Esportes

CAGED

Geração de novos empregos é recorde no comércio de MS

Geração de novos empregos é recorde no comércio de MS

Edivaldo Bitencourt

20/11/2010 - 01h10
Continue lendo...

Aquecido por conta do aumento do consumo, principalmente das classes C e D, o comércio de Mato Grosso do Sul bateu recorde na geração de empregos em outubro. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor é responsável por 65% das 1.822 novas vagas criadas no mês passado, o 3º melhor outubro da história.

Houve aumento de 25,9% na criação de novos empregos em relação ao mesmo mês do ano passado (1.447). As admissões tiveram crescimento de 10,1%, de 18,4 mil para 20,3 mil e os desligamentos, de 8,8%, de 16,9 mil para 18,4 mil. No histórico, a criação de novos empregos só perde para os meses de outubro de 2007 (2.637) e 2004 (2.175).

E o principal responsável pelo crescimento foi o comércio, que registrou aumento de 22,2% no saldo de novos postos de trabalho, de 981 para 1.199. Os comerciantes contrataram 11,6% mais no período. Foram 5.206 admissões, contra 4.663 em outubro de 2009. Já as demissões tiveram redução de 6,4%, de 4.283 para 4.007. No acumulado do ano, o comércio gerou 4,1 mil novas vagas, elevando o quadro com carteira assinada em 4,18%, de 98,3 mil para 102,4 mil empregados.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, a alta é reflexo do aumento do poder de consumo das classes C e D. O setor se prepara para o melhor Natal da década, com previsão de aumento de 11% nas vendas deste fim de ano em relação a 2009. O setor está tão aquecido, conforme o dirigente, que até falta trabalhador qualificado para atender à demanda.

Apesar de ter criado 7 mil novas vagas neste mês, a indústria eliminou 101 empregos em outubro. Para o economista Áureo Torres, a pequena redução no mês passado significa ajuste. E a construção civil, superaquecida, só teve saldo de 62 novas vagas. Neste caso, Torres diz que o trabalhador opta pela informalidade, onde recebe mais e fica livre das contribuições. Já o empregador não se opõe porque a formalização da mão de obra elevaria o custo da folha em 100% com os encargos sociais.

A agropecuária só criou 106 novas vagas, efeito da entressafra. No acumulado do ano, o Estado criou 27,1 mil novos empregos, aumento de 7%. O percentual de crescimento é o 17º maior do País no ranking liderado por Rondônia (11,91%).

Nacional
No País, foram gerados 204 mil novos empregos em outubro. No acumulado do ano, são 2,4 milhões de empregos. O Governo Lula vai criar 15 milhões de novos empregos criados em oito anos.

Esportes

Com gol do sul-mato-grossense Ederson, Milan perde da Atalanta

A Atalanta é a terceira colocada, com 64 pontos no Campeonato Italiano

20/04/2025 19h00

Éderson joga pelo Atalanta no Campeonato Italiano

Éderson joga pelo Atalanta no Campeonato Italiano Foto: Reprodução / Atalanta / Arquivo

Continue Lendo...

O Milan viveu mais um capítulo de uma temporada decepcionante ao perder da Atalanta por 1 a 0, gol do sul-mato-grossense Ederson, neste domingo, no San Siro pela 33ª rodada do Campeonato Italiano.

Com o resultado, o time de Milão fica estacionado nos 51 pontos, na nona posição, distante das vagas para as copas europeias da próxima temporada. A Atalanta é a terceira colocada, com 64 pontos.

A sexta colocação, que garante participação na Liga Conferência, é ocupada pela Roma, com 6 pontos a mais do que o Milan. A situação do time comandado pelo português Sergio Conceição ainda pode piorar já que Lazio (56 pontos) e Fiorentina (53), que estão logo à frente do Milan, ainda jogam na rodada e nesta segunda-feira enfrentam o Genoa e o Cagliari, respectivamente.

O que pode salvar a temporada do Milan é a Copa da Itália. Após o empate em 1 a 1 no jogo de ida das semifinais da competição, o time volta a enfrentar a rival Inter de Milão na quarta-feira.

Contra a Atalanta, o Milan fez um primeiro tempo ruim. Teve bem menos posse de bola do que os visitantes e obteve apenas uma finalização correta. No segundo tempo, o time da casa voltou com mais disposição e conseguia pressionar os adversários.

O Milan era melhor quando levou o gol aos 17 minutos. Lookman foi acionado pela esquerda e cruzou na segunda trave. Bellanova, de cabeça, centrou para o meio da área, e Ederson completou de peixinho. Foi o quarto gol do meia brasileiro, ex-Cruzeiro e Corinthians, no Italiano.

O jogo ficou aberto, com as duas equipes se aventurando no ataque, mas com poucas chances claras. Na próxima rodada, a Atalanta recebe o Lecce no domingo, e o Milan visita o Venezia, que está na zona de rebaixamento, no mesmo dia.

QUARTA DIVISÃO

Operário toma gol nos últimos minutos e estreia com derrota no Brasileiro Série D

Partida contra o Cianorte foi disputada no estádio Albino Turbay no estado do Paraná

20/04/2025 15h00

Operário estreia no Campeonato Brasileiro Série D com derrota diante do Cianorte (PR)

Operário estreia no Campeonato Brasileiro Série D com derrota diante do Cianorte (PR) Foto: Guilherme Parro | Cianorte FC SAF

Continue Lendo...

Segurando o empate sem gols para garantir o primeiro ponto na competição, vacilo defensivo em cruzamento nos últimos minutos decreta derrota do Operário Futebol Clube na 1ª partida disputa pelo Campeonato Brasileiro Série D de 2025.

O único representante do futebol sul-mato-grossense na competição foi derrotado, pelo placar de 1 a 0, diante do Cianorte do Paraná, na tarde deste sábado (19), no Estádio Albino Turbay.

O gol da vitória da equipe paranaense saiu nos acréscimos do segundo tempo, marcado de cabeça pelo atacante Caíque aos 52 minutos.

Reforçado com jogadores que atuaram no estadual sul-mato-grossense, o Operário teve oportunidades, principalmente no primeiro tempo, de abrir o placar do jogo, mas a grande chance do Galo no jogo foi uma bola na trave do adversário.

Em busca dos primeiros pontos na Série D, o Operário voltará em campo no próximo sábado (26), onde enfrentará o Monte Azul (SP), em partida a ser disputada no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.

Além do Cianorte e Monte Azul, o grupo do Operário conta com equipes como: Goiatuba (GO), Inter de Limeira (SP), Uberlândia (MG), Cascavel (PR) e Itabirito (MG).

Nesta primeira fase serão disputados 14 jogos, com confrontos de ida e volta, os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a próxima fase de mata-mata. 

POUCAS VITÓRIAS

Com apenas duas edições na qual o Operário participou em sua história na quarta divisão brasileira (2019 e 2023), o Galo não têm um retrospecto positivo até então.

Das 20 partidas disputadas na competição, o Operário só venceu dois jogos, sendo eliminado nas últimas posições logo na primeira fase.

Foi durante a última edição disputada pelo Galo, em 2023, que o atual técnico  do time, Leocir Dallastra, foi contratado. 

Atual campeão do estadual sul-mato-grossense, o Galo manteve a base do elenco vencedor contratando para  reforçar o elenco, velhos conhecidos e jogadores destaques do estadual deste ano.

Entre as principais contrações estão: Fernandinho (Volante), Tássio (Volante Ex-Pantanal), Wendel (Atacante Ex-Ivinhema), Dante (Zagueiro), Zé Augusto (Goleiro) e Léo Souza (Meia).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).