Outra instabilidade também aconteceu no dia 11 de dezembro; a expectativa é que mais de 400 mil carnês tenham sido entregues na casa do contribuinte
Campo-grandenses que tentaram emitir o boleto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) nesta segunda-feira (06), tiveram uma surpresa, isso porque o site destinado à essa atividade, está fora do ar.
De acordo com relatos, a página se encontra fora do ar, ou em alguns casos, ao conseguirem digitar o número da inscrição municipal, fazer o 'recaptcha' e clicar para 'entrar', uma mensagem em caixa vermelha surge na hora. Veja abaixo:
Vale lembrar que outra instabilidade também havia acontecido no dia 10 e 11 de dezembro, na ocasião, o site ficou mais de 20h sem funcionamento.
O carnê está disponível desde dezembro, as formas de pagamento são:
- À vista, com 20% de desconto – pagamento até 10 de janeiro de 2025
- Parcelado, em 12 vezes – vencimento em dias de feriados, finais de semana ou não úteis, o pagamento deverá ser feito no primeiro dia útil subsequente.
Veja:
Fonte: Sefin
A expectativa é que mais de 400 mil carnês tenham sido entregues na casa do contribuinte até 15 de dezembro de 2024.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) ainda não divulgou quanto pretende arrecadar com o imposto municipal.
Neste ano, o IPTU será reajustado em 4,12%, de acordo com edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).
O reajuste cobrou a inflação, prevista no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caso não concorde com o valor, poderá impugnar o lançamento até o dia 10 de março de 2025. Esta impugnação deve ser direcionada à Coordenadoria de Julgamentos e Consultas (CJC) da SEFIN. As impugnações podem ser protocoladas presencialmente na CJC, localizada na Rua Marechal Rondon, 2.655 – 4º andar, sala 7 (Central de Atendimento ao Cidadão).
IPTU DÁ PRÊMIOS
O IPTU DÁ PRÊMIOS é um sorteio realizado anualmente destinado a contribuintes que estão em dias com as contas municipais.
De acordo com o Diogrande, o objetivo é honrar os bons contribuintes que estão quites com as contas municipais e incentivar campo-grandenses a pagarem o imposto em dia.
Pode participar do concurso pessoa física ou jurídica, proprietária ou não de imóveis, portadora de cupom relacionado à inscrição imobiliária predial ou territorial, doravante denominado participante, que:
receber a conta do IPTU/2025 na cor AZUL, pagar à vista ou parcelado na data de seus vencimentos e preencher corretamente o cupom, depositando-o na urna própria;
receber a conta do IPTU/2025 na cor AMARELA, regularizar até um dia útil antes da data da realização do sorteio, os débitos de qualquer natureza, inscritos ou não em DÍVIDA ATIVA, mediante apresentação de quitação ou parcelamento dos mesmos nos postos de atendimento da Prefeitura Municipal e preencher corretamente o cupom, depositando-o na urna própria.
Neste ano, serão sorteados 3 automóveis 0 km; 3 motocicletas 0 Km; 9 televisores e 9 aparelhos de ar-condicionado
Os sorteios ocorrerão em:
- 1º Sorteio - dia 18 de junho de 2025
- 2º Sorteio - dia 20 de agosto de 2025
- 3º Sorteio - dia 22 de outubro de 2025
O cupom para sorteio poderá ser preenchido com o nome do proprietário ou de qualquer pessoa física ou jurídica que ele desejar.
O preenchimento do cupom para sorteio deverá ser efetuado de forma legível, especificando o nome, CPF/CNPJ, RG, o endereço, o bairro e o telefone do participante.
O prazo para entrega dos prêmios aos participantes sorteados será de 90 dias após a realização do sorteio.
IPTU
O IPTU é um imposto brasileiro, de competência municipal, que deve ser pago por pessoas que tenham propriedades dentro do perímetro urbano.
A arrecadação do tributo municipal é convertido em melhorias para a cidade, nas áreas de segurança, educação, saúde, infraestrutura e lazer.
Quem não paga IPTU, corre risco de perder a posse do imóvel.
**Colaborou Naiara Camargo**