Cidades

preocupação

Pelo menos 36 podem ter morrido em erupção inesperada de vulcão no Japão

Pelo menos 36 podem ter morrido em erupção inesperada de vulcão no Japão

Redação

29/09/2014 - 16h08
Notícia sem imagem

Pelo menos 36 pessoas podem ter morrido em consequência da inesperada erupção de um vulcão japonês que lançou cinzas e pedras sobre pessoas que faziam caminhadas no sábado (27).

As equipes de resgate já encontraram mais de 30 pessoas inconscientes no fim de semana, mas ainda não confirmaram a morte de todas elas.

A busca de vítimas foi abandonada nesta segunda-feira (29) por causa da preocupação das autoridades com os níveis crescentes de gases de tóxicos.

As equipes de resgate no pico do monte Ontake, agora sob uma espessa camada de cinzas, encontraram nesta segunda-feira cinco pessoas mortas que teriam sido vítimas da erupção no segundo maior vulcão ativo do Japão.

A erupção do pico de 3.067 metros, localizado a 200 quilômetros a oeste de Tóquio, ocorreu quando o local, uma área popular para caminhadas, estava repleta de pessoas que subiam a montanha, incluindo crianças.

"Dos 303 montanhistas registrados no sábado antes da escalada (além dos mortos e feridos encontrados), não temos notícias de oito. O número de desaparecidos pode aumentar porque alguns não se registraram", disse o porta-voz do governo.

Dez pessoas já foram confirmadas mortas e 63 ficaram feridas, algumas com ossos quebrados.

Mais de 500 socorristas foram até o topo da montanha na segunda, e helicópteros transportavam os corpos em macas.

Porém, como no domingo, as buscas foram interrompidas devido à forte concentração de enxofre.
Especialistas disseram que era difícil prever a erupção, apesar de tremores na região registrados este mês, uma vez que não houve outras mudanças na montanha.

A erupção mais mortal no Japão até agora foi em 1991, quando 43 pessoas morreram após erupção no monte Unzen, no sul do país.

A última erupção ocorrida no monte Ontake foi em 1979. A montanha é um dos grandes destinos turísticos de escalada do país e recebe um grande número de turistas.

Casa Própria

Campo Grande terá 1.264 novas casas populares; veja quem terá prioridade

Empreendimento nas Moreninhas já está em construção e terá 127 imóveis reservados para famílias cadastradas na Emha; primeiras unidades poderão ser adquiridas em dezembro.

06/11/2026 17h43

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha.

Prefeitura de Campo Grande firma acordo para construção de 1.264 moradias populares na região das Moreninhas, com reserva de unidades para famílias cadastradas na Emha. Foto: Divulgação/Pacaembu Construtora

Continue Lendo...

Retomada

Justiça autoriza ex-vereador Tiago Vargas retirar tornozeleira eletrônica

Retomada oficial de Tiago Vargas à policia foi publicada no último dia 27 de outubro

06/11/2026 17h30

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente

Ex-vereador de Campo Grande foi reitegrado à Polícia Civil recentemente Fotos: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).