Wyatt, candidato da Coalizão Liberal, conseguiu a cadeira de Hasluck, na cidade de Perth, no oeste do país.
Outros três candidatos aborígines, Leo Abbott, também da Coalizão Liberal; Barbara Shaw, dos Verdes; e Tauto Sansbury, do Partido Trabalhista não receberam os votos suficientes.
A Austrália teve dois senadores aborígines em sua história, Neville Bonner, no começo dos anos 70, e Aden Ridgeway, nos anos 90.
A apuração das igualadas eleições do sábado passado continua e com 83% dos votos apurados trabalhistas e conservadores dividem 72 e 73 cadeiras, respectivamente, dos 150 da Câmara Baixa do Parlamento federal.
O Partido Verde tem garantido um assento, o de Adam Brand, que já anunciou que se unirá com os trabalhistas.
Também estão os três independentes que se uniram (Bob Katter, Rob Oakeshott e Tony Windsor) e Andrew Wilkie, um antigo assessor do governo de Canberra que renunciou em 2003 ao discordar sobre a intervenção armada no Iraque.
Para formar governo, a primeira-ministra trabalhista Julia Gillard ou o conservador da Coalizão Liberal, Tony Abbott, precisam do apoio de pelo menos 76 congressistas.
(Informações do Estadão)