Cidades

Julgamento

Contrários a Lula programam carreata caso HC seja concedido

Manifestação será logo após o fim da análise feita pelo STF

Redação

04/04/2018 - 11h15

Os grupos contrários ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que pedem que seja negado o pedido de habeas corpus, programam uma carreata para o início da noite de hoje (4), caso os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitem o pedido que mantém o petista livre, mesmo após a condenação em segunda instância no caso do triplex do Guarujá.

Conforme Lucas dos Santos, de 20 anos, do grupo Movimento Brasil Livre (MBL), assim que o julgamento estiver concluído, os manifestantes devem sair em protesto. “Se o habeas corpus for aprovado, vamos fazer uma carreata saindo da Igreja Perpétuo Socorro até o Ministério Público Federal, onde vamos cantar o hino nacional”, explicou.

No caso do pedido de liberdade do ex-presidente ser negado, o grupo não deve se manifestar, conforme Lucas.

FALA POVO
O Portal Correio do Estado foi às ruas nesta manhã perguntar a alguns campo-grandenses o que esperam do julgamento desta tarde. Boa parte acredita que o habeas corpus será negado.

“Provavelmente ele deve ser condenado, por tudo que estão falando, mas, para mim, as provas apresentadas são todas instáveis. Não deveria ser condenado”, disse o funcionário público Willian Medina, de 29 anos.

O garçom Bento da Silva, de 56 anos, também acredita que o pedido será negado e o ex-presidente será preso. “Mas gostaria que fosse concedido. Ele ajudou muita gente, foi mais humilde. Para o povo ele foi muito bom”, comentou.

“Foi um dos melhores. Ele fez muita coisa”, resumiu o pedreiro Ailton Pereira, de 64 anos. “Ele foi o candidato dos pobres, mas pelo que estão noticiando deve ser condenado sim. Uma pena, porque ajudou muita gente”, completou o aposentado Luiz Carlos Francisco, de 71 anos.

JULGAMENTO
O STF retoma hoje o julgamento do habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal.

O caso começou a ser julgado no dia 22 de março, mas a sessão foi interrompida na Corte. Com isso, o ex-presidente ganhou um salvo-conduto para não ser preso até a decisão desta tarde. Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês na ação penal do triplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.

No julgamento de hoje, os 11 ministros que compõem a Corte devem entrar no mérito do pedido de Lula, o que não foi abordado no dia 22 de março. Ao entrar no mérito, a questão de fundo a ser discutida pelo plenário do Supremo será a possibilidade de execução provisória de pena por condenado em segunda instância, mesmo que ainda existam recursos contra a condenação pendentes de análise em tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou o próprio STF.

*Com informações da Agência Brasil

EMPRÉSTIMO

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Em caso de inadimplência nas obras de pavimentação e tapa-buracos, leis autorizam retenção de impostos constitucionais como FPM, ICMS e IPVA

06/11/2026 11h40

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

operação malleus III

BOPE prende nove em operação contra o crime organizado

12 mandados de prisão foram expedidos pelo Poder Judiciário

06/11/2026 11h33

BOPE cumprindo 12 mandados de prisão em diversos pontos de Campo Grande

BOPE cumprindo 12 mandados de prisão em diversos pontos de Campo Grande Foto: divulgação/BOPE-PMMS

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).