Veículos

ATUALIZADOS

Novos Audi A4 e A5 Sportback desembarcam no Brasil com aprimoramentos estéticos e tecnológicos

Os modelos estarão disponíveis nas concessionárias no início de abril

Continue lendo...

A Audi do Brasil confirma a chegada dos novos A4 e A5 Sportback nas próximas semanas. Dois dos modelos mais desejados da marca alemã ganharam atualizações na motorização e estarão disponíveis nas concessionárias no início de abril. 

Enquanto o A4 poderá ser encontrado em duas versões a partir de R$ 294.990, o A5 Sportback – derivação do A4 com visual mais esportivo e traseira em estilo cupê – vem na configuração S Line com preço de R$ 351.990. 

O A4 e o A5 fazem parte da renovação de portfólio feita nos últimos anos. Os modelos atendem a diferentes públicos mantendo a esportividade e o design arrojado característicos da marca. Ambos aliam elegância e versatilidade, para continuar sua trajetória de sucesso no país”, avalia Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Sob os capôs dos dois modelos trabalha o novo motor 2.0 TFSI (turbo), com 204 cavalos de potência e torque de 32,5 kgfm de 1.450 a 4.475 rotações por minuto, levando os carros à aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. 

Ambos são equipados com a transmissão automática S Tronic de 7 marchas e dupla embreagem com possibilidades de trocas manuais feitas em “paddles shifts” localizados atrás do volante. 

A tração “Quattro” está disponível nas versões topo de linha. Dentre as virtudes de desempenho do novo A5 Sportback, a versatilidade ganha destaque por ser um veículo que atende a diferentes públicos. 

Assim como o A4, o A5 Sportback conta com o sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em sistema elétrico primário de 12 volts. Com ele, o veículo pode se deslocar em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor a combustão desligado. 

Em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente, com o sistema start-stop começando a funcionar a partir de 22 km/h. 

Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi Drive Select, com possibilidade de cinco modos de condução: “Automatic”, “Efficiency”, “Comfort”, “Dynamic” e “Individual”.

O novo A4 Prestige passa a contar com o Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas, pacote de luzes ambiente posicionados estrategicamente e novo desenho de rodas exclusivo de 18 polegadas. 

Na versão S Line do sedã, pacote de luzes customizáveis com 30 cores, volante com base reta e rodas Audi Sport aro 19 polegadas aparecem com destaque entre as mudanças. 

Já no novo A5 Sportback tem um kit exterior S Line e um pacote de luzes customizáveis. 

Tanto o A4 quanto o A5 Sportback têm ainda como opcional a versão Black Package, com detalhes externos em preto brilhante, revestimento do teto em preto e retrovisores de fora na mesma cor. 

Com o fim da produção do A3 em São José dos Pinhais (PR), o A4 passou a ser o sedã de entrada da marca das quatro argolas.

O novo A4 chega com design esportivo reforçado graças ao novo conjunto óptico e grade Singleframe. 

As linhas horizontais enfatizam a largura na frente e na traseira do sedã médio. A vista lateral tem como destaque os contornos sobressalentes acima das rodas e a linha inferior marcando o entre-eixos. 

Os faróis de leds são itens de série no A4, ao lado da tecnologia Matrix Led com luz alta automática como opcional na versão “top”. 

O novo desenho apresentado no conjunto óptico mantém as características dos modelos de segmentos maiores, com pequenos pontos de leds formando a assinatura nos faróis e nas lanternas. No interior, o centro do painel de instrumentos conta com o Audi MMI Plus, levemente inclinado em direção ao motorista. 

A tela sensível ao toque apresenta a mesma linguagem vista no mais recente lançamento da Audi, o A3, com o MMI Touch no centro de controle do novo sistema operacional. 

A experiência é semelhante ao uso de um smartphone, com as informações sendo projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas, ao lado.

O A4 chega às concessionárias nas variantes Prestige e S Line, ambas com uma lista recheada de equipamentos. 

A Prestige traz como itens de série a tecnologia keyless go, entradas USB também para os passageiros do banco traseiro, volante em couro multifuncional com “borboletas” para trocas sequenciais ao comando do motorista, câmera de ré e sistema de monitoramento da pressão de pneus. Como opcional, existe apenas o teto solar elétrico.

 A S Line agrega ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos e eletricamente ajustáveis, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, kit externo S Line, aviso de saída de faixa, faróis Full-Led, rádio MMI plus com sistema de navegação e o Virtual Cockpit Plus, com tela de 12,3 polegadas e resolução full-HD localizada atrás do volante com opção de três visualizações. 

A versão conta ainda com spoiler traseiro em carbono, faróis Matrix-HD com apresentação de luzes e sistema de som Bang & Olufsen como opcionais. 

Ao todo, são nove cores disponíveis: Branco Íbis, Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Manhattan, Prata Florete, Preto Bilhante, Preto Mito e Vermelho Tango.

O A5 Sportback tem alguns elementos introduzidos a partir da nova linguagem de design da Audi, como a grade frontal Singleframe mais larga e saídas de ventilação acima dela inspiradas no clássico Audi Sport Quattro de 1984. 

Como nas gerações anteriores, a “musculatura” no capô o diferencia de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. 

Na traseira, o A5 tem ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura das lanternas de leds com setas dinâmicas. 

Na dianteira, o para-choque tem uma lâmina na borda inferior ligando as entradas de ar, que estão maiores em comparação à geração anterior. Mas é o novo conjunto óptico que “rouba a cena”, com faróis Led Matrix de série. Além de mais eficiente e dinâmica, essa tecnologia garante segurança ao direcionar o facho de luz para não atrapalhar os veículos vindos na direção contrária.

Internamente, o A5 Sportback tem linhas horizontais marcantes e o novo display sensível ao toque MMI, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está inclinado em direção ao motorista. Nele, as informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. 

Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca. 

Conta com pacote de luzes customizáveis com 30 cores, destacando o espaçoso interior. 

O A5 tem o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações, posicionado logo atrás do volante.

 As rodas são de liga leve de 19 polegadas. 

O A5 Sportback soma o teto solar elétrico panorâmico, o ar-condicionado de três zonas e o volante esportivo multifuncional com “paddles shifts” e base aplanada como itens de série. 

São sete cores disponíveis: Azul Navarra, Branco Geleira, Branco íbis, Cinza Daytona, Preto Mito, Vermelho Tango e Verde District.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).