Cidades

Segurança

Paralisação ganha força e mais agentes cruzam os braços

Outras 4 unidades prisionais aderiram ao movimento na tarde de ontem

Redação

27/04/2016 - 11h39

Paralisação de agentes penitenciários que começou na última segunda-feira (25), no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, se estende em todo Mato Grosso do Sul. Na manhã de hoje (27), agentes das penitenciárias de Dourados, Rio Brilhante e Jardim, aderiram ao movimento.

Ao Portal Correio do Estado, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinsap), André Luiz Santiago, relatou que está aguardando o contato do Governo do Estado para discutir o assunto. “Enviamos as nossas reivindicações para o governo e estamos aguardando o contato para debater os temas. Posso dizer que até agora, nada mudou”, frisou.

Na tarde de ontem (26), agentes das penitenciárias de Corumbá, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti e Bataguassu cruzaram os braços, e mais trabalhadores podem aderir ao movimento até o final da semana.

Categoria pede reforço na segurança e adequação no banho de sol dos presos. “Os agentes estão seguindo uma rotina diferenciada, 90 % deles não estão mais se alimentando nos presídios. A outra reivindicação é diminuir o tempo de banho de sol, que hoje é de 5 horas, enquanto na realidade, deveria ser de 2 horas”, comentou. 

Atentados
A reclamação da classe trabalhadora surgiu após agentes penitenciários terem sido intoxicados por presos da Penitenciaria de Segurança Máxima de Campo Grande, na semana passada. A suspeita é de que os presos tenham colocado entorpecentes ou medicamento controlado na garrafa de café dos agentes.

Dias antes, ônibus foram alvos de ataques, ocasião em que passageiros e motoristas foram ameaçados de morte. As ações criminosas teriam sido comandadas por integrantes da facção Primeiro Comando Capital (PCC), em represália a treinamentos de agentes nas unidades prisionais do Estado, com o uso de arma de fogo.

IFRIT

Advogado de Hoffman diz que traficantes eram apenas informantes

Material da Polícia Federal traz imagens do ex-delegado da Denar em comemorações, churrascos e até karaokê com um dos supostos chefes do tráfico em Ponta Porã

06/11/2026 12h25

PF e MPMS suspeitam do envolvimento do delegado Hoffman no desvio de drogas em MS

PF e MPMS suspeitam do envolvimento do delegado Hoffman no desvio de drogas em MS Gerson Oliveira

Continue Lendo...

PREVIDÊNCIA

Justiça derruba liminar e libera ao Master R$ 1,4 milhão retido pelo IMPCG

Decisão do TJMS desfaz bloqueio de consignados usado pela prefeitura para tentar recuperar investimento

06/11/2026 12h15

TJMS revogou autorização para reter parcelas de consignados que o IMPCG pretendia usar na recuperação de investimento no Banco Master

TJMS revogou autorização para reter parcelas de consignados que o IMPCG pretendia usar na recuperação de investimento no Banco Master Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).