Cidades

SAÚDE

Ação de testagem de IST acontece neste fim de semana em Campo Grande

SESAU realiza teste e orientação em alusão ao Dezembro Vermelho

Continue lendo...

Dentro da programação da Campanha de Prevenção ao HIV/AIDS, durante o Dezembro Vermelho - mês de conscientização para a importância do diagnóstico e tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) disponibiliza neste sábado (03) e domingo (4) testagem e orientação em dois lugares com grande fluxo de pessoas.

Com o tema “Vencendo o Preconceito I=I”, o serviço de IST/AIDS Hepatites Virais da SESAU realiza a ação no sábado em frente ao Camelódromo, tradicional Centro Comercial Popular, localizado na Av. Noroeste, 5089 - Centro.

E no domingo os profissionais atenderão nos Altos da Avenida Afonso Pena, nas proximidades da Cidade do Natal com atendimentos a partir das 8 horas da manhã. 

Nos dois dias serão disponibilizados testes rápidos de HIV, HCV, HBV e Sífilis. Ações como esta estão previstas para acontecer nos dias 10, 11 e 17 de dezembro também no Camelódromo, conforme calendário do serviço.

Campo Grande também sediará, nos dias 06 e 07 de dezembro, o 1º Seminário de Integração da Rede do Cuidado da PVHA em Mato Grosso do Sul no auditório do LAC, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No evento, os profissionais dos diversos setores da Sesau e instituições parceiras estarão presentes.

É de extrema importância trazer este assunto, já que a população sexualmente ativa e jovens entre 15 a 49 anos devem ser conscientes sobre o uso de camisinha em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) pois o preservativo (masculino ou feminino) ainda é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C, assim como afirma a chefe do serviço de ISTs e hepatites virais da SESAU, Isabelle Mendes.

“Esse é o principal método e o mais eficaz para prevenir o aumento de novas infecções, além de ações de testagem, pré e pós aconselhamento e distribuição de material informativo. O diagnóstico precoce também é fundamental para que haja maior eficácia do tratamento, por isso a importância da testagem”, afirma Isabelle.

São estimadas cerca de 3 mil pessoas durante o mês de dezembro para as atividades como: testes rápidos de HIV/AIDS, distribuição de materiais informativos e insumos para a população. As atividades de testagem rápida deverão continuar após a campanha nas unidades básicas de saúde e de saúde da família.

CASOS

Em Campo Grande, existem pelo menos 5.852 pessoas convivendo com HIV/Aids e, desse total, 280 receberam diagnóstico de HIV em 2020, e 108 com Aids, que é quando o não tratamento do indivíduo desenvolve o adoecimento dele. Já em 2021, foram 309 diagnósticos de HIV e 159 de Aids. 

No ano presente, até 23 de novembro, foram registradas 198 pessoas que receberam o diagnóstico de HIV e 110 de Aids.

O diagnóstico de Aids não está diretamente ligado com os de HIV, tendo em vista que a pessoa pode saber que convive com o vírus, porém, não adoece e não segue o tratamento descobre algum tempo depois que tem a síndrome.

Outro dado que preocupa a Sesau é do número de abandonos de tratamento - que equivale ao período maior de 100 dias sem retirar a medicação. Em 2021, 663 pessoas abandonaram o tratamento e neste ano, até o momento, são 722 pessoas. 

Não houve casos novos e a diferença entre os dados dos dois anos resulta no número de novos abandonos, já que o paciente que deixou o tratamento pode retornar a qualquer momento, sendo retirado da lista.

A capital realiza atendimento em qualquer unidade básica à Pessoa Vivendo com HIV/Aids (PHVA) desde que apresente: Diagnóstico novo de HIV; Contagem de linfócitos T CD4 + ACIMA de 350 cel/mm³; Ausência de comorbidades associadas à imunodeficiência.

Já para cuidado das pessoas com Aids Avançada deverão ser acompanhados nos Serviços de Especialidade (CEDIP-Nova Bahia, HUMAP-Hospital Dia Esterina Corsini e Centro de Testagem e Aconselhamento).

 

Assine o Correio do Estado

Atração

Festa do Peixe é opção para feriado no Distrito de Palmeiras

Com apresentações musicais e quitutes gastronômicos, a festa será nos dias 15 e 16 de novembro

31/10/2024 17h30

Continue Lendo...

Entusiastas de pratos típicos podem se deliciar durante a 5ª Festa do Peixe no Distrito de Palmeiras, localizado a aproximadamente 130 km de Campo Grande.

O distrito, que faz parte do município de Dois Irmãos do Buriti, apresenta sua quinta edição do evento com direito a 45 barracas, sendo 25 exclusivamente de peixe frito.

A festa anterior reuniu cerca de 15 mil espectadores; nesta edição, o município espera atrair turistas de Sidrolândia, Aquidauana, Anastácio, Terenos e Campo Grande.

Além disso, quem participar poderá se deliciar com peixe ensopado, assado, bolinho, pastel e até lasanha de peixe.

Está pensando que acabou? Tem sashimi pantaneiro, pururuca de peixe e mais um bocado que certamente deixou muita gente com água na boca.

Atrações

Animam a festa o Trio Violada, Tony Massa, Janaynna e Gleici Helena.

Haverá espaço para crianças, com pula-pula, piscina de bolinha e a tradicional barraquinha de pescaria.

Pensando no conforto, haverá uma tenda na praça de alimentação, com mesas e cadeiras para os populares apreciarem a comida com uma boa roda de conversa.

Importante ressaltar que, devido ao sinal de internet não funcionar bem no Distrito de Palmeiras, quem for participar deve realizar o pagamento via cartão de crédito ou em dinheiro.

Serviço

Data: 15 e 16 de novembro;
Primeiro dia: show com Trio Violada e Tony Massa;
Dia 16: Cantora Janaynna e Cantora Gleici Helena.

Assine o Correio do Estado

Coronel Sapucaia

Despachante preso por falsificar processos migratórios de paraguaios

De acordo com a legislação federal, caso seja condenado, o despachante poderá pegar até 130 anos de prisão por falsificação de documentos em processos migratórios

31/10/2024 17h15

Agentes da Polícia Federal nas ruas de Coronel Sapucaia (MS)

Agentes da Polícia Federal nas ruas de Coronel Sapucaia (MS) Imagens/ Polícia Federal

Continue Lendo...

Um despachante, cuja identidade foi preservada, foi preso pela Polícia Federal em Coronel Sapucaia, a 396 quilômetros de Campo Grande, nesta quarta-feira (30). Ele é acusado de apresentar declarações de residência ideologicamente falsas em processos de regularização migratória de cidadãos paraguaios. Se condenado pelos crimes, pode enfrentar até 130 anos de prisão.

Segundo os setores de investigação da Polícia Federal, foram identificados pelo menos 26 declarações fraudulentas, em quais endereços no Brasil foram repetidos para indicar a suposta residência de imigrantes em apenas dois locais específicos.

Diante das supostas irregularidades, os agentes localizaram o suspeito. No momento da prisão, ele estava registrando novas declarações de residência para cidadãos paraguaios nos mesmos endereços já questionados pela polícia.

A Polícia Federal destaca que a concessão da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) exige a comprovação verdadeira de residência no Brasil, e qualquer informação comprovadamente falsa pode configurar crime.

À medida que as investigações prosseguem, a Polícia Federal reforça o seu compromisso com a supervisão dos processos migratórios e o cumprimento da legislação nacional. Se condenado, o despachante poderá pegar até 130 anos de prisão.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).