Cidades

Mato Grosso do Sul

A cada hora, duas mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Estado

De janeiro até novembro, foram registrados 17.222 casos de violência doméstica, 1.464 estupros e 38 feminicídios em MS

Continue lendo...

No domingo (20), uma mulher trans de 37 anos foi morta a pauladas pelo companheiro no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Ela foi a 38ª vítima de feminicídio neste ano em Mato Grosso do Sul, estado em que, a cada hora, duas mulheres sofrem algum tipo de violência. 

O autor do crime, Juarez de Oliveira Souza, foi preso em frente a um ponto de ônibus ao tentar fugir. Aos policiais, o homem relatou que a briga foi motivada pela cobrança de uma dívida. 

Em depoimento, os vizinhos afirmaram que ouviram vários gritos e, ao presenciarem a briga, viram que Juarez ameaçava a vítima enquanto empunhava uma faca. Para se defender, a mulher pegou um pedaço de madeira. 

Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Elaine Benicasa, Juarez tomou o pedaço de madeira da companheira e desferiu o primeiro golpe no pescoço dela. A vítima foi ao chão, momento em que o suspeito a agrediu mais três vezes na cabeça. 

Já muito ferida, a vítima ficou imóvel no chão. Os vizinhos acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O óbito foi constatado pelos socorristas. 

Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de janeiro até 22 de novembro deste ano, 18.724 crimes foram cometidos contra mulheres em MS. 

Neste recorte, foram 17.222 casos de violência doméstica, 1.464 registros de estupros e 38 feminicídios. Por dia, a média de crimes praticados contra mulheres é de 57,2 ocorrências, por volta de 2,3 agressões a cada hora. 

Ao Correio do Estado, Elaine Benicasa explicou que há um aumento considerável e constante de um ano para o outro de todos os crimes de violência contra a mulher. 

“Na Capital, apenas no ano de 2022, nós já temos 10 feminicídios consumados. Se analisarmos como um todo e fazermos um panorama desde 2015, quando a Casa da Mulher Brasileira foi criada, nós temos uma oscilação de cinco a dez crimes de feminicídio ocorridos por ano”, salientou a titular da Deam.

CASO MAIS RECENTE

Por dia, quatro crianças e adolescentes são estuprados em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Sejusp. O caso mais recente no Estado foi registrado na segunda-feira (21), em Campo Grande. 

Um pai de santo de 63 anos foi preso em flagrante após estuprar uma adolescente de 15 anos, durante sessão individual em um centro espírita. 

Aos policiais, a mãe da vítima informou que a filha saiu da sessão extremamente nervosa e informou que havia sido tocada em sua genitália pelo idoso, sob suas vestes. Além disso, a jovem informou que o suspeito a obrigou a tocar seu órgão genital. 

Sobre os fatos, o autuado informou aos policiais militares que não se recordava de nada, pois estava supostamente incorporado pela entidade Ogum Beira Mar. Em interrogatório, o autor informou que estava semiconsciente e que não se recorda com detalhes do ocorrido. 

O suspeito alegou, ainda, que tudo que é feito durante a sessão espírita é reservado entre o incorporado (entidade) e a pessoa atendida. Ele justificou que o espírito incorporado retira a energia negativa de espíritos obsessores por meio das partes íntimas e alegou que a vítima estava “carregada” e cheia de problemas em sua vida pessoal. 

Essa alegação foi rebatida pela Federação das Religiões de Povos de Terreiro de Mato Grosso do Sul – Ajô Nilê. Em nota, a instituição afirmou que o suposto pai de santo não é filiado à federação e não é possível afirmar que ele seja realmente um sacerdote de umbanda, “uma vez que tanto a religião de umbanda quanto seus adeptos jamais cometeriam uma atrocidade desta monta”.

A federação complementa que “não procedem, de forma alguma, as alegações de que a entidade Ogum Beira Mar, ou qualquer outra que se manifesta na umbanda, cometeria ato de tamanha atrocidade, com uma jovem ou qualquer outra pessoa’’, afirmou em nota o presidente da federação e babalorixá Bàbá Deá Odé. 

O Correio do Estado consultou o advogado criminalista Gustavo Scuarcialupi, que explicou que o argumento do suposto pai de santo, de que ele não estaria consciente durante o crime, não deve ser considerado. 

“No nosso Direito Penal tem que ter o elemento subjetivo, e no caso do estupro, apenas o dolo [a intenção de praticar o crime]. O suspeito tem a possibilidade de argumentar nesse sentido da ‘falta de consciência’, mas acredito que não vai para frente, até pelos precedentes de depoimentos psicografados [por espíritos], que não foram tidos como válidos”, disse Scuarcialupi. 

O suposto pai de santo ontem passou por audiência de custódia e teve a prisão decretada pela Justiça. Ele vai responder por estupro de vulnerável. A polícia investiga se existem outras vítimas do idoso. 

ESTUPRO

Na madrugada do dia 20, uma motorista de aplicativo de 27 anos foi estuprada durante a corrida pelo passageiro de 25 anos. Segundo o boletim de ocorrência, ao embarcar no veículo, o homem a ameaçou com uma arma de fogo, obrigando-a a seguir pelo caminho que ele indicava. 

O estupro ocorreu em uma rua do Jardim Columbia e, após o crime, a vítima ainda foi obrigada a deixar o passageiro no endereço que ele havia informado inicialmente. Ao sair do local, a vítima pediu ajuda a outros motoristas de aplicativo, que acionaram a Polícia Militar. 

O estuprador foi preso em casa, no mesmo local onde a vítima o havia deixado.

“O autor foi preso não só pelo crime de estupro, mas, no mesmo contexto, ele ainda teria ainda roubado a vítima mediante arma de fogo sem registro. Na maioria das vezes em crimes dessa natureza, crimes de ódio, estupro e principalmente feminicídio, há de forma imediata a conversão do flagrante em prisão preventiva”, destacou Elaine Benicasa. 

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados neste ano, apontam que Campo Grande é a capital com a maior taxa de estupro no País, com 80,2 casos a cada 100 mil habitantes. Em todo o ano passado, 735 ocorrências foram registradas no município. 

Para se ter uma ideia, capitais com densidade populacional semelhante à da Cidade Morena, como Natal (RN) e Teresina (PI), têm uma taxa de 17,7 e 40,3 casos a cada 100 mil habitantes, respectivamente. 

Em números absolutos, Campo Grande aparece como a terceira capital do Brasil que mais registrou estupros no ano passado. O número é inferior apenas ao de São Paulo e do Rio de Janeiro, com 2.339 e 1.600 casos, respectivamente, em 2021. 

Fonte: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Saiba: Como denunciar - A Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que esteja presenciando alguma situação de violência também pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar. 
 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Helena é o nome mais registrado pelos pais em Mato Grosso do Sul em 2025

Cecília e Miguel aparecem na sequência entre as preferências das famílias sul-mato-grossenses

22/12/2025 19h20

Ao todo, 565 Helenas foram registradas no Estado

Ao todo, 565 Helenas foram registradas no Estado Crédito: Freepik

Continue Lendo...

O nome Helena foi o mais escolhido pelos pais em Mato Grosso do Sul no ano de 2025, de acordo com a pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de MS (Arpen-MS). Ao todo, 565 meninas foram registradas com este nome no Estado, garantindo a liderança no ranking dos nomes mais registrados nos Cartórios de Registro Civil sul-mato-grossenses.

Na segunda posição aparece o nome Cecília, com 447 registros, seguido de Miguel, na terceira colocação, com 392, evidenciando a forte preferência por nomes clássicos, curtos e de fácil pronúncia entre as famílias do estado. O ranking também revela equilíbrio entre nomes tradicionais e tendências contemporâneas, com destaque para escolhas femininas consistentes.

Além de Helena, Cecília e Miguel, figuram entre os nomes mais registrados em MS: Maitê (361), Ravi (346), Aurora (337), Gael (328), Heitor (318), Arthur (308) e Alice (280). O ranking estadual também destaca a presença de nomes femininos como Antonella, Heloísa, Laura, Olívia e Valentina, além de nomes masculinos tradicionais como Samuel, Davi, Theo, Bernardo e Noah.

“Quando os pais escolhem um nome, eles carregam expectativas, histórias e sentimentos. O ranking revela que, em Mato Grosso do Sul, há uma preferência clara por nomes que atravessam gerações, mostrando como tradição e afeto continuam presentes nas decisões das famílias.”, disse o presidente da Arpen/MS, Marcus Roza.

Na Capital, a perspectiva é semelhante, com os nomes Helena, Cecíla e Miguel entre os mais escolhidos. Há apenas duas diferenças em relação ao top 10: teve mais Heitor (132) do que Aurora (123); e Gael (97) não figura entre os mais registrados, dando lugar a Arthur, com 119 registros.

Nomes mais registrados em MS

1º Helena – 565
2º Cecília – 447
3º Miguel – 392
4º Maitê – 361
5º Ravi – 346
6º Aurora – 337
7º Gael – 328
8º Heitor – 318
9º Arthur – 308
10º Alice – 280

Nomes mais registrados em Campo Grande

1º Helena – 225
2º Cecília – 189
3º Miguel – 160
4º Maitê – 141
5º Ravi – 140
6º Heitor – 132
7º Aurora – 123
8º Arthur – 119
9º Alice – 114
10º Samuel – 109

Nomes masculinos mais registrados em MS

1º Miguel – 392
2º Ravi – 346
3º Gael – 328
4º Heitor – 318
5º Arthur – 308
6º Samuel – 266
7º Davi – 250
8º Theo – 236
9º Bernardo – 230
10º Noah – 229

Nomes femininos mais registrados em MS

1º Helena – 565
2º Cecília – 447
3º Maitê – 361
4º Aurora – 337
5º Alice – 280
6º Antonella – 276
7º Maria Cecília – 248
8º Heloísa – 193
9º Laura – 183
10º Maria Helena – 179

Arpen-MS

O levantamento integra a base do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país e reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o território nacional. A plataforma permite consultas por nomes simples ou compostos, com recortes por estados e municípios, oferecendo um panorama detalhado das tendências regionais.

"Gancho"

Detran-MS suspendeu quase 20 mil habilitações em 2025

Do total, cerca de 14 mil condutores foram suspensos por excesso de pontos na CNH

22/12/2025 18h00

Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Detran suspendeu quase 20 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) em Mato Grosso do Sul ao longo de 2025. As penalidades foram aplicadas a motoristas que ultrapassaram o limite de pontos ou cometeram infrações que resultam em suspensão imediata do direito de dirigir.

Do total, cerca de 14 mil condutores foram suspensos por excesso de pontos na CNH, quando o motorista atinge 40, 30 ou 20 pontos em um período de 12 meses, conforme a quantidade de infrações gravíssimas, outros 5.565 motoristas perderam o direito de dirigir por suspensão direta, aplicada em casos como conduzir o veículo em velocidade superior a 50% do limite permitido, entre outras infrações previstas em lei.

Todos os 19.565 motoristas foram afastados temporariamente das vias e obrigados a realizar o Curso de Reciclagem, exigido para recuperar a habilitação.

Infrações 

Até 16 de dezembro de 2025, o estado registrou 976.157 infrações de trânsito. O excesso de velocidade respondeu por 44,06% das autuações, somando casos de até 20%, de 20% a 50% e acima de 50% do limite permitido.

Outras infrações mais recorrentes em 2025 foram avançar sinal vermelho ou parada obrigatória, não usar cinto de segurança e uso de celular ao volante. Mais de 4.500 motoristas também foram penalizados por recusar o teste do bafômetro.

Cassação

Ao longo dos últimos 12 meses, 2.735 condutores tiveram a CNH cassada por reincidência, principalmente por continuarem dirigindo mesmo após a suspensão. A cassação impede o motorista de dirigir por um período mais longo e exige novo processo de habilitação.

O número de recursos administrativos apresentados de forma digital também aumentou. Em 2025, foram registrados 3.862 recursos online, crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Em 2022, foram 1.032 recursos digitais; em 2023, 1.247; e em 2024, 3.227.

Saiba*

Os serviços podem ser acessados pelo Portal de Serviços, aplicativo Meu Detran MS e atendimento via WhatsApp.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).