Veículos

Lançamento nacional

Sexta geração do Mercedes-Benz Classe C chega ao Brasil com novo design

E as novidades também ficam por conta do motor híbrido leve e interatividade digital

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A Mercedes-Benz acaba de lançar no Brasil a sexta geração do Classe C, apresentada na Europa em março do ano passado. 

Com um design externo mais arrojado e um interior de inspirações futuristas, o sedã é importado da Alemanha nas versões C 200 AMG Line e C 300 AMG Line. 

Ambas recebem motores turbinados de quatro cilindros a gasolina – um 1.5 litro no C 200 e um 2.0 litros no C 300 – que contam com assistência elétrica em baixas rotações produzida por um gerador de partida integrado (ISG), uma arquitetura de “powertrain” que costuma ser descrita como “híbrido parcial” ou “híbrido leve”. 

Outras versões do Classe C devem chegar ao Brasil ainda em 2022. Os preços públicos sugeridos para o novo Classe C ficam em R$ 349.900 para a versão C 200 AMG Line e R$ 399.900 para a C 300 AMG Line.

Dentro do estilo de design denominado pela marca como “Sensual Putrity” (“pureza sensual”), o novo Classe C ostenta linhas exteriores que valorizam as formas alongadas e orgânicas, além de explorar bem os efeitos de luz produzidos pelos volumes e reentrâncias da carroceria. 

Ambas as configurações importadas recebem o acabamento AMG Line, definido externamente pela grade com trama em forma de diamantes sustentando dois filetes cromados horizontais que ladeiam a estrela de três pontas da logomarca, também em cromado. 

Os faróis full-led adaptativos trapezoidais com “day light” integrado ganharam nova assinatura visual. Na versão C 300 AMG Line, o novo sistema Digital Light tem um módulo de luz com três leds extremamente potentes em cada farol, cuja luz é refratada e direcionada por 1,3 milhão de micro espelhos para oferecer uma resolução de mais de 2,6 milhões de pixels. 

Lateralmente, a aparência esportiva é reforçada pelas rodas de 18 polegadas (no C 200) e de 19 polegadas (no C 300), ambas com desenhos bastante aerodinâmicos. Na traseira, as novas lanternas têm pela primeira vez no Classe C um design de duas partes, com as funções de luz divididas entre a lateral e a tampa do porta-malas. 

Na configuração mais cara, um elegante spoiler na tampa do bagageiro reforça a esportividade. 

O bom coeficiente de arrasto dos modelos anteriores do Classe C (Cd 0,24) foi preservado, apesar das dimensões exteriores maiores da sexta geração. Em sua versão sedã – existe também a station wagon Estate, que não é comercializada no Brasil –, o novo Classe C tem comprimento de 4,75 metros (6,5 centímetros a mais do que a geração anterior), largura de 1,82 metro (um centímetro a mais), altura de 1,43 metro (sete centímetros mais baixo) e distância de entre-eixos de 2,86 metros (2,5 centímetros a mais).

 O porta-malas manteve a capacidade de 455 litros. 

O interior da sexta geração do novo Classe C é definido pela Mercedes-Benz como “um convite a um mundo mais digital e interativo”. 

Na versão de acabamento AMG Line que vem agora para o Brasil, o sedã agregou um maior refinamento, com toques de esportividade com a utilização de materiais como couro sintético e alumínio. 

A iluminação ambiente por fibra óptica é de série em todas as versões, adicionando a função de massagem para os bancos dianteiros abrangendo toda a área das costas e aquecimento incluindo os assentos traseiros. 

O destaque são o painel de instrumentos totalmente digital “flutuante” e configurável de 12,3 polegadas e a mais recente geração do sistema de infoentretenimento MBUX, surgida no Classe A em maio de 2018 e aprimorada em setembro de 2020 para o Classe S, com tela “touchscreen” com 11,9 polegadas com múltiplas funções e configurações.

Segundo a Mercedes, o novo Classe C destaca ainda um assistente virtual mais evoluído, que dispensa a frase “Olá, Mercedes” para algumas funções e reconhece as vozes dos diferentes ocupantes do carro.

Com motores a gasolina M254 de quatro cilindros turbinados, as versões C 200 AMG Line – 1,5 litro de 204 cavalos e 30,6 kgfm – e C 300 AMG Line – 2,0 litros de 258 cavalos e 40,8 kgfm – são equipadas com um gerador de partida de segunda geração, que também está fazendo sua estreia no Classe C. 

O gerador de partida integrado (ISG) proporciona uma potência adicional de 20 cavalos no C 200 e de 27 cavalos na C 300, entregando ainda 20,4 kgfm de torque adicional em ambas as versões. 

O sistema elétrico de 48 volts presta uma assistência inteligente em baixas rotações do motor, como um híbrido leve de segunda geração, para aprimorar a entrega de energia e potência e possibilitar maior economia de combustível. A transmissão 9G-Tronic é de série em ambas as versões do Classe C.  

 

Em comparação com seu predecessor, a última geração do pacote de assistência à direção Distronic tem funções adicionais e mais avançadas, capazes de responder a colisões iminentes conforme a situação o exigir. 

O Active Distance Assist pode manter automaticamente uma distância predefinida dos veículos à frente e consegue perceber obstáculos parados na estrada e acionar a frenagem em velocidades de até 100 km/h – anteriormente, só funcionava até os 60 km/h. 

Já o Pre-Safe Impulse Side pode mover o motorista ou passageiro da frente afetados para longe do perigo, mesmo antes da colisão, assim que o sistema detecta uma colisão lateral iminente. 

Para isso, as câmaras de ar nos flancos laterais do encosto do banco dianteiro são infladas em frações de segundo. No C 300 AMG Line, o Pacote Driving Assistance acrescenta assistente ativo de direção e suporte para manobras evasivas.

Introduzido nos principais mercados globais em 1993 como um substituto do 190, o primeiro Classe C ganhou o apelido de “Baby Benz” – era o menor modelo da marca, até a chegada do Classe A, em 1997. O sedã desembarcou no Brasil em 1994 e já teve mais de 40 mil unidades comercializadas por aqui. 

Chegou até a ser produzido localmente de 2016 a 2020 na cidade paulista de Iracemápolis – a fábrica foi fechada em dezembro de 2020 e vendida no ano passado à montadora chinesa Great Wall Motors, que produzirá ali seus modelos “made in Brazil” a partir de 2023. 

O novo Classe C chega ao mercado brasileiro importado da fábrica alemã de Bremen com três novas opções de pintura exterior – Azul Espectral, Prata High Tech e Branco Brilhante –, que foram adicionados à gama de nove cores anteriormente disponíveis. E a versão “top” C 300 AMG Line ainda disponibiliza três cores exclusivas (e sem custo adicional): Vermelho Hyacinth metálica, Branco Opalite brilhante e Cinza Selenita Magno (fosca). 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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