Veículos

Edição final

O Audi TT encerra sua trajetória com a Final Edition, já em pré-venda no Reino Unido

Nas duas décadas e meia de história, o TT sempre foi referência em esportivos de alto desempenho

Continue lendo...

Por 25 anos, o Audi TT foi um ícone estético incontestável no segmento de carros esportivos. Para comemorar sua história de sucesso, a marca das quatro argolas está lançando uma edição derradeira no Reino Unido, onde o esportivo alemão sempre teve um dos mercados mais expressivos. Não se sabe se existirão Final Edition para outros mercados, mas é confirmado que o ano/modelo 2023 será seu último.

Com início da pré-venda previsto para março, ao preço a partir de 41.910 libras esterlinas (cerca de R$ 265 mil, sem todas as taxas e os impostos de importação), o TT Final Edition estará disponível como cupê ou roadster e também oferecido como um TTS de alto desempenho. As primeiras entregas aos clientes britânicos estão previstas para abril deste ano – ainda não está confirmado se a edição será vendida no mercado brasileiro. No Brasil, além da venda regular, o TT participou de várias provas de longa duração em campeonato nacionais, sempre na configuração original, acrescida naturalmente da estrutura de “gaiola” de segurança interna.

Audi TTAudi TT

O TT (“Tourist Trophy”, referência a uma competição de carros e motos promovida pela Audi desde 1905, na ilha de Man, na Inglaterra) foi apresentado ao mundo no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1995 como o estudo do protótipo Audi TT. Três anos depois, o modelo entrou em produção em série com apenas pequenas alterações visuais em relação ao carro-conceito mostrado na Alemanha. O Mk1 TT é considerado um dos designs mais influentes de todos os tempos, e a elegante simplicidade do original ainda pode ser vista no modelo atual, 25 anos depois.

“Poucos carros resistiram tão bem ao teste do tempo quanto o TT. As linhas nítidas e inspiradas em Bauhaus do cupê esportivo parecem tão novas atualmente quanto em 1998. Para marcar toda essa trajetória, a Final Edition combina tudo o que nossos clientes adoram nesse modelo icônico”, comemorou Andrew Doyle, diretor da Audi Reino Unido.

Audi TTInterior do Audi TT

Concebida para se situar no topo da gama de especificações TT, a Final Edition é específica e tem toques de design exclusivos. A variante é marcada pelo pacote de estilo preto com anéis e emblemas “Audi”, capas de espelhos, saídas de escape e um spoiler traseiro fixo tudo em preto. 

Os modelos Roadster se beneficiam de barras anticapotagem e difusor de vento também com acabamento em preto. Vidros escurecidos (somente no cupê) e pinças de freio vermelhas alojadas atrás de rodas de liga leve de 20 polegadas e cinco raios estilo “Y” em cinza fosco, com corte de diamante, completam a atualização externa. Os compradores podem escolher entre as cores Tango Red, Glacier White e Chronos Grey. 

No interior, uma variedade de recursos adicionais de conforto e conveniência elevam a cabine focada no motorista do TT Final Edition a novos níveis. Os apoios de braços nas portas, maçanetas e nos frisos no console central são todos revestidos em couro. Um volante Alcântara com costura vermelha e marcador de doze horas é exclusivo da Final Edition, juntamente com as inserções em Vermelho Tango nos bancos, nas saídas de ar e no console central (apenas no cupê). 

Audi TTAudi TT

Outras melhorias incluem assentos com acabamento Alcântara com costura vermelha decorativa e filetes nos tapetes na mesma cor. O Audi Technology Pack vem de série na Final Edition, adicionando o MMI Navigation Plus com MMI Touch e o Audi Connect Infotainment Services (com assinatura de 36 meses), que permite aos proprietários acessar informações ao vivo, como preços de combustível locais e previsão do tempo, por meio do MMI Conexão de internet de alta velocidade do sistema. 

O Comfort & Sound Pack (somente no TTS) é uma atualização padrão adicional, trazendo um sistema de som Bang & Olufsen, chave avançada, câmera de ré e um conjunto de sensores de estacionamento.

Audi TTAudi TT

Para o TT Final Edition, em termos de “powertrain”, estão disponíveis dois motores a gasolina. Ambos têm como base o propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros, com a variante 40 TFSI tendo 200 cavalos de potência e a 45 TFSI, 252 cavalos.

O 40 TFSI com tração dianteira usa câmbio S tronic de 7 marchas, que aposentou a transmissão manual de 6 velocidades. Já o 45 TFSI vem com tração integral “Quattro” como padrão. O TTS “Quattro” oferece 302 cavalos e inclui amortecedores adaptativos, enquanto o TT RS 2.5 de cinco cilindros produz 394 cavalos. Os dois são equipados com a transmissão S tronic de 7 marchas.

Audi TTAudi TT