Veículos

TESTE DRIVE

O novo visual do Hyundai Creta; com seu estilo imponente, entrega mais do que os olhos podem ver

Com opção de motor turbo flex, mantém o 2.0 aspirado para a versão topo, a Ultimate

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O SUV compacto da Hyundai foi lançado em 2014, no Salão do Automóvel de Pequim, China. No Brasil, ele deu as caras em 2016, no Salão do Automóvel de São Paulo, e desde então vem fazendo história.  

Para este ano, o Hyundai Creta chega renovado e com opção de motor turbo flex, mas mantendo o conhecido 2.0 aspirado para a versão topo, chamada de Ultimate. Todas as versões vêm com câmbio automático de seis velocidades.  

O que o carro oferece?

Testamos a versão Platinum, considerada a topo com motor 1.0 turbo flex, que tem o preço sugerido na casa dos R$ 141.990. O motor 1.0 turbo flex é o mesmo do HB20, rende até 120 cv e 17,2 kgfm de torque. Em números, não parece muita coisa, mas pode acreditar: o conjunto é muito bem acertado e satisfatório quando se dirige.  

Vale dizer que todas as versões vêm com seis airbags de fábrica, e a versão Platinum oferece rodas de liga leve diamantadas de 17”, faróis de neblina dianteiros, volante revestido em couro na cor preta com costura na cor preta, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, chave presencial, carregador sem fio, alavancas no volante para trocas de marcha, partida do motor por botão, saída de ar para os bancos traseiros e retrovisores externos com rebatimento elétrico automático.  

A versão Platinum também vem com sistema de concierge Bluelink, que permite alguns comandos e dados do carro no seu smartphone, além de teto solar panorâmico com funções one-touch (abertura e fechamento) e antiesmagamento, painel de instrumentos digital de 7”, painel com acabamento nas cores preto e marrom, bancos revestidos em couro sintético na cor marrom, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, alerta de presença nos bancos traseiros, banco do motorista com ventilação, câmera 360º, central multimídia de 10,25’’ e seleção do modo de direção.  

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Impressões ao volante

Com todos esses itens, vocês já imaginam que a experiência foi muito bacana, cabendo até mesmo lembrar aqui daquela popular frase: “Quem vê cara não vê coração”. O novo Creta dividiu muito as opiniões, alguns acharam ele “exagerado”, outros acharam “feio”, mas na minha opinião ele é exótico e está um passo à frente dos designs atuais.

Em relação à versão anterior, ele evoluiu muito, e o painel digital, com a multimídia interativa de 10,25”, faz parte dos “mimos” que todos os carros deveriam ter em 2022. O lance de criar condutor e usuário, ou seja, poder criar um perfil para quando está dirigindo é muito bacana – ele emite som e imagem de boas-vindas –, ainda mais para quem compartilha o carro.  

Rodamos cerca de 300 quilômetros, entre cidade e estradas asfaltadas e de terra, dando para certificar que o nível de acabamento também evoluiu, comparado com a versão anterior. O motor tem bom desempenho e, por ter os modos de condução, ajuda bastante nas ultrapassagens, ainda mais se estiver no modo Sport (na cidade usamos o modo Eco). O novo modelo fez bons 8,3 km/l com etanol, já na estrada, com pouco movimento e andando na velocidade permitida, chegou a fazer 10,2 km/l com o mesmo combustível. Quando pegamos trânsito mais pesado e andamos pelo Centro de Campo Grande, a média caiu para 7 km/l, e na estrada com movimento considerável, a média caiu para 8,5 km/l, ainda com etanol.  

Vale a pena?  

Sem dúvida, o Hyundai Creta possui bons concorrentes, mas ele apresenta alguns itens a mais do que os rivais. Com certeza, vale o test drive.

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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