A Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul)l negou ontem (20) que esteja “furtando” clientes ao fazer cobranças consideradas abusivas ou indevidas por parte de alguns consumidores que tiveram medidores de energia trocados na Capital.
A empresa no entanto reconhece que em um universo de mais de 800 mil consumidores atendidos no Estado possa ocorrer falhas nas medições ou em aparelhos.
De acordo com o interventor da Enersul, que pertence ao Grupo Rede Energia, Jerson Kelman, a troca de medidores de luz ocorre quando são detectados problemas nos equipamentos. Neste ano, segundo ele, foram realizadas 127 mil fiscalizações em contas de consumidores, sendo que 27 mil apresentaram algum tipo de ocorrência.
Deste total, 21 mil medidores foram trocados.. “Descobrimos que destes 21 mil, 8 mil foram problemas técnicos, onde o consumidor não tinha nada a ver com a situação. Já em 13 mil destes aparelhos foram verificadas algum tipo de fraude”, salienta.
Ele destaca que isso representa perdas de R$ 126 milhões no ano para a empresa e o equivalente a R$ 25 milhões de ICMS no ano.
Leia mais no jornal Correio do Estado