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Novo Toyota Corolla Cross: O segundo híbrido flex do mundo já nasceu famoso

O novo SUV da Toyota, modelo bastante aguardado pelos consumidores, foi apresentado nesta quinta-feira (11)

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O novo SUV da Toyota, foi apresentado nesta quinta-feira (11). O modelo já era bastante aguardado pelos consumidores, pois, afinal, utiliza o mesmo nome do carro mais vendido no mundo. 

seis anoso Corolla é líder na sua categoria aqui no Brasil, e agoraalém do sedã, tem a versão SUV. 

Montado sobre a mesma plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, o Corolla Cross oferece conforto e bom espaço interno, além do visual moderno. 

O SUV é produzido na planta de Sorocaba (SP), que recebeu investimentos de R$1 bilhão, deixando-a mais moderna e preparada para o futuro.

Coconceito mais urbano e carregando toda a essência da marca Toyota, o novo modelo traz o slogan da marca:O Corolla Cross é o SUV que você estava esperando!”

Versões

O Corolla Cross está disponível em quatro versões diferentes e duas motorizações. 

Com motor 2.0L Dynamic Force, têm XR e XRE, enquanto o sistema híbrido está disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. 

Além destas versões, para celebrar a chegada do novo produto, o Corolla Cross terá uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition”, baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid

Ele vem com alguns acessórios extras, como carregador por indução, estribo lateral, soleira nas portas e tapete estilo bandeja no porta malas, porém é a produção é limitada a 1.200 unidades. 

Todos esses acessórios somados chegam perto dos R$4 mil.

Design externo

Neste segmento competitivo, os designers fizeram questão de criar um modelo que atraísse a atenção por onde passasse, deixando os ocupantes confortáveis. 

Na dianteira, a grade trapezoidal dupla oferece uma aparência ampla e forte. 

A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, lembrando Lexus, acomoda a logomarca Toyota. 

Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. 

Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo mais aventureiro e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões.

O para-choque possui grandes vincos, ressaltando o caráter robusto do modelo. 

Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED. 

Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights, famoso, DRL. 

Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. 

Na parte central da traseira, se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro, trazendo dinamismo ao SUV da Toyota. 

Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. 

A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.

 

Design interno

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. 

No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude.

O console central também tem espessura mais grossa e garante a elegância e requinte a bordo. São três tipos de acabamento para os bancos. 

A versão XR conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões XRE e XRV Hybrid contam exclusivamente com partes revestidas de couro e material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid é dotada de partes revestidas de couro e material sintético bege. 

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha, vale dizer que o câmbio é CVT e simula 10 marchas. 

O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid conta com uma tela de TFT de 4,2” colorida, onde mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia e outros detalhes do veículo. 

Já a versão XRX Hybrid possui tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. 

Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor. 

Esta mesma versão conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir.

Nível de equipamentos

O Corolla Cross conta com uma extensa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurançaque o creditam a ser um dos modelos mais completos de sua categoria. 

Desde a versão de entrada XRconta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resoluçãofreio de estacionamento no pedal.

Os espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis têm rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smar tphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto, inclinação do assento e teto solar.

 

Segurança

Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos. 

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de áreas com reduzido ângulo de visão. 

Nesta situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Além dessas tecnologias de segurança passiva, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar variedade de perigos e alertar o motorista.

“Resumo da ópera”

Sendo assim, temos o motor 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

Já o motor 1.8L VVT-i 16V trabalha junto com o sistema híbrido, e rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). 

Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução, somados a potência nas versões híbridas chegam a 122 cavalos. 

Ambos, usam a transmissão Direct Shift de 10 marchas. 

Preços sugeridos

  • XR 2.0 Flex - R$139.990
  • XRE 2.0 Flex R$149.990
  • XRV Hybrid Flex - R$172.990
  • XRX hybrid Flex - R$179.990
  • Special Edition - R$183.980

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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