Esportes

CAGED

Geração de novos empregos é recorde no comércio de MS

Geração de novos empregos é recorde no comércio de MS

Edivaldo Bitencourt

20/11/2010 - 01h10
Continue lendo...

Aquecido por conta do aumento do consumo, principalmente das classes C e D, o comércio de Mato Grosso do Sul bateu recorde na geração de empregos em outubro. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor é responsável por 65% das 1.822 novas vagas criadas no mês passado, o 3º melhor outubro da história.

Houve aumento de 25,9% na criação de novos empregos em relação ao mesmo mês do ano passado (1.447). As admissões tiveram crescimento de 10,1%, de 18,4 mil para 20,3 mil e os desligamentos, de 8,8%, de 16,9 mil para 18,4 mil. No histórico, a criação de novos empregos só perde para os meses de outubro de 2007 (2.637) e 2004 (2.175).

E o principal responsável pelo crescimento foi o comércio, que registrou aumento de 22,2% no saldo de novos postos de trabalho, de 981 para 1.199. Os comerciantes contrataram 11,6% mais no período. Foram 5.206 admissões, contra 4.663 em outubro de 2009. Já as demissões tiveram redução de 6,4%, de 4.283 para 4.007. No acumulado do ano, o comércio gerou 4,1 mil novas vagas, elevando o quadro com carteira assinada em 4,18%, de 98,3 mil para 102,4 mil empregados.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, João Carlos Polidoro, a alta é reflexo do aumento do poder de consumo das classes C e D. O setor se prepara para o melhor Natal da década, com previsão de aumento de 11% nas vendas deste fim de ano em relação a 2009. O setor está tão aquecido, conforme o dirigente, que até falta trabalhador qualificado para atender à demanda.

Apesar de ter criado 7 mil novas vagas neste mês, a indústria eliminou 101 empregos em outubro. Para o economista Áureo Torres, a pequena redução no mês passado significa ajuste. E a construção civil, superaquecida, só teve saldo de 62 novas vagas. Neste caso, Torres diz que o trabalhador opta pela informalidade, onde recebe mais e fica livre das contribuições. Já o empregador não se opõe porque a formalização da mão de obra elevaria o custo da folha em 100% com os encargos sociais.

A agropecuária só criou 106 novas vagas, efeito da entressafra. No acumulado do ano, o Estado criou 27,1 mil novos empregos, aumento de 7%. O percentual de crescimento é o 17º maior do País no ranking liderado por Rondônia (11,91%).

Nacional
No País, foram gerados 204 mil novos empregos em outubro. No acumulado do ano, são 2,4 milhões de empregos. O Governo Lula vai criar 15 milhões de novos empregos criados em oito anos.

Esportes

Equipe brasileira brilha em competições de canoagem paralímpica

Time garantiu a primeira posição no quadro de medalhas do Sul-Americano e Pan-Americano

19/11/2024 23h00

Equipe brasileira de canoagem paralímpica

Equipe brasileira de canoagem paralímpica Divulgação

Continue Lendo...

A equipe brasileira de canoagem paralímpica teve um desempenho excepcional nos Campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano, realizados em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 13 e 17 de novembro. O Brasil conquistou um total de 13 medalhas, sendo 11 de ouro e duas de bronze, garantindo a melhor campanha coletiva nas competições.

Destaques

Um dos grandes destaques foi o baiano Gabriel Porto, que brilhou nas provas de KL3 200 metros, conquistando duas medalhas de ouro. "Primeira viagem internacional e já conquistamos o lugar mais alto do pódio", celebrou Porto.

Outra atleta que se destacou foi a sul-mato-grossense Carla Camargo, que também conquistou dois primeiros lugares em sua estreia internacional na prova de KL2 200 metros. "Foi muito bom. Quero evoluir para as próximas, diminuindo cada vez mais o meu tempo", afirmou Camargo.

Resultados

O Brasil garantiu a primeira posição no quadro de medalhas tanto no Campeonato Sul-Americano, com seis ouros e um bronze, quanto no Pan-Americano, com cinco ouros e um bronze. No total, a equipe brasileira subiu ao pódio 13 vezes. O Chile ficou em segundo lugar, com cinco medalhas no Pan (dois ouros, duas pratas e um bronze) e cinco no Sul-Americano (dois ouros e três pratas).

*Com informações de Agência Brasil

Assine o Correio do Estado

Esportes

Peão de MS leva casa de R$ 200 mil e ainda pede noiva em casamento

Com residência garantida, após o discurso de vitória, o peão sul-mato-grossense, ao som da trilha sonora da vitória do filme Rocky, pediu a amada em casamento

19/11/2024 19h30

Crédito: @fsphotoarena

Continue Lendo...

O peão de rodeio Felipe Mariano, de 28 anos, natural de Deodápolis, trouxe para casa o título do 33º Rodeio Tavorense, disputado em Joaquim Távora, no Paraná.

Com a conquista da Copa Rozeta Cutiano, o peão sul-mato-grossense embolsou uma casa avaliada em R$ 200 mil, sustentável e que utiliza energia solar, na cidade em que ele escolher residir.

Para chegar à final, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, Felipe obteve dez vitórias durante a temporada.

Além de sair como campeão, ele recebeu a Taça Waltinho Biaisi, que faz menção ao tropeiro Waltinho Biasi.

"Eu sou muito grato a Deus por tudo o que tem acontecido em minha vida e por este ano abençoado. Quero agradecer também a todos que torcem por mim e me apoiam: meus pais, minha família, minha namorada e meus amigos, por estarem sempre comigo", disse Felipe, e completou:

"Este título é a realização de um sonho. Lutei muito para conquistá-lo, cheguei perto outras vezes, tive momentos ruins, mas tudo acontece na hora que Deus permite, e agora sou o Campeão Nacional."

Crédito: Ekip Roseta

Tradição

A paixão pelo esporte vem de família, herdada do pai, Altamiro Lima dos Santos, e dos tios José Mariano e Jair Honório.

O pai de Felipe venceu a Copa Rozeta em 2019. Além disso, os tios Jair Honório e Zezinho Mariano foram campeões no Rodeio Internacional de Barretos.

A segunda emoção da noite veio com o pedido de casamento à noiva Raíssa Aparecida Santos da Costa, que, segundo o site Minuto Rural, é filha do tropeiro Nilton Cardoso.

Ao som da vitória do filme Rocky, Felipe Mariano pediu para chamar pela noiva, com aliança em mãos cumpriu todo o protocolo, ajoelhou na arena que o consagrou e fez a pergunta que veio seguida do "sim" e o beijo para selar.

Reprodução Redes Sociais

Veja o vídeo da vitória

Destaques

  • Felipe Mariano (Deodápolis-MS) Campeão Nacional
  • José Lucas Dias (Mirassol-SP) Competidor Revelação
  • Jeferson Caldeira Brant (Deodápolis-MS) Melhor Estreante
  • Paixão Caipira (Tito Cardoso) Melhor Animal da Temporada

Assista o rodeio completo

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).