes aumentam a identidade única da versão.

Para completar o visual, adesivos exclusivos “Rip Curl”, tanto nas portas dianteiras quanto na tampa do porta-malas, buscam tornar o modelo mais jovem e despojado.

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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