Quem passa pela Praça dos Imigrantes, como mostram imagens captadas ainda ontem (04) e encaminhadas à equipe de reportagem, se depara com um canteiro de obras incompletas e, mais recente, como se não bastasse o "abandono", um vazamento de proporções imensuráveis no local a céu aberto.
Como é possível verificar na gravação, a vazante de água está presente não só em um ponto, sendo dois encanamentos da Praça dos Imigrantes que despejam litros e litros, sem registro no local para que qualquer um possa fechar e encerrar o derramamento.
Enquanto é possível observa a pressão de um encanamento local despejar litros em uma espécie de caixa de esgoto, outro ponto do local jorra da parede uma quantidade imensurável de água que escorre em direção à rua Barão de Melgaço. Confira:
Relembre
Essa praça, no "coração" da Cidade Morena", recebeu sua última reforma há cerca de 25 anos, sendo que ainda em junho de 2022 um investimento de R$ 128 mil foi anunciado para revitalização do ponto.
Já em 1º de agosto de 2023, em agenda na praça, a prefeita Adriane Lopes assinou nova ordem para execução das obras por parte da empresa Tascon Engenharia.
Nesse evento, às vésperas do ano eleitoral, a chefe do Executivo chamou a secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Mara Bethânia Gurgel, e o então responsável pela pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, para posarem na assinatura da ordem.
Com pompa e circunstância, uma orquestra foi colocada debaixo do sol para "celebrar" a assinatura e, em menos de um ano o espaço já estava esquecido, acumulando lixo e vandalismos, como é possível visualizar no "antes e depois" abaixo.
Pelo portal de transparência das obras da Cidade Morena, a revitalização da Praça dos Imigrantes é descrita como com 63% da obra concluída, sendo que o prazo de conclusão estipulado data de 13/09/2023;
Passados mais de um ano e quatro meses, a Praça que teve calçamento arrancado, que retirou a exposição permanente de artesanato do local e migrou de ponto o tradicional Sarau de Segunda, parece longe de ser concluído.
Nota retorno
Em retorno à equipe, o Executivo Municipal indicou que a antiga empresa desistiu e pediu recisão do contrato, sendo preparada ainda uma nova licitação e, portanto, não há previsão de quando a obra deve ser finalizada.
Confira a nota retorno na íntegra:
"A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) informa que está em fase de preparação uma nova licitação para a continuidade da obra de revitalização do espaço.
Após a conclusão do processo licitatório e a assinatura do contrato, será definido o prazo para que a empresa vencedora finalize os trabalhos.
A obra foi temporariamente paralisada devido à rescisão contratual por parte da empresa anteriormente responsável.
Durante esse período de suspensão, a Sisep mantém a área sob cuidados, realizando serviços de limpeza e manutenção.
No último dia 30 de janeiro, inclusive, foi efetuada a limpeza geral no local, que tem ocorrido de maneira programada, demonstrando o compromisso da Secretaria com a conservação do espaço até a retomada das obras.
A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) informa que equipes da Guarda Civil Metropolitana realizam rondas na localidade diuturnamente.
O ponto de vazamento, inclusive, foi averiguado por um dos servidores em momento de ronda, e este acionou equipe da Sisep para que seja inserida no cronograma de serviços a manutenção".