Cidades

Instituto Mobilidade Verde

Bicicloteca: bike itinerante doa livros a moradores de rua

Bicicloteca: bike itinerante doa livros a moradores de rua

Super

24/07/2011 - 13h26
Continue lendo...

O Instituto Mobilidade Verde (IMV)criou a Bicicloteca, uma bike itinerante desenvolvida para percorrer as ruas das cidades brasileiras doando livros aos moradores de rua.

Com um compartimento traseiro que tem capacidade para armazenar até 150 kg de livros, a Bicicloteca é capaz de levar a leitura a centenas de desabrigados, que para ganhar uma obra só precisam fazer uma promessa: doar o livro para outro morador de rua, quando terminarem a leitura – já que seria inviável pedir para que obras fossem devolvidas à biblioteca, como de costume.

O projeto ainda está no começo e a primeira Bicicloteca do IMV será doada, na próxima segunda-feira (25)– não por acaso, o Dia do Escritor – para o MEPSRSP – Movimento Estadual de População em Situação de Rua de São Paulo, que oferece assessoria jurídica aos desabrigados, além de encaminhá-los para projetos sociais e empresas dispostas a oferecer emprego.

Até o final do ano, o Instituto ainda pretende entregar outras dez Biciclotecas, em diferentes cidades brasileiras, para ONGs comprometidas com projetos que visam levar cultura à comunidade, que receberão todo o auxílio do IMV para implantar a iniciativa.

Quem tiver livros em casa também pode participar do projeto, doando as obras – pessoalmente ou pelo correio – para a Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, nº 94, República – São Paulo/SP), que encaminhará os livros para as Biciclotecas do IMV.

As organizações dispostas a receber uma bike itinerante podem enviar ao IMV, no [email protected], um pedido formal, que será avaliado pelo Instituto). 

Cidades

Aumento na conta de luz: Aneel ativa bandeira vermelha patamar 2 em outubro

A bandeira vermelha patamar 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro

27/09/2024 21h00

Conta de Luz em outubro virá mais cara na bandeira 2

Conta de Luz em outubro virá mais cara na bandeira 2 Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (27) que vai acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para a conta de luz em outubro. A medida vai acrescentar R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e entra em vigor na próxima terça (1º).

A elevação do nível tarifário foi justificada pelo risco hidrológico e pelo aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), o valor de referência da energia no mercado atacadista.

A bandeira vermelha patamar 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro, mas a Aneel voltou atrás alegando ter encontrado erros nos cálculos e adotou o patamar 1.

O aumento da conta de luz em outubro será o terceiro deste ano. Houve uma sequência de bandeiras verdes de abril de 2022 a maio de 2024. Em julho, foi adotada a bandeira amarela, e a verde chegou a retornar em agosto, mas foi interrompida pela vermelha nível 1 em setembro.

O acionamento da bandeira vermelha e a ampliação do uso das térmicas são respostas do setor à seca extrema que atinge o Brasil que, de um lado, reduz a disponibilidade de água para geração de energia, e, de outro, aumenta a demanda da população por ela.

Apesar do cenário preocupante, que também reacendeu a discussão sobre o retorno do horário de verão no Brasil, autoridades já afirmaram que o nível dos reservatórios brasileiros tem mais que o dobro do registrado em 2021 -última vez que a bandeira vermelha patamar 2 havia sido acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Segundo a agência, com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo e pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

A Aneel também reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
 

*Informações da Folhapress 

Honraria

TJMS concede Ordem de Mérito Judiciário ao deputado Londres Machado

A honraria é destinada a pessoas e entidades nacionais ou estrangeiras pelos serviços que tenham os tornado dignos do reconhecimento da Justiça sul-mato-grossense

27/09/2024 20h54

Divulgação

Continue Lendo...

O deputado Londres Machado foi agraciado com a insígnia Ordem de Mérito Judiciário, no grau Grande Oficial, concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

O evento foi realizado, às 17h desta sexta-feira (27), durante solenidade naquele Poder. A honraria foi uma indicação do desembargador Carlos Eduardo Contar e entregue pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins.

O parlamentar expressou sua gratidão e ressaltou sua felicidade pela honra em receber a Ordem do Mérito Judiciário. Londres Machado tem presença marcante na história de Mato Grosso do Sul, tendo sido sete vezes presidente do Legislativo estadual e governador interino em duas ocasiões. Atualmente cumpre o seu 13º mandato.

Ordem do Mérito Judiciário

A Ordem do Mérito Judiciário do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, destina-se a galardoar pessoas e entidades nacionais ou estrangeiros pelos serviços que tenham se tornado dignos do reconhecimento da Justiça Sul-mato-grossense.

A honraria é composta dos seguintes graus: Privativo: Grande Colar. Outorgadas: Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficia; e Cavaleiro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).