Veículos

COLUNA MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades semanais sobre motos no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

Continue lendo...

Lá vem ela

A BMW R 18 está confirmada para chegar ao Brasil este ano. A motocicleta, com linhas clássicas e altamente customizável, é equipada com o motor boxer mais potente da história da marca alemã. O propulsor tem 1.800 cilindradas, dois cilindros, quatro válvulas, bloco e transmissão feitos de alumínio, componentes de alumínio polido a mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo. Em termos de desempenho, o motor gerenciado pela transmissão automática de 6 velocidades desenvolve 91 cavalos a 4.750 giros, com um torque máximo de 16,1 kgfm já disponível a partir de 3 mil rotações. Versões, preços e equipamentos de série serão revelados em breve pela marca alemã.

Levar o lanche

Uma scooter “vintage” pronta para piqueniques nostálgicos. Essa é a proposta da Vespa Primavera Pic Nic, que acaba de ser apresentada na Itália. Trata-se de uma versão especialmente desenvolvida para aqueles que curtem fazer lanchinhos ao ar livre. Partindo da versão Primavera, a Pic Nic traz acabamentos especiais, que incluem uma cestinha feita de madeira entrelaçada com vime na traseira (forrada em tecido especial resistente à água), com sacola térmica, e um tapete especial preso na dianteira. 

O motor da Pic Nic é um monocilíndrico de 124 cc, com três válvulas, que rende 11 cavalos a 8 mil giros e 1,06 kgfm a 6.750 giros, com câmbio tipo CVT. A capacidade do tanque é de oito litros. As rodas são de 12 polegadas e o sistema de freios conta com ABS, apenas na dianteira, e discos de 200 milímetros na frente e 140 milímetros na traseira. A Vespa Pic Nic está disponível nas cores cinza e verde. Na Itália, o modelo custa 5.699 euros, equivalente a cerca de R$ 32 mil, mais taxas. Não há previsão sobre a vinda da Vespa Primavera Pic Nic ao mercado brasileiro.

Nova cruiser indiana

A fabricante indiana TVS Motor Company lançará uma nova motocicleta cruiser. Não há muitas informações confirmadas mas tudo indica que a nova cruiser seja a versão de produção do protótipo Zeppelin, exibido pela primeira vez na Auto Expo 2018, na China. A futura motocicleta, que deve ser batizada de Ronin, terá um farol redondo em leds com DRL em forma de “T”. As luzes traseiras também são de leds, com painel de instrumentos digital. O motor deverá ser o mesmo monocilíndrico de 312 cm³ da Apache RR 310. A marca brasileira Dafra é parceira da TVS e já oferece a city Apache RTR 200.

Em nome da criatividade

Fabricada na cidade de Mortágua, na Beira Alta, em Portugal, a street-fighter Violent Dream (algo como “Sonho Violento”) é a mais recente criação do transformador Carlos Rodrigues. Consagrado em vários salões internacionais, o português é o criador de motocicletas premiadas e batizadas com nomes um tanto assustadores, como a Disturbed Cadaver (“Cadáver Perturbado”) ou a Infernal Chaos (“Caos Infernal”). A Violent Dream é a décima moto da oficina Mortágua-fighter, e inova ao combinar tração dianteira e uma inusitada direção traseira. 

Para a tração dianteira, a transmissão conta com uma cremalheira de cada lado da roda. Já a direção traseira utiliza um sistema de cabos e roletes com a assistência de um amortecedor de direção. O quadro construído artesanalmente abriga um motor de Honda Shadow 600, com carburadores de Suzuki Bandit 600. Toda a carroceria foi construída artesanalmente, usando materiais como alumínio, fibra de vidro, acrílico e borracha.