Líder no segmento, o novo Renegade chegou mostrando a que veio e já vendeu mais de 10 mil unidades na primeira semana após o lançamento. O motor turbo flex é a “atração”, por ser o mais potente da categoria e equipar todas as versões do Jeep. Com o motor turbo diesel fora de linha, sobrou para as versões S e Trailhawk assumirem a posição com maior capacidade off-road.
Por fora, o modelo traz novo design de lanternas, faróis e grade dianteira, além dos para-choques renovados. Já por dentro, conta com seis airbags, iluminação full-LED, detector de fadiga, alerta de assistente de manutenção de faixa e frenagem autônoma de emergência para todas as versões.
Motor
O T270 é um novo motor, mas já está fazendo a sua fama, equipando o Jeep Compass e o Commander. Rende 180 cv na gasolina e 185 cv no etanol, já o torque permanece o mesmo independente do combustível, 27 kgfm para todos.
Capacidade aumentada
O novo Jeep Renegade conta com câmbio automático de seis marchas nas versões com tração 4x2 e caixa automática de nove marchas nas com tração 4x4 com bloqueio de diferencial. Isso permite que o consumidor escolha a melhor opção de acordo com seu uso, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso aos SUVs com tração nas quatro rodas.
As versões 4x4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, do câmbio e do bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e o desejo do motorista. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) – esse último é exclusivo da versão Trailhawk.
O pacote off-road é complementado pelas funções: 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático; 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro; e Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Os consumidores que optarem pelas versões com tração dianteira do novo Renegade não precisarão ficar restritos às ruas das cidades ou às estradas asfaltadas. Agora, o modelo chega de série com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso.
Design marcante
Desde 2015, é fácil reconhecer um Jeep Renegade nas ruas. Isso foi mantido para a linha 2022, mas com uma evolução, começando pelos faróis circulares, que agora são full-LED em todas as versões, com luz de direção integrada: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.
Por dentro, destaque para o novo volante, igual ao do Compass e do Commander. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs do Renegade, assim como no Jeep Commander. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo-relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca que criou o SUV no mundo.
O quadro de instrumentos conta com opção Full Digital de 7 polegadas, com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista, sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando o superaquecimento, comum nesse tipo de dispositivo.
Modelos
São quatro versões, oferecidas em sete cores, sendo três novidades: Granite Crystal, Cinza Sting e a marcante Punk’N Orange, exclusiva da versão Trailhawk.
Esse tom de laranja faz uma homenagem tanto à cor de lançamento mundial do modelo quanto ao tom disponível no Jeep Wrangler. As outras quatro tonalidades são: Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon. Vale dizer que essa última cor passa a não ser cobrada no novo Renegade.
(Colaborou Daniel Dias, do Automotrix)
Preços e versões
Sport T270 Turbo Flex AT6
Rodas de liga leve de 17 polegadas, start-stop, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.
R$ 123.990
Longitude T270 Turbo Flex AT6
Todos os itens da Sport mais borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7 polegadas e carregador de celular sem fio.
R$ 138.990
S T270 Turbo Flex AT9 4x4
Tudo da Longitude mais seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control, rodas de 19 polegadas, bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Teto solar panorâmico elétrico como opcional.
R$ 163.290
Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4x4
Todos os equipamentos da S mais visual exclusivo, rodas de 17 polegadas, pneus de uso misto, suspensão elevada, proteções off-road para cardã, câmbio e tanque de combustível, selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com animação exclusiva e bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e das saídas de ar-condicionado laterais. Teto solar panorâmico elétrico como opcional.
R$ 163.290





