Há tempos que a Fiat Strada é líder no segmento, e como a ideia é sempre evoluir, a marca apresentou na sexta-feira mais duas versões, uma delas totalmente nova, chamada Ranch, inspirada na picape média Toro.
O câmbio CVT prima pelo conforto e pela economia de combustível e, associado com o motor 1.3 Firefly, que rende até 107 cv de potência, simula sete velocidades e oferece três modos de condução. No modo Automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e da situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo.
Quem prefere estar sempre no comando pode optar pelo modo Manual, que permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. Já o modo Sport é voltado para quem busca uma condução mais divertida e ágil. Nele, a central eletrônica da Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.
A nova Strada com câmbio automático é oferecida em duas versões: Volcano, que mantém a opção de transmissão manual, e a topo de gama Ranch. Essa nova versão traz novidades no visual. Externamente, a carroceria adota novos skid plate cinzas, para-barro, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo “Ranch” ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto. Para completar o visual, faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light), grade com o logo script da marca no centro e a Fiat Flag à direita.
No interior, o painel recebe pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da nova Toro, ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante. O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição “Ranch” nos encostos.
O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um “welcome movement” exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges “Ranch” abaixo da central multimídia, nos tapetes e nas soleiras das portas reforçam o DNA exclusivo da versão.
No item segurança, o controle de estabilidade com assistente de partida em rampa (Hill Holder) continua presente, com o controle de tração avançado E-Locker (TC+), que faz ajustes constantes para garantir o máximo de tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h.
Ainda priorizando a segurança, quatro airbags vêm de série no modelo. Fazem parte do pacote: sensores sonoros e câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam as manobras, faróis de neblina e sensor de monitoramento da pressão dos pneus. A lista de equipamentos é grande e conta ainda com direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, retrovisores elétricos e quadro 3,5” de TFT.
Agora, o sistema multimídia de 7” é o único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos e, com isso, o modelo passa a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio. Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular.
A caçamba continua com os 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg.Você sabia que a tampa suporta até 400 kg? Pois é, no mais, a nova Strada continua igual às outras versões, e o cliente ainda pode incrementar a caçamba com diferentes acessórios da linha Mopar.
A nova Strada Automática CVT tem garantia de três anos e assistência de ampla rede, com 520 concessionários em território nacional. O preço público sugerido é de R$ 111.990 para a versão Volcano e de R$ 116.990 para a Ranch.


