Cidades

Aéreas

Para conseguir incentivo, empresa terá que manter rotas e criar voo internacional

ICMS sobre querosene pode ser diminuído

ALINY MARY DIAS E KLEBER CLAJUS

09/03/2016 - 11h31
Continue lendo...

A negociação de concessão de incentivos fiscais para empresas aéreas com objetivo de fomentar o turismo em Mato Grosso do Sul continua. Em reunião na segunda-feira (7), o governo propôs para a empresa Azul Linhas Aéreas condições para reduzir o ICMS sobre o querosene.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse, nesta quarta-feira (9), que entre as condições exigidas pelo Governo para concessão dos benefícios está a manutenção por parte da Azul de três rotas do Estado: Corumbá, Três Lagoas e Bonito.

Outra condição é criação de voo diário para Bonito e outra rota internacional, que ligue Campo Grande a Assunção, capital do Paraguai.

A resposta da empresa ao governo, durante a reunião, foi de que todas as exigências seriam estudadas.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Azul, mas não obteve retorno até o fechamento.

 

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Saiba como acalmar os pets durante a queima de fogos do Ano Novo

Barulho gerado pelos artefatos causa incômodo nos peludos e tutores devem ficar atentos

28/12/2024 09h15

Cachorro com a técnica da

Cachorro com a técnica da "amarração" para não sofrer com fogos de artifício DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Para alguns, fogos de artifício representam comemorações, celebrações, felicitações e união nas festas de fim de ano. Já para animais, significam estresse, agitação, medo e inquietação.

O barulho gerado pelos artefatos causa incômodo não apenas em animais, mas também em pessoas hospitalizadas, bebês, autistas e idosos com Alzheimer.

Cachorro com a técnica da "amarração" para não sofrer com fogos de artifício

É comum encontrar animais machucados, assustados ou até mesmo mortos após um "show" de fogos em épocas festivas de fim de ano. Isso acontece porque a audição desses bichos é mais sensível a barulhos.

Se o som dos artefatos é alto para o ser humano, para os animais é mais ainda. Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o médico veterinário, Silvio Raul Prieto Junior afirmou que os animais têm capacidade auditiva maior do que o homem.

"Devido à essa particularidade, os fogos de artifícios podem causar estresse físico e psicológicos, tornando-se momentos de desespero", explicou.

Por isso, é necessário proteger os peludos durante as festas de fim de ano.

DICAS

O Correio do Estado preparou oito dicas para deixar o animal menos estressado durante a queima de fogos. Confira:

  • Isolá-lo em um local onde não há objetos ou barreiras perfurantes;
  • Mantê-lo em um ambiente seguro e familiarizado, com água, comida, cama e brinquedos;
  • Mantê-lo em ambiente fechado, que possa abafar sons dos artefatos, como garagens e quartos;
  • Distrair o pet durante a queima de fogos, como brincar e fazer carinho no animal;
  • Manter janelas, portas e passagens fechadas;
  • Colocar protetores auriculares ou algodão nos ouvidos do animal;
  • Ligar a TV no volume máximo para disfarçar o barulho dos fogos de artifício e entreter o pet;
  • Fazer uso de medicações (florais) para deixar o animal mais calmo;
  • Alguns dias antes das festas, habituar o pet com muitos barulhos e música alta;
  • Colocar um colete ou faixa protetora ao redor do corpo do animal. É simples: basta colocar a faixa na altura do peito do animal e cruzar as pontas depois do pescoço, na altura do dorso; depois é preciso fazer o mesmo abaixo, na altura do dorso; por fim, é necessário dar nó firme, perto da coluna. Deve-se garantir que o pano não esteja apertando ou machucando o pet.

Veja o passo a passo da técnica de amarração:

Pecuária

China inicia investigação que pode limitar importação de carne para proteger produção local

Medida foi tomada a pedido de associações da pecuária chinesa, que alegaram efeitos prejudiciais na produção local em razão das importações

27/12/2024 23h00

A carne bovina representa 11% da pauta de exportações de MS

A carne bovina representa 11% da pauta de exportações de MS Agência Brasil

Continue Lendo...

O Ministério do Comércio da China anunciou nesta sexta-feira (27), em comunicado, o início de uma investigação sobre as importações de carne bovina, que pode resultar na adoção de ações para proteger a produção local, reduzindo as compras.

A medida foi motivada por um pedido formal de várias associações da pecuária chinesa, que alegaram um aumento significativo nas importações nos últimos anos e efeitos prejudiciais à indústria nacional.

De acordo com o comunicado oficial, as importações de carne bovina cresceram 64,93% entre 2019 e 2023 e mais que dobraram (106,28%) no primeiro semestre de 2024 em relação a igual período de 2019. O mercado doméstico viu sua participação cair, com as importações representando 43,87% da produção total no período analisado, ante 24,87% em 2019.

As associações afirmam que o aumento nas importações está diretamente ligado aos prejuízos sofridos pelos produtores chineses. Após análise preliminar, o Ministério do Comércio considerou que as evidências apresentadas atendem aos requisitos legais para a abertura da investigação.

A apuração abrange o período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2024 e poderá incluir questionários e audiências com partes interessadas. As entidades afetadas têm até 20 dias para se registrar e apresentar comentários ou informações adicionais.

A previsão é de que o processo seja concluído em até oito meses, com possibilidade de prorrogação em casos excepcionais.

A medida pode resultar na implementação de salvaguardas para limitar ou tarifar as importações, com o objetivo de proteger a indústria local. A China é o principal destino da carne bovina brasileira, tendo comprado 1.212.721 toneladas de janeiro a novembro deste ano, alta de 11,1% ante igual período de 2023.

A receita no período cresceu 3,7%, para US$ 5,424 bilhões. A participação chinesa no total exportado de carne bovina de janeiro a novembro representou 41,1% do volume total comercializado pelo país com o exterior e 45,1% considerando as receitas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).