Cidades

ensino

Instituições de ensino devem inscrever calouros e formandos para o Enade 2011

Instituições de ensino devem inscrever calouros e formandos para o Enade 2011

agÊncia brasil

18/07/2011 - 17h36
Continue lendo...

De hoje (18) até 19 de agosto, as instituições de ensino superior podem inscrever seus alunos, ingressantes e concluintes, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2011. As provas serão aplicadas em 6 de novembro e a participação é obrigatória. O estudante que não fizer o Enade – mesmo que não tenha sido inscrito por erro da instituição – fica impedido de receber o diploma.

Este ano, podem participar do Enade estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também farão as provas os matriculados em cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Até o ano passado, participavam do Enade os alunos que estavam iniciando e concluindo o curso superior – o objetivo era avaliar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a formação. Mas, a partir deste ano, os ingressantes serão dispensados e a avaliação inicial será medida por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos estudantes no fim do ensino médio. Ainda assim, as instituições precisam inscrever os ingressantes na prova do Enade. Posteriormente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) irá divulgar a lista dos dispensados.

A previsão do instituto é que 1,2 milhão de estudantes serão inscritos e cerca de 400 mil farão o exame, que terá quatro horas de duração. Os candidatos responderão 30 questões de componente específico do curso e dez de formação geral. Quem perder a prova terá que esperar a próxima edição do Enade a fim de regularizar a situação para poder receber o diploma.

Caarapó

Operação policial desmantela rede de extorsão a comerciantes

Segundo informações da polícia, a Polícia Civil estava de olho no grupo de criminosos acusados de extorquir pelo menos R$ 2 milhões de comerciantes do município.

30/09/2024 16h32

Divulgação/ Polícia Civil-MS

Continue Lendo...

Três homens, acusados de extorquir R$ 2 milhões de comerciantes do município de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, foram presos nesta segunda-feira (30) durante a Operação Regressus, deflagrada pela Polícia Civil.

Segundo as investigações, a Polícia Civil estava há meses de olho nos criminosos que extorquiam comerciantes do município, levando valores milionários e obtendo vantagens indevidas das vítimas.

Para prender o grupo criminoso, os policiais utilizaram explosivos para arrombar a porta de um barracão. A ação envolveu equipes de Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, e resultou na prisão dos suspeitos nesta segunda-feira (30), no âmbito da Operação Regressus, deflagrada pela Polícia Civil.

Os três homens, com idades entre 30 e 38 anos, foram presos preventivamente. O homem de 41 anos, que estava dentro de um dos cômodos do galpão, era foragido da Justiça e também foi encaminhado à Polícia Civil, onde está à disposição da Justiça.

 

Assine o Correio do Estado

 

Justiça

Motorista de BMW é indiciado por morte de Letícia Machado

O acidente envolvendo a jovem de 19 anos causou comoção em Campo Grande. Ela foi atropelada enquanto se dirigia ao trabalho no dia 25 de agosto, nas ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho.

30/09/2024 16h03

Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, morreu no dia 26 de agosto, após ser atropelada por um veículo de luxo nas ruas ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho, em Campo Grande

Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, morreu no dia 26 de agosto, após ser atropelada por um veículo de luxo nas ruas ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho, em Campo Grande Redes Sociais/ Divulgação

Continue Lendo...

O jovem de 26 anos que conduzia uma BMW-X1 e atropelou e matou Letícia Machado Gonçalves, de 19 anos, no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e 14 de Julho, responderá por homicídio culposo na direção de veículo automotor. O acidente ocorreu no dia 25 de agosto, na região central de Campo Grande.

Segundo informações da Polícia Civil, o condutor foi indiciado pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, após depoimentos, laudos periciais e a dinâmica dos fatos comprovarem sua responsabilidade.

"O inquérito policial conclui pela responsabilidade de L.A.M. na prática de homicídio culposo na direção de veículo automotor, uma vez que a colisão causou a morte de Letícia Machado Gonçalves. Os elementos de prova, como depoimentos, laudos periciais e a dinâmica dos fatos, corroboram com a imputação de crime previsto no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro. O inquérito policial será remetido ao Ministério Público para providências cabíveis". 

Diante das constatações, o inquérito policial foi encerrado e encaminhado para finalização na 2ª Vara Criminal de Campo Grande.


Acidente e Revolta 

No dia 25 de agosto deste ano, Letícia Machado estava a caminho do trabalho quando sua vida foi ceifada pelo condutor da BMW, de 26 anos, que passou pelo sinal vermelho e atropelou a jovem no cruzamento da Marechal Deodoro com a 14 de Julho.

Revoltados com o caso, os familiares da jovem organizaram um protesto pedindo justiça devido à falta de informações sobre as investigações.

Conforme informações de testemunhas no local do acidente, a jovem seguia para o trabalho pela Rua Marechal Rondon, sentido centro-bairro, quando teve o primeiro contato com a BMW X1. Ambos os veículos pararam no semáforo na esquina com a Avenida Calógeras.

Neste momento, o motociclista e o condutor da BMW seguiram em direção ao cruzamento da Rua 14 de Julho, onde ocorreu a colisão na traseira da motocicleta. O sinal estava vermelho, conforme relataram as testemunhas.

Com o impacto da colisão, a motociclista foi lançada contra o para-brisa do veículo, caindo ao solo já sem vida.

Minutos após o acidente, o motorista da BMW apareceu no local e permaneceu até a chegada da Guarda Civil Metropolitana, que o conduziu até a delegacia.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).