Líquido abençoado será distribuído a escolas, hospitais, paróquias, capelas e comunidades católicas
Missa dos Santos Óleos 2025 foi celebrada na manhã desta Quinta-feira Santa (17), na Paróquia Cristo Bom Pastor, localizada na rua Paulo Hideo Katayama, número 651, União, em Campo Grande.
Geralmente, a missa ocorre em paróquias diferentes a cada ano. Neste ano, a Paróquia Cristo Bom Pastor foi a escolhida em comemoração aos seus 20 anos.
Missa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica da Igreja Católica em que se abençoam os três óleos utilizados na administração dos sacramentos: o óleo do crisma, óleo dos catecúmenos e óleo dos enfermos. Também é chamada de Missa da Unidade e Missa do Santo Crisma.
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Foto: Marcelo Victor“Também é chamada de Missa da Unidade porque todos os padres e bispos nos reunimos e nesse dia nós renovamos os nossos compromissos feitos no dia da ordenação. E por isso é uma missa única em todo ano e naturalmente os representantes das várias comunidades trazem também os Santos Óleos para serem abençoados e eles vão ser usados o ano todo até a Páscoa do ano que vem”, explicou o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.
Os óleos consagrados nesta Quinta-feira Santa (17) serão utilizados ao longo de todo o ano em cerimônias sacramentais, como o batismo, a confirmação, a ordenação sacerdotal e a unção dos enfermos.
Missa dos Santos Óleos 2025. Foto: Marcelo VictorO líquido viscoso é abençoado em três jarros grandes e, após a consagração, são distribuídos em centenas de vidrinhos pequenos, para serem entregues a 54 paróquias, hospitais (Santa Casa), colégios (Dom Bosco e Auxiliadora), seminários e capelas de Campo Grande. As paróquias são responsáveis por distribuir os óleos para centenas de comunidades católicas da Capital.
Geralmente, entre 60 e 80 doentes do Hospital Santa Casa são ungidos, por mês, com os óleos sagrados.
Além da consagração dos óleos, também há renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante sua ordenação.
O objetivo do evento é abençoar e consagrar os óleos utilizados nos sacramentos, renovar as promessas sacerdotais e fortalecer a comunidade de fiéis em sua jornada de fé.
Por fim, Dom Dimas deixa uma mensagem de Páscoa para os campo-grandenses.
“Eu queria desejar para o bom povo de Campo Grande e do nosso estado uma santa e feliz páscoa. Que Deus abençoe nossas famílias”.
A quaresma encerra nesta quinta-feira Santa (17), dia em que cristãos consomem carne branca (peixes) na Ceia de Páscoa. A Sexta-feira Santa é comemorada amanhã (18) e a Páscoa no domingo (20).