Cidades

EUA

Casa Branca diz que não comentará sobre delator de monitoramento

Casa Branca diz que não comentará sobre delator de monitoramento

Redação

10/06/2013 - 18h30
Notícia sem imagem

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse hoje que o governo americano não comentará oficialmente sobre a revelação de Edward Snowden, delator do monitoramento de telefones americanos e dados de usuários de internet de todo o mundo pelos Estados Unidos.

Na entrevista coletiva diária, o representante afirmou que a administração do presidente Barack Obama também não dará informações oficiais sobre as investigações do vazamento de dados da Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês).

Carney ainda defendeu Obama e pediu aos membros do governo do republicano George W. Bush que reconheçam os avanços do democrata em relação às liberdades civis. "Eu acredito que o histórico de transparência do presidente é amplo e significante".

Ele citou as guerras do Iraque e do Afeganistão, as acusações de torturas, as prisões de Guantánamo e as gravações ilegais de escutas telefônicas, como coisas feitas por Bush que foram desarticuladas por Obama. "Em todos os casos, a política do presidente foi bem diferente".

Para o porta-voz, o presidente cumpriu sua promessa de lutar contra o terrorismo, usando apenas a lei. "Se olhamos como essa luta foi travada no governo anterior e como está sendo feita agora, ele conseguiu cumprir sua promessa".

Ele voltou a dizer que o governo americano apresentou todas as informações sobre o vazamento de dados telefônicos e de internet aos membros do Congresso e que o monitoramento foi guiado por ordens judiciais pedidas pelo Executivo.
Republicanos

Esta é o primeiro pronunciamento oficial de um integrante do governo americano após Edward Snowden ser revelado em uma entrevista ao jornal britânico "Guardian", ontem. O delator do monitoramento está há dez dias em Hong Kong, onde pretende pedir asilo a outro país.

Na noite de ontem, integrantes republicanos do governo pediram a extradição do ex-técnico da CIA. O chefe do Subcomitê de Segurança Nacional da Casa Branca, o republicano Peter King, que pediu o início do processo de extradição do delator "o mais rápido possível".

"Os Estados Unidos devem deixar claro que nenhum país pode lhe dar asilo. Essa é uma situação que causou uma extraordinária consequência à inteligência americana".

O porta-voz do diretor nacional de inteligência disse que o caso foi entregue ao Departamento de Justiça e que está sendo avaliado o dano causado por Snowden. "Qualquer pessoa que tem um certificado de segurança tem a obrigação de proteger informação confidencial e cumprir a lei", disse Shawn Turner. 

ACIDENTE GRAVE

Acidente na BR-163 entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta

A vítima foi identificada como Sidney de Souza Arruda, de 38 anos, e era condutor do carro. Ele era trabalhador rural no município de Rio Verde

07/11/2026 09h45

Acidente ocorreu na BR-163, entre as cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso

Acidente ocorreu na BR-163, entre as cidades de São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso Reprodução / Fica Dica SGO

Continue Lendo...

Cidades

CPI da Câmara quer focar a gestão de Adriane e a crise do tapa-buraco

Apesar de contratos terem sido assinados em 2018, na administração de Marquinhos, vereadores miram a gestão atual

07/11/2026 09h30

Ruas da Capital estão repletas de crateras em diversos bairros

Ruas da Capital estão repletas de crateras em diversos bairros Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).