Esportes

Corpo

Além de ajudar a emagrecer, pular corda melhora coordenação e resistência

Além de ajudar a emagrecer, pular corda melhora coordenação e resistência

Laís Camargo

01/06/2011 - 07h00
Continue lendo...

Não é a primeira opção quando se pensa em atividade física, mas pular corda pode ser um exercício bastante completo. “Para quem ainda não tem fôlego, pular corda é um bom início. Você pode começar bem leve, de 5 a 10 minutos por dia”, diz o professor de educação física Marcio Acoaviva, coordenador da Academia Needs, de São Paulo.

“A corda auxilia ainda na prática de corrida, ciclismo e boxe, entre outros esportes. Você varia o trabalho aeróbico e reforça o condicionamento cardiovascular”, completa o professor José Ricardo Martins Junior, gerente técnico da Academia Body Planet, do Rio de Janeiro.

A atividade é uma verdadeira máquina de exterminar excessos: a prática de 20 minutos pode queimar 300 calorias e reduzir a gordura corporal. Por outro lado, também proporciona o fortalecimento do abdômen, dos braços e dos membros inferiores (deixa panturrilhas e coxas torneadas e bumbum durinho). "E ainda aumenta a agilidade, a concentração, melhora o equilíbrio e a coordenação motora”, completa o professor José Ricardo.

Por ser uma atividade de impacto, só é preciso ter cuidado com lesões em tornozelos, quadris e joelhos. “Deve ser evitada por quem tem dor nessas áreas ou algum problema na coluna. Aliás, sentiu qualquer incômodo, interrompa o exercício”, alerta Marcio Acoaviva. De preferência, faça sob supervisão de um professor de educação física.

Como fazer

Um pequeno espaço, uma corda firme e tênis de boa qualidade e com amortecimento capaz de deve absorver o impacto causado pelos saltos em sequência. São os únicos instrumentos necessários para a prática.

Inicie com séries de 5 a 10 minutos por dia, pelo menos duas vezes por semana para que os resultados possam ser eficientes. “Caso sinta cansaço, pare um pouco, respire. Verifique sua frequência cardíaca – se estiver alta, dê um tempo e só depois reinicie”, ensina o professor da Academia Needs.

“Pule dois minutos, descanse um. Repita de três a quatro a quatro vezes”, finaliza o especialista. Com a evolução, você pode chegar a pular três vezes por semana, em séries de 20 a 30 minutos.

Com informações do Ig

AUTOMOBILISMO

Verstappen leva GP do Japão e conquista primeira vitória de 2025; Bortoleto é 19º

Lando Norris e Oscar Piastri chegaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, e completaram o pódio

06/04/2025 09h00

Esta foi a quarta vez consecutiva que Verstappen faturou o GP do Japão

Esta foi a quarta vez consecutiva que Verstappen faturou o GP do Japão Reprodução/X/Fórmula1

Continue Lendo...

Max Verstappen provou que a volta mais rápida no treino de classificação não foi mera sorte. O tetracampeão voltou a superar a McLaren no Grande Prêmio do Japão, na madrugada deste domingo, e conquistou sua primeira vitória na temporada de Fórmula 1.

Lando Norris e Oscar Piastri chegaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, e completaram o pódio.O destaque da corrida, no entanto, foi o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, que aos 18 anos se tornou o piloto mais jovem a liderar uma corrida de Fórmula 1.

Brasil na F1

O brasileiro Gabriel Bortoleto largou mal, caiu para a última colocação e completou a prova apenas em 19º lugar, mais de 2s atrás do companheiro de Sauber, Nico HülkenberG, em uma corrida sem muito brilho.  

Gabriel Bortoleto não teve um bom desempenho. Depois de largar em 17º, o piloto da Kick Sauber teve dificuldade em competir no mesmo nível dos adversários e acabou terminando em 19º.

Diferentemente de Andrea Kimi Antonelli, prodígio italiano da Mercedes, que assumiu a ponta em parte da corrida e se tornou o piloto mais jovem a liderar uma prova de Fórmula 1, com 18 anos, 12 meses e sete dias, superando a marca anterior de Verstappen.

Esta foi a quarta vez consecutiva que Verstappen faturou o GP do Japão.

Yuki Tsunoda, seu novo companheiro de equipe, terminou a primeira corrida pela Red Bull em 12º, longe do pódio que sonhava diante de sua torcida, mas duas posições acima de sua largada. Liam Lawson, "rebaixado" para a Racing Bulls, concluiu o percurso em 17º.

A corrida se estendeu sem dramas, exceto pela tentativa de Norris de ir lado a lado a Verstappen durante suas saídas do pit stop, na volta 22.

O piloto da McLaren não desacelerou e foi parar na grama. Ele alegou ter sido forçado a sair da pista, mas, para o tetracampeão, "ele (Norris) se colocou lá sozinho".

Apesar do contratempo e do segundo lugar no GP, Norris continua liderando o campeonato de pilotos, com 62 pontos, mas vê Verstappen, com 61, cada vez mais próximo. Oscar Piastri chegou aos 49 e ultrapassou George Russell na tabela de classificação.

Já no campeonato de construtores, a McLaren lidera com folga (111 pontos), seguida por Mercedes (75 pontos) e Red Bull (61 pontos).

O próximo final de semana da Fórmula 1 começa na sexta-feira, no Bahrein. A quarta etapa do campeonato vai até o dia 13, com a corrida iniciando ao meio-dia.

Confira a classificação final do GP do Japão de F-1:

  • 1º- Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h22min06s983
  • 2º- Lando Norris (ING/McLaren), a 1s423
  • 3º- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2s129
  • 4º- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 16s097
  • 5º- George Russell (ING/Mercedes), a 17s362
  • 6º- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 18s671
  • 7º- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 29s182
  • 8º- Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls), a 37s134
  • 9º- Alexander Albon (TAI/Williams), a 40s367
  • 10º- Oliver Bearman (ING/Haas), a 54s529
  • 11º- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 57s333
  • 12º- Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 58s401
  • 13º- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1min02s122
  • 14º- Carlos Sainz (ESP/Williams), a 1min14s129
  • 15º- Jack Doohan (AUS/Alpine), a 1min21s314
  • 16º- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 1min21s957
  • 17º- Liam Lawson (NZL/Racing Bulls), a 1min22s734
  • 18º- Esteban Ocon (FRA/Haas), a 1min23s438
  • 19º- Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 1min23s897
  • 20º- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta

Assine o Correio do Estado

Esportes

Estreia dourada em 2025: Alison vence 400m com barreiras na Jamaica

Brasileiro volta a pista às 14h54 de domingo na prova dos 400m rasos

05/04/2025 23h00

Estreia dourada em 2025: Alison vence 400m com barreiras na Jamaica

Estreia dourada em 2025: Alison vence 400m com barreiras na Jamaica GRAND SLAM TRACK/INSTAGRAM

Continue Lendo...

Após seis meses longe das pistas de atletismo, o brasileiro Alison dos Santos, conhecido pelo apelido de Piu, estreou em grande estilo em sua primeira prova na temporada de 2025. Bronze olímpico nos Jogos de Paris, o paulista de São Joaquim da Barra venceu na noite de sexta-feira (4) os 400 metros com barreiras na abertura do Grand Slam Track de atletismo de Kingston (Jamaica), com o tempo de 47s61. Em segundo lugar ficou o jamaicano Roshawn Clarke (48s20) e em terceiro o norte-americano Caleb Dean (48s58), ambos atletas desafiantes (convidados).Estreia dourada em 2025: Alison vence 400m com barreiras na JamaicaEstreia dourada em 2025: Alison vence 400m com barreiras na Jamaica

Único brasileiro na competição, Piu volta à pista neste domingo (6), às 14h54 (horário de Brasília), para disputar os 400m rasos. O Grand Slam Track tem transmissão ao vivo no site do evento.

"Minha primeira corrida do ano, estou feliz, a corrida aconteceu", disse Piu. "A sensação é diferente para os 400 m. Estou ansioso", confidenciou Piu após a vitória no Estádio Nacional de Kingston.

O brasileiro competiu pela última vez na etapa de Bruxelas (Bélgica) da Diamond League, em setembro, quando conquistou o título da temporada nos 400m com barreiras, o segundo na carreira, com o tempo de 47.93. Também no ano passado, Piu faturou o bronze olímpico na mesma prova.

O Grand Slam Track é organizado por Michael Johnson, quatro vezes campeão olímpico nos 200m e 400m. Ao todo, oito competidores divididos em grupos de quatro disputam cada prova. Na prova de hoje (5), Piu competiu com três desafiantes. No domingo (6), ele correrá com os mesmos adversários.

O circuito do Grand Slam Track tem ao todo 96 provas, sendo 24 delas por etapa. Após Kingston, os demais eventos serão nos Estados Unidos: de 2 a 4 de maio em Miami; de 30 de maio a 1º de junho na Filadélfia; e de 27 a 29 de junho em Los Angeles. Em cada evento, são disputadas provas de velocidade curta (100 m - 200 m), barreiras curtas (100 m ou 110 m com barreiras), velocidade longa (200 m - 400 m), barreiras longas (400 m com barreiras), meio-fundo (800 m - 1.500 m) e fundo (3.000 m - 5.000 m).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).