O menino de 4 anos vítima de tortura cometida por parentes durante rituais de magia negra deve ter alta hospitalar nos próximos dias. Integrantes da equipe médica que cuida da criança desde o dia 23 do mês passado afirmam que além do comprometimento psicológico, a única sequela que o menino pode ter é em um dos olhos. Ele também não chama por nenhum parente.
Em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (4), a médica pediatra Patrícia Otto afirmou que quando a criança chegou ao hospital, as lesões de queimaduras estavam em fase de cicatrização, mas todas infeccionadas. O tratamento inicial foi composto por medicação com antibióticos.
Cirurgiões plásticos avaliaram o garoto, mas todas as lesões, principalmente no rosto, eram superficiais e nenhuma cirurgia plástica será necessária.
Segundo a médica, uma das lesões mais graves da criança era inchaço em uma das orelhas em razão de queimaduras. “Apesar da seriedade do ferimento, era superficial e não comprometeu a audição, fizemos pulsão e faremos outra para retirar todo o sangue”, conta.
Uma das sequelas que o garoto pode ter de conviver por toda a vida é o comprometimento visual. Na primeira avaliação, a equipe médica até cogitou perda total da visão de um dos olhos, o esquerdo, mas a visão já voltou 80% e a expectativa é que o quadro melhore ainda mais. A visão do olho direito voltou praticamente 100%.
Os ferimentos nos olhos foram causados, segundo apura a polícia, por pinga quente jogada pelos parentes. Os tios avós, um primo e a avó adotiva estão presos suspeitos de envolvimento no crime.
FUTURO
Desde que foi internado, o garoto ganhou cerca de 2,3 quilos e continuará sendo acompanhado por equipes de profissionais.
A psicóloga Alexandra do Nascimento é uma das que continuará atendendo a criança. Ela conta que no início, o menino estava bastante arredio, mas que agora brinca com todos.
“O foco do tratamento não é voltado para os traumas, mas sim para que ele aceite o tratamento. Os Procedimentos invasivos, causam dor, o meu trabalho é prepará-lo para isso”, disse.
Ontem, a criança ganhou vários presentes e uma visita especial. Voluntários da Liga do Bem foram até o hospital e brincaram com ele, até fantasia do homem aranha o pequeno ganhou.