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Governo convida chineses para investir em projeto da Infovia

Encontro foi realizado nesta sexta-feira, em Campo Grande

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Empresários e políticos do Brasil e da China estiveram reunidos nesta sexta-feira, em Campo Grande, em um dos encontros da Lide, empresa criada para tornar mais fácil o contato entre os gestores públicos e os da iniciativa privada.

No evento que contou com o ministro-embaixador da China no Brasil, Song Yang, o secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, aproveitou para oferecer aos investidores do país asiático os três projetos de infraestrutura que pretende lançar edital neste ano: as parcerias público-privadas na área de internet e dados e também em saneamento, além da concessão da MS-306, no noroeste do Estado. 

“É uma excelente oportunidade para fazermos novos negócios e apresentarmos as oportunidades de investimento em Mato Grosso do Sul para esses empresários”, afirmou Riedel. O interesse do ocupante de um dos principais cargos da administração de Azambuja com os chineses é, sobretudo, com a PPP da Infovia. “Esta é, certamente, um dos setores em que a China tem alta tecnologia e poderá contribuir”, afirmou. 

Atualmente, a China enfrenta uma disputa diplomática e comercial com os Estados Unidos e tem como pano de fundo justamente o setor de telecomunicações. A Huawei, gigante chinesa desta área, detém a maior parte das patentes da tecnologia 5G, que deve ser implantada nos próximos anos e permitir uma revolução no cotidiano da população, com carros, drones e eletrodomésticos autônomos, por exemplo, e resposta instantânea de dados. 

No caso específico de Mato Grosso do Sul, o objetivo da administração estadual é implantar uma infovia em todo o interior, região que sofre com a dificuldade de comunicação de dados. 

NOVOS NEGÓCIOS

O evento, entretanto, foi muito além do convite do governo de Mato Grosso do Sul aos empresários chineses. Muitos deles vieram ao Estado em busca de oportunidades. Caso de Ral Gu, da SDC Serviços Marítimos, por exemplo. A empresa atua com serviços de dragagem em grandes portos, como Paranaguá (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Ao saber dos projetos do governo de Mato Grosso do Sul para expansão do terminal de Porto Murtinho, ele se interessou: “quero encontrar a autoridade responsável pelo setor de infraestrutura. Viemos conhecer as oportunidades”, disse. 

Quem também esteve no evento foram os representantes da BBCA Brasil. A empresa, a maior da China no setor agroindustrial, terá sua primeira fábrica do Brasil em Mato Grosso do Sul. O grupo investe aproximadamente US$ 1 bilhão em uma unidade de processamento de milho em Maracaju. 

Ao discusar para chineses e brasileiros, o embaixador Song Yang deu uma boa notícia: a China comprará muito do Brasil este ano. Até agora, já comprou R$ 24 bilhões em produtos do País só este ano. Mato Grosso do Sul tem a China como maior destino das exportações de seus principais produtos: grãos, carnes bovina e suína e papel e celulose. 

“A renda per capita do chinês é de aproximadamente US$ 10 mil. Nosso povo quer consumir bons produtos, e os produtos daqui de Mato Grosso do Sul têm excelente qualidade”, disse Yang. 

INFOVIA

Em novembro do ano passado, reportagem do Correio do Estado mostrou que o governo tem estimativa de investimento na ordem de R$ 800 milhões e deve lançar, ainda este ano, o chamamento público e a abertura do edital para viabilizar a implantação de fibra óptica para expandir e melhorar os serviços de telecomunicação.

Para transmissão de dados com mais velocidade, a previsão é de que sejam instalados 7 mil quilômetros de cabeamentos, 5 mil interligando os municípios e outros 2 mil dentro de todas as 79 cidades do Estado. O projeto MS Digital será concretizado por meio de parceria público-privada (PPP).

HABITAÇÃO

Contratação de crédito imobiliário registra queda 33,9% no primeiro bimestre em MS

Em janeiro e fevereiro foram negociadas 591 unidades habitacionais no Estado, ante os 894 imóveis financiados no ano passado

19/04/2024 08h30

Foto: Arquivo / Correio do Estado

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O volume de imóveis financiados em Mato Grosso do Sul apresentou queda de 33,89% nos primeiros dois meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), no 1º bimestre foram negociadas 591 unidades por meio de financiamentos, o que resultou em R$ 222,642 milhões disponibilizados para negociações com recursos da poupança. 

Já em janeiro e fevereiro do ano passado foram negociadas 894 unidades por meio de crédito imobiliário utilizando o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), e o valor das operações quase chegou a R$ 290 milhões (R$ 289.449.681,00). Quando analisados os valores, a diferença resulta em redução porcentual de 23,08%.

Em janeiro do ano passado foram disponibilizados R$ 161,620 milhões - para 487 unidades negociadas, contra R$ 113,143 milhões e 283 imóveis do primeiro mês de 2024, ou seja, R$ 48,477 milhões a menos liberados para a compra de imóveis.

Segundo análise de especialistas, a redução do volume aplicado na poupança teve influência direta no cenário de Mato Grosso do Sul.

Em fevereiro de 2023 os recursos chegaram a R$ 127,829 milhões (407 unidades), ante as 308 unidades deste ano, e R$ 109,498 milhões, redução de R$ 18,331 milhões.

Dentre os principais motivos para a queda dos financiamentos no Estado, o principal é o juro alto praticado pelos bancos nas operações imobiliárias. As taxas ainda estão muito parecidas com a da Selic, fazendo que o valor contratado do financiamento quase dobre ao final do período.

Nas simulações feitas pelo Correio do Estado, por exemplo, as taxas de juros em financiamentos imobiliários no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que utiliza os recursos do sistema brasileiro de poupança, variaram entre 9,5% e 12,5% ao ano, a depender do relacionamento que o cliente tem com o banco.

O economista Renato Gomes explica que o panorama está também relacionado aos resgates e os saques que têm acontecido nas aplicações da poupança.

“Os brasileiros estão tirando dinheiro da poupança pela baixa atratividade, uma vez que essas pessoas estão interpretando, que não está compensando manter o dinheiro na poupança”, pontua.

Gomes destaca ainda que os valores acumulados na poupança são destinados para aquisições imobiliárias por meio do SBPE, uma modalidade de crédito que depende dos recursos da poupança. 

“Esse recurso fica escasso e, portanto, ocorre uma queda na quantidade, no volume de financiamento advindo desta linha de crédito, que é o financiamento imobiliário pela poupança”, detalha o economista.

HISTÓRICO

Nos seis anos anteriores, houve uma instabilidade no volume de negócios fechados através dos financiamentos com recursos da poupança.

De acordo com o relatório da Abecip, entre 2018 e 2021 os números de unidades e valores negociados ficaram em ascensão. Já nos dois últimos anos houve declínio nos financiamentos.

 

Em 2018 foram 3.544 imóveis financiados em Mato Grosso do Sul. O número subiu para 4.038 em 2019, para 6.200 em 2020 e atingiu o ápice em 2021, quando 10.543 unidades foram negociadas no Estado.

Conforme agentes do setor, a pandemia da Covid-19 impactou em mais pessoas trabalhando de casa e com isso muitos saíram do aluguel e compraram a casa própria no período. 

Em valores, o montante também teve ascensão nos anos citados, saindo de R$ 759,076 milhões nos 12 meses de 2018 para R$ 2,653 bilhões em 2021, alta 249% no período. 

Já em 2022, o valor disponibilizado para financiamentos imobiliários com recursos da poupança no Estado reduziram para R$ 2,606 bilhões, resultado 9.104 moradias negociadas. Enquanto no ano passado, houve uma segunda queda tanto em valores (R$1,826 bilhão) quanto em unidades financiadas (5.944).

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Economia

Petrobras quer retomar obras em navios inacabados pré-Lava Jato

Embarcações eram construídas por estaleiro que fechou as portas após início da operação

18/04/2024 21h00

Fernando Frazão; Agência Brasil

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A Petrobras estuda uma maneira de retomar as obras de dois navios petroleiros remanescentes das encomendas feitas ainda no primeiro programa de revitalização da indústria naval brasileira, nas primeiras gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As embarcações eram construídas pelo estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), que fechou as portas em 2015 após a descoberta do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Hoje, elas pertencem ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que financiou as obras.

Os dois navios eram parte de um contrato de quatro embarcações do tipo Panamax assinado entre o Mauá e a Transpetro, subsidiária da Petrobras para o transporte de petróleo e derivados.

Delas, apenas uma foi entregue. Outras duas estavam em fase avançada de construção e a quarta, ainda em estágio inicial. Os navios mais avançados passaram anos no cais do estaleiro Mauá e hoje estão no estaleiro Ilha, na zona norte do Rio, que pertence ao mesmo grupo.

Em evento sobre o setor nesta quinta-feira (18), o presidente da Transpetro, Sergio Bacci, disse que a empresa vem negociando com o BNDES a compra dos navios para concluir as obras. "É intenção da Transpetro retomar esses navios", afirmou.

Uma das embarcações sofreu inundações na casa de máquinas durante o período em que esteve parado no Mauá, o que danificou o motor. A troca demandaria abrir novamente o casco, o que é um desafio ao projeto.

"Não é simples", afirmou Bacci. "Para trocar o motor tem que fazer uma cesariana no navio", comparou. A ideia seria contratar um estaleiro para realizar a operação e concluir as obras.

Na época, os navios foram encomendados por US$ 87 milhões, cada um. Foi a última licitação de navios do programa naval dos primeiros governos Lula, que tenta novamente fomentar a atividade do setor.

A Transpetro prepara-se para lançar licitação para a encomenda de quatro navios para o transporte de combustíveis, já aprovadas pela Petrobras, mas cujo leilão depende de medidas do governo para ampliar competitividade dos estaleiros brasileiros.

Entre elas, está a retomada da cobrança de imposto de importação sobre navios, que ficaram isentos em lei aprovada pelo governo Jair Bolsonaro (PL). Outra é a aprovação pelo Senado de projeto de lei que acelera a depreciação de ativos industriais no país, que já passou pela Câmara.
Bacci reforçou que a Transpetro estuda contratar mais doze navios --quatro de combustíveis líquidos e oito de gás de cozinha-- mas a encomenda ainda não foi aprovada pela Petrobras e, portanto, deve ficar para 2025.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defendeu que, apesar dos problemas do passado, o Brasil deve voltar a fomentar a indústria naval "sem nenhum sentimento de culpa".

Ele apresentou a demanda da Petrobras para o setor, que inclui módulos de plataformas de produção de petróleo, desmantelamento de plataformas antigas e a construção de navios e embarcações de apoio à produção.

A companhia já lançou licitação para 12 barcos de apoio a plataformas em alto mar e planeja licitar mais 10 ainda este ano. Outros 11 serão necessários até 2030. Ao todo, são previstos investimentos de US$ 2,5 bilhões, com a geração de 28 mil empregos.

Prates defendeu também a retomada de obras de refino paralisadas pela Lava Jato, como a Refinaria Abreu e Lima e o antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).
"Temos que terminar, vamos retomar uma por uma. Vai virar o quê? Elefante branco, com 80% concluído, como essa planta de fertilizantes do Mato Grosso do Sul? Se for viável, faremos."

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