Veículos

CORREIO VEÍCULOS

Novo HB20: ousado e renovado

A nova geração chega com 3 motores disponíveis e 22 versões para escolher

LEANDRO GAMEIRO

19/09/2019 - 15h20
Continue lendo...

As vendas já começaram, mas as entregas serão realizadas somente a partir do mês que vem (outubro). A Hyundai apresentou a nova geração da família HB20 na Ilha de Comandatuba(BA). Em 2012, a montadora apresentou ao mercado o modelo, que se tornou o queridinho no mercado, mas ainda briga pela segunda e terceira colocação nas vendas. Agora, há 3 opções de carroceria: hatch, sedã e cross.

Novos modelos Hyundai HB20, Hyundai HB20X e Hyundai HB20S

Com novo motor turbo, 1.0, três cilindros, pode gerar até 120cv e 17,5 kgfm de torque. A versão hatch tem opção de frenagem autônoma, câmbio borboleta, a partir de R$46.490, e pode ultrapassar os R$81 mil reais na versão S, que é a sedã. 

À primeira vista, um pouco estranho, uma mistura danada, mas, realmente é novidade! Ousado e renovado, o carro veio para o mercado brasileiro em 2012, e desde então vem fazendo a sua história. O modelo 2020, mesmo antes do seu lançamento, já vinha fazendo barulho, diante da suspense feita pela montadora. Faróis com projetor, assinatura em Led na dianteira, cada versão com sua grade, dianteira específica, dando uma identidade única para cada modelo.

Novo Hyundai HB20X

Vamos começar com o hatch, se vocês tivessem visto o desenho do carro, iriam se surpreender. Realmente, no projeto, ele estava mais musculoso, mais “malvado”. Mas ajuste vai, ajuste vem, ele ficou assim, lembrando alguns modelos existentes no mercado. Ao todo, são 8 tipos de acabamento interno e 22 opções para escolher. 
Vem com dois tipos de mostradores, um mescla digital com analógico e outro somente analógico, assim como o ar condicionado, que pode ter o mostrador digital. 

Além do novo motor, também têm opções como, 1.6 aspirado, com 16,5 de torque com 130cv e também  motor 1.0 aspirado, que pode render até 80cv. 

Em segurança, ele está reforçado, com novas barras protetoras e podendo ter até 4 airbags. Ainda conta com controle de tração, estabilidade e leitor de faixa, claro, nas versões mais completas. 

Impressões ao dirigir
O teste de direção foi bem bacana, saímos da Ilha de Comandatuba e fomos sentido Canavieiras, cerca de 45 quilômetros do ponto onde estávamos. Ao todo, foram 90 km rodados no HB20, com as versões sedã e hatch.

Ambos, na versão topo de linha, Diamond Plus, a primeira custando R$77.990 e a outra, sedã, R$81.290. O motor turbo, com injeção direta é rápido, desenvolve muito bem com o câmbio de 6 velocidades. Isso acontece porque quando está em 1.500 rpm, o motor está com o torque máximo. Em quesito conforto, o carro é o mesmo, bem distribuído, com calibragem legal na suspensão. Senti que ele dá muito curso final ao passar em oscilações do asfalto.

Novo interior do HB20

O interior é harmônico, nada exagerado, novo multimídia de 8” com tela flutuante, funciona perfeitamente, são 3 tomadas na parte da frente do console, uma 12 volts, uma USB normal é uma USB carga rápida, bem bacana.

Porém, quem vai no banco do passageiro não tem nem saída de ar-condicionado, nem tomada USB, e para acessar o computador de bordo, só no já ultrapassado botão no painel e não no volante como a maioria dos novos veículos. Falando nisso, quem são os concorrentes do HB20? Chevrolet Onix, Onix Plus, Ford Ka, Toyota Yaris, VW Polo e Virtus estão entre os principais rivais.

O novo HB20 é muito bacana, design ousado, powertrain forte, porém, o preço está um pouco acima do esperado. Mas vale a pena conhecer a nova geração.

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: @correioestado e @correioveiculos.