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Destaques da Fenatran 2019

Na maior feira do setor, o otimismo com a recuperação das vendas de caminhões no Brasil dá o tom

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Nos últimos anos, o segmento de caminhões tornou-se o que mais cresceu no setor automotivo brasileiro. A boa fase justifica o tom festivo que marca a 22a edição da Fenatran, o Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Carga que acontece de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista. Para 2019, as vendas de caminhões novos ultrapassarão as 102 mil unidades. Pode parecer pouco diante das 172.628 unidades emplacadas em 2011, o melhor ano da história da indústria de caminhões no Brasil. Mas é um volume que não se vê desde 2014, quando foram comercializados 136,2 mil caminhões. Depois disso, as vendas despencaram em 2015 e caíram ainda mais em 2016, quando foram emplacados apenas 48.745 caminhões. Em 2017, começou uma tímida retomada, com 3,5% de crescimento sobre o ano anterior. No entanto, em 2018, o mercado de caminhões se expandiu em impressionantes 47%. Em 2019, nos nove primeiros meses, evoluiu 40,64% em relação ao mesmo período do ano passado.

A retomada das vendas de caminhões se reflete na modernização dos produtos. A Mercedes-Benz apresentou duas novas versões da recém-lançada geração do pesado Actros, que trazem o inédito motor OM 471 de 530 cavalos e se diferenciam por não apresentar espelhos externos convencionais e sim retrovisores digitais, oferecidos como opcionais. No estande da Volvo, os destaques são o The Iron Knight, o caminhão mais veloz do mundo, e a série especial quarenta anos do FH, comemorativa das quatro décadas da marca no Brasil. A Volvo ainda anunciou que investirá em caminhões elétricos no mercado brasileiro na próxima década. Na Scania, a principal atração é o caminhão R410 da nova geração movido a gás, que já pode ser encomendado pelos clientes. A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou o início da produção, a partir de 2020, dos caminhões elétricos e-Delivery, destaque da Fenatran de 2017. E ainda exibe os novos Delivery 11.180 4x4 e Constellation 33.440 Tractor. Dentro de sua estratégia de crescimento gradual no país, a holandesa DAF mostra a Série Silver do XF.

Embora não apresente o vigor do setor de caminhões, o segmento de furgões trouxe novidades. A Iveco lança a nova Daily, enquanto a Mercedes-Benz contra-ataca com a nova Sprinter, que inclui tecnologias autônomas de segurança inéditas no segmento. Já o Grupo PSA dribla o foco em transporte de cargas e trouxe como principal novidade o Jumper Minibus e o Boxer Minibus, versões de passageiros dos furgões grandes das marcas Citroën e Peugeot.

Diversas empresas ligadas à cadeia produtiva do setor de caminhões também expõem suas inovações tecnológicas. A FPT exibe o Cursor X, um motor que aceita diferentes fontes de energia, como elétrica, gás natural e hidrogênio. A Dana apresenta tecnologias aplicadas ao caminhão-protótipo City Delivery Dana, com motor elétrico. Já a Cummins mostra o L9N Near Zero, com 320 cavalos, considerado o motor a combustão mais limpo do mundo. A Goodyear lança o Total Solution, nova plataforma online para gestão dos pneus de frotas, e o pneu Urban Max na medida 215/75R17.5, para aplicação em micro-ônibus e caminhões de entrega (VUC’s). A ZF estreia uma nova direção com assistência elétrica para veículos pesados. E a Suspensys revela o eixo especial e-sys, com sistema de tração auxiliar elétrica – a carreta recupera e armazena a energia e auxilia o caminhão a transpor aclives, com economia de combustível de até 25%.

Dez destaques da Fenatran 2019

Mercedes-Benz Actros 2553 6x2 e 2653 6x4 com MirrorCam
As versões 2553 6x2 e 2653 6x4 do novo Actros aparecem na Fenatran com o MirrorCam, opcional de sistema digital com câmeras no lugar dos retrovisores externos convencionais, tecnologia inédita na América Latina que chega com a nova geração do extrapesado da marca. Com o novo Actros, a Mercedes-Benz traz para o Brasil a quinta e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), que fará dele o único caminhão de série no mercado brasileiro capaz de frear sozinho para evitar uma batida ou um atropelamento, de forma totalmente autônoma e independentemente da vontade do motorista. Outras tecnologias de segurança ativa estão presentes, como o Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem. Na abertura da Fenatran 2019, a Mercedes-Benz promoveu a venda dos primeiros cinco Actros com o MirrorCam para a empresa paulista Fagundes Construção e Mineração.

Volvo The Iron Knight
Com 2.400 cavalos, 612 kgfm de torque e 4,5 toneladas, o Volvo The Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais (de zero a quinhentos metros e de zero a mil metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Trata-se de um exemplar único, feito para ser o caminhão mais rápido do mundo. Usando a base mecânica do Volvo FH, o veículo tem um D13 convencional, com acréscimos que incluem quatro turbocompressores e três intercoolers refrigerados a água. Já a caixa de marchas I-Shift é igual à do Volvo FH de produção em série. Nas provas nas quais obteve seus recordes mundiais, a máxima do caminhão chegou a 276 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h foi feita em apenas 4,6 segundos.

Scania R410 movido a gás
A Scania anunciou que sua nova aposta para a América Latina será nos veículos movidos com gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, que já podem ser encomendados nas concessionárias e começarão a ser entregues em 2020. Para tanto, investiu R$ 21 milhões para a industrialização dos novos veículos que passam a ser produzidos a partir do primeiro trimestre de 2020, na fábrica do ABC Paulista.

Volkswagen Constellation 33.440 Tractor
Entre os destaques da Volkswagen Caminhões e Ônibus na Fenatran está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic, que aparece em vários modelos da linha. Um dos mais imponentes certamente é o Constellation 33.440 Tractor, agora na opção de cabine estendida, que une o chassi e conjunto motriz MAN à cabine Volkswagen. O motor MAN D2676 gera 440 cavalos de potência e 224,34 kgfm de torque. A transmissão automatizada é ZF, com 12 velocidades.

DAF XF 105.510 Série Silver
A marca holandesa com fábrica na cidade paranaense de Ponta Grossa apresenta a série especial Silver para o modelo XF105. A versão traz bancos de couro, pintura especial, rodas de alumínio e um visual exclusivo, que remete ao modelo 3300 ATi, comercializado na Europa na década de 80. A versão é 6x4 com cabine Super Space Cab, a mais espaçosa da linha, e o motor tem 510 cavalos de potência. A DAF não informou quantas unidades pretende produzir da série Silver.

Volvo FH 540 40 Anos
O FH 540 ganhou a série especial 40 Anos, uma edição limitada de quarenta veículos para celebrar as quatro décadas de produção brasileira de caminhões Volvo. Pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no Brasil, o FH 40 Anos reúne, segundo a Volvo, o que há de melhor em atributos de conforto, performance, comunicação e segurança.

Volkswagen Delivery 11.180 4x4
No novo Delivery 11.180 4x4, os ângulos de ataque e saída superam os trinta graus, o que representa um ganho de 52% sobre a versão 4x2. Primeiro modelo VW com eixo trativo dianteiro desenvolvido exclusivamente para a marca, em parceria com a Dana, a tração 4x4 se dá pelo uso de uma caixa de transferência com dupla velocidade, que confere um desempenho otimizado em aclives. Disponível com entre-eixos de quatro metros, o modelo foi desenvolvido para permitir o uso como reboque e traz pneus de uso misto 35/75 R17.5, específicos para operações com tração integral.

Iveco Daily
Na nova linha Daily 2020, o estilo da cabine está mais arrojado e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. Já o novo interior privilegia a ergonomia e traz um pacote tecnológico que inclui controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção, sensor de ré e volante com comando de telefone e voz.  Outra novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão que altera o mapeamento da calibração do motor, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. Uma série de itens tecnológicos otimizam as frenagens e inibem rolamentos e instabilidades.

Mercedes-Benz Sprinter
A nova geração da linha de vans e furgões da marca alemã desembarca no mercado brasileiro trazendo tecnologias de ajuda ao motorista inéditas no segmento, como o Assistente Ativo de Frenagem (ABA), o Assistente de Fadiga e o Assistente de Subida em Rampa. Pode vir opcionalmente com o moderno sistema multimídia MBUX, que inclui tela “touchscreen”, espelhamento de aplicativos compatíveis do celular, operação mãos livres e câmera de ré. A nova Sprinter é produzida na Argentina e começará a ser comercializada no Brasil até o final de 2019.

Peugeot Boxer Minibus
Com capacidade para dezesseis lugares, o novo Peugeot Boxer Minibus conta com uma lista de equipamentos de série do segmento que inclui ar-condicionado dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade (ESP), além de oferecer um bagageiro com capacidade para até mil litros. O motor 2.0 Turbo Diesel BlueHDi, de 130 cavalos e 34,7 kgfm de torque, usa o sistema ADBlue (Arla) de controle de emissões e atende às normas Proconve L7. O Boxer partilha a plataforma com o Citroën Jumper, também apresentado na Fenatran.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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