Cidades

sob suspeita

Juiz alerta que liberação de filho
de desembargadora foi irregular

Preso com droga e estando com preventiva, ele foi para clínica

DA REDAÇÃO

01/08/2017 - 06h00
Continue lendo...

O juiz Rodrigo Pedrini Marcos, da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas, em documento enviado à Promotoria de Justiça, alega que a liberação de Breno Fernando Solon Borges, filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, deu-se de maneira irregular.

Depois de ter sido preso em posse de droga e munições, ele foi beneficiado por habeas corpus deferido por desembargador do Tribunal de Justiça. Teve prisão preventiva decretada a pedido da Polícia Federal em inquérito por outro crime e, mesmo assim, foi solto.

O magistrado sustenta que o habeas corpus concedido pela posse de drogas e munições não faz referência à preventiva.

“A interpretação forçada de se estender os efeitos da liminar concedida nos dois habeas corpus à prisão preventiva aqui decretada não tem nenhuma previsão legal”, diz.

Em outro trecho, destaca que “em outras palavras, pretende-se que as decisões proferidas nos referidos HC’s sejam uma carta de alforria para processos passados, presentes e futuros de Breno Fernando Solon Borges, o que seria uma interpretação perigosa e uma inovação jurisprudencial para um caso pontual, o que diga-se de passagem, não ocorreu nas liminares concedidas pelos motivos acima expostos”.

Rodrigo Pedrini reclama que soube que no dia 21 de julho a curadora de Breno, sem aviso prévio, compareceu diretamente ao Presídio de Segurança Média de Três Lagoas, no fim da manhã, horário em que ali se organizava uma escola, o gerou tumulto. 

A desembargadora conseguiu na Justiça Estadual, depois da prisão dele, autorização para interditá-lo.

*Leia reportagem, de Thiago Gomes, na edição de hoje do jornal Correio do Estado.

QUINTA-FEIRA SANTA

Missa dos Santos Óleos reúne mais de 100 fiéis na Paróquia Cristo Bom Pastor

Líquido abençoado será distribuído a escolas, hospitais, paróquias, capelas e comunidades católicas

17/04/2025 11h45

Missa dos Santos Óleos 2025, na Paróquia Cristo Bom Pastor

Missa dos Santos Óleos 2025, na Paróquia Cristo Bom Pastor MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Missa dos Santos Óleos 2025 foi celebrada na manhã desta Quinta-feira Santa (17), na Paróquia Cristo Bom Pastor, localizada na rua Paulo Hideo Katayama, número 651, União, em Campo Grande.

Geralmente, a missa ocorre em paróquias diferentes a cada ano. Neste ano, a Paróquia Cristo Bom Pastor foi a escolhida em comemoração aos seus 20 anos.

Missa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica da Igreja Católica em que se abençoam os três óleos utilizados na administração dos sacramentos: o óleo do crisma, óleo dos catecúmenos e óleo dos enfermos. Também é chamada de Missa da Unidade e Missa do Santo Crisma.

Missa dos Santos Óleos 2025, na Paróquia Cristo Bom PastorArcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Foto: Marcelo Victor

“Também é chamada de Missa da Unidade porque todos os padres e bispos nos reunimos e nesse dia nós renovamos os nossos compromissos feitos no dia da ordenação. E por isso é uma missa única em todo ano e naturalmente os representantes das várias comunidades trazem também os Santos Óleos para serem abençoados e eles vão ser usados o ano todo até a Páscoa do ano que vem”, explicou o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.

Os óleos consagrados nesta Quinta-feira Santa (17) serão utilizados ao longo de todo o ano em cerimônias sacramentais, como o batismo, a confirmação, a ordenação sacerdotal e a unção dos enfermos.

Missa dos Santos Óleos 2025, na Paróquia Cristo Bom PastorMissa dos Santos Óleos 2025. Foto: Marcelo Victor

O líquido viscoso é abençoado em três jarros grandes e, após a consagração, são distribuídos em centenas de vidrinhos pequenos, para serem entregues a 54 paróquias, hospitais (Santa Casa), colégios (Dom Bosco e Auxiliadora), seminários e capelas de Campo Grande. As paróquias são responsáveis por distribuir os óleos para centenas de comunidades católicas da Capital.

Geralmente, entre 60 e 80 doentes do Hospital Santa Casa são ungidos, por mês, com os óleos sagrados.

Além da consagração dos óleos, também há renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante sua ordenação.

O objetivo do evento é abençoar e consagrar os óleos utilizados nos sacramentos, renovar as promessas sacerdotais e fortalecer a comunidade de fiéis em sua jornada de fé.

Por fim, Dom Dimas deixa uma mensagem de Páscoa para os campo-grandenses.

“Eu queria desejar para o bom povo de Campo Grande e do nosso estado uma santa e feliz páscoa. Que Deus abençoe nossas famílias”.

A quaresma encerra nesta quinta-feira Santa (17), dia em que cristãos consomem carne branca (peixes) na Ceia de Páscoa. A Sexta-feira Santa é comemorada amanhã (18) e a Páscoa no domingo (20).

Cidades

Bonito terá voos direto de Campinas três vezes por semana

Medida ocorre em um momento de retomada do fluxo turístico na cidade; em março foi registrado o melhor desempenho para o mês desde 2015, com 25.849 visitantes

17/04/2025 10h30

Bonito terá voos direto de Campinas três vezes por semana

Bonito terá voos direto de Campinas três vezes por semana Divulgação

Continue Lendo...

Durante a WTM Latin America, feira internacional de turismo realizada de 14 a 16 de abril em São Paulo, foi anunciado oficialmente o início dos voos diretos da Azul Linhas Aéreas entre Campinas (SP) e Bonito (MS). A nova rota substitui a antiga, que incluía escala em Corumbá.

A mudança acontece em um momento de retomada do fluxo turístico na cidade. Segundo o Observatório de Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), o município registrou em março seu melhor desempenho para o mês desde 2015, com 25.849 visitantes. A taxa de ocupação hoteleira chegou a 54%.

A expectativa é de que o voo direto contribua para consolidar esse movimento de recuperação. O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, afirmou que a nova rota facilita o acesso não só a Bonito, mas também a outras regiões da Rota Bonito e Serra da Bodoquena. “É um grande avanço para o principal destino de ecoturismo do Brasil”, avaliou.

Atualmente, os voos da Azul operam três vezes por semana: às terças, quintas e domingos. Durante a alta temporada, há possibilidade de voos extras, de acordo com a demanda. “Bonito merece essa frequência direta, é uma satisfação anunciar o voo”, disse Giulliana Mesquita, gerente sênior de produtos e negócios da companhia.

Dados do Aeroporto Regional de Bonito indicam um crescimento de 70% na demanda por passagens desde o início das operações diretas. O prefeito Josmail Rodrigues destacou o papel da nova rota no fortalecimento do destino e disse contar com o apoio do setor privado para incentivar o fluxo de visitantes. “Essa parceria fortalece ainda mais nosso destino, e temos certeza de que mais turistas virão explorar as belezas naturais que Bonito oferece”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Turismo, Juliane Salvadori, classificou a entrega como “estratégica e histórica”. Segundo ela, a operação direta com uma das principais companhias aéreas do país amplia a conectividade do município e projeta Bonito como destino turístico de excelência.

O relatório do Observatório aponta ainda que 9,04% dos turistas que visitaram Bonito em março chegaram por via aérea — o equivalente a 2.337 pessoas desembarcando no aeroporto local. Ao todo, foram comercializados 73.748 vouchers para visitação aos mais de 50 atrativos da região, com destaque para balneários, flutuações e cachoeiras.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).