Esportes

COLANDO NO G4

Com virada no 2º tempo, Atlético-PR vence Criciúma

Com virada no 2º tempo, Atlético-PR vence Criciúma

TERRA

18/08/2013 - 19h43
Continue lendo...

A ótima campanha do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro quase foi atrapalhada neste domingo, no Estádio Durival Britto. O time rubro-negro jogou mal e sofreu o primeiro gol, mas reagiu e venceu o Criciúma de virada, com gols de Paulo Baier e Ederson, por 2 a 1. A vitória coloca novamente o time paranaense na beira do G-4, um ponto atrás do Corinthians, quarto lugar na tabela. Já o Criciúma segue sem reagir para fugir do rebaixamento.

O Atlético-PR começou ligeiramente melhor no jogo, mas um lance casual começou a mudar o andamento da partida. Após cobrança de escanteio, Matheus Ferraz acertou um cabeceio que mandou a bola na trave e empolgou o Criciúma.

 Mesmo fora de casa, o Criciúma passou a se sentir mais à vontade aos poucos até que, no final do primeiro tempo, conseguiu o primeiro gol do jogo: aos 44min, o lateral Sueliton foi lançado pela direita, ficou no mano a mano com um defensor, aplicou o drible e finalizou com qualidade para o gol.

Com o gol, o Criciúma voltou do intervalo disposto a segurar o resultado, mas a estratégia ruiu aos 15min, quando o juiz marcou pênalti para o Atlético-PR. Paulo Baier foi para a cobrança e deixou tudo igual no placar.

Com isso, a pressão atleticana só aumentou, enquanto os catarinenses não sabiam o que fazer. Parecia que o gol da virada era questão de tempo e então aconteceu aos 27min: após giro de Marcelo pela esquerda, o passe saiu na medida para Enderson, que foi feliz na finalização e decretar o 2 a 1.

Foi o que bastou para "matar" a partida. O Criciúma mostrou não ter fôlego nem qualidade para reagir e sequer incomodou o goleiro Weverton. O Atlético-PR ainda criou chances enquanto Baier estava em campo, mas depois se contentou com o resultado conquistado na raça.

FORMULA 1

Piastri supera Norris e vence GP da Bélgica; Bortoleto termina em 9º

Corrida atrasou 1h20 por conta da chuva em Spa-Francorchamps

27/07/2025 19h00

Foto: REUTERS/YVES HERMAN/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Continue Lendo...

O britânico Lando Norris, da McLaren, esperava reduzir a distância para o colega de equipe australiano Oscar Piastri na classificação da Fórmula 1 após registrar a pole position no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

No entanto, ao final da prova deste domingo (27) aconteceu o contrário: Piastri o ultrapassou logo na largada, venceu a corrida e ampliou a vantagem na frente da tabelaNorris foi o segundo e Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.

brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chegou em nono e pontuou pela segunda vez na temporada.

A prova na Bélgica teve o início atrasado em 1 hora e 20 minutos por conta da forte chuva. Na relargada, Piastri ultrapassou Norris e não deu mais chances ao rival, que tentou uma recuperação nas voltas finais.

Piastri chegou à sexta vitória na temporada, alcançando 266 pontos, contra 250 de Norris.

Já a corrida de Bortoleto foi altamente positiva. Ele largou em décimo, teve uma disputa com o companheiro Nico Hulkenberg, mas conseguiu ganhar uma posição, terminando em nono. Ele somou dois pontos e agora tem seis no total.

Os outros quatro foram conquistados no GP da Áustria, há um mês, quando terminou em oitavo.

14ª prova da temporada, o GP da Hungria, será no próximo fim de semana, de 1º a 3 de agosto.

Fórmula 1

Norris comanda dobradinha da McLaren e larga na frente no GP da Bélgica; Bortoleto é 10º

Oscar Piastri e Charles Leclerc completam lista dos que largam à frente

26/07/2025 23h00

Piloto britânico largará ao lado do companheiro Oscar Piastri

Piloto britânico largará ao lado do companheiro Oscar Piastri Foto: Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images

Continue Lendo...

Em disputa acirrada entre os carros da McLaren pela pole position, Lando Norris cravou 1min40s562, levou a melhor no circuito de Spa-Francorchamps, neste sábado, e vai liderar o pelotão no GP da Bélgica, neste domingo, seguido por Oscar Piastri, Charles Leclerc e Max Verstappen.

Gabriel Bortoleto, que evitou a eliminação ainda no Q1 graças a um erro de Lewis Hamilton, que teve sua volta rápida apagada, chegou ao Q3 e novamente largará no Top 10, em décimo lugar.

Diferentemente de outras etapas, os pilotos não quiseram perder tempo no Q1 e formaram longa fila para sair assim que o cronômetro iniciasse a contagem. Ao tentar deixar os boxes da Sauber, Nico Hülkenberg foi atingido por Lance Stroll, sem disposição a ceder espaço na fila, e precisou trocar o bico do carro.

O clima de tensão e animosidade, porém, não foi levado para a pista. Líder do Mundial, Oscar Piastri foi o primeiro a registrar a volta rápida, em 1min41s998, apenas 0s078 à frente do companheiro, Lando Norris. Assim como na classificação para a corrida sprint, Verstappen se posicionou entre os carros da McLaren, em segundo. Em sua primeira tentativa, Gabriel Bortoleto foi o mais lento, com 1min42s851.

Lawson, Sainz e Leclerc chegaram a liderar a primeira sessão, mas a cinco minutos do fim, já com pneus novos, Norris assumiu a liderança com 1min41s010, 0s191 à frente de Piastri e a 0s324 de Verstappen, o vencedor da corrida sprint.

Bortoleto contou com a sorte para avançar ao Q2. O brasileiro melhorou seu tempo para 1min41s908 e terminou em 16º, fora da zona de classificação, mas Lewis Hamilton, o sétimo colocado, teve sua volta rápida cancelada por pilotar fora do traçado na saída da curva 4 e ficou uma posição atrás do brasileiro, que se classificou em 15º. Assim como o heptacampeão, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, decepcionou e também foi eliminado no Q1, ao lado de Colapinto, Alonso e Stroll.

A dupla da McLaren voltou a dominar no início do Q2, desta vez com Piastri cravando 1min40s626, 0s089 à frente de Norris, seguidos pela Red Bull de Verstappen e pela Ferrari de Leclerc.

Sem ritmo, a Sauber rondou a zona de eliminação desde o início da segunda sessão, tanto com Bortoleto quanto com Hülkenberg, mas o brasileiro se recuperou com 1min41s336 e, com 0s4 à frente do companheiro, terminou o Q2 em nono. O alemão, que subiu ao pódio na Inglaterra, foi eliminado com Sainz, Gasly, Bearman e Ocon.

Nos 12 minutos derradeiros e decisivos do Q3, Lando Norris retomou a dianteira com 1min40s562 logo no início, com vantagem de 0s089 sobre Piastri, que não conseguiu superar o companheiro no fim. Com nova suspensão traseira, Leclerc bateu o tempo de Verstappen com o cronômetro zerado e sairá em terceiro. Bortoleto teve sua volta deletada por limite de pista, depois não conseguiu uma boa volta e largará em décimo.

O GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada de Fórmula 1, será realizado neste domingo, com largada prevista para as 10h (horário de Brasília).

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica:

1º - Lando Norris (ING/McLaren), em 1min40s562

2º - Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1min40s647

3º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), em 1min40s900

4º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1min40s903

5º - Alexander Albon (TAI/Williams), em 1min41s201

6º - George Russell (ING/Mercedes), em 1min41s260

7º - Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), em 1min41s284

8º - Isack Hadjar (FRA/RB), em 1min41s310

9º - Liam Lawson (NZL/RB), em 1min41s328

10º - Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), em 1min42s387

11º - Esteban Ocon (FRA/Haas), em 1min41s525

12º - Oliver Bearman (ING/Haas), em 1min41s617

13º - Pierre Gasly (FRA/Alpine), em 1min41s633

14º - Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), em 1min41s707

15º - Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), em 1min41s758

16º - Lewis Hamilton (ING/Ferrari), em 1min41s939

17º - Franco Colapinto (ARG/Alpine), em 1min42s022

18º - Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), em 1min42s139

19º - Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), em 1min42s385

20º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin), em 1min42s502

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).