Cidades

Governo Federal

Adiado resultado de "Enem dos concursos"; prova tem 33,9 mil inscritos em MS

Exame unificado oferta 6.640 vagas em 21 órgãos públicos

Continue lendo...

A divulgação dos resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, foi adiada pelo Governo Federal. O adiamento acontece em virtude de uma decisão judicial que determinou a reintegração de candidatos anteriormente eliminados por falhas no preenchimento de informações no cartão de respostas.

Ao todo, 33.909 mil pessoas se inscreveram em Mato Grosso do Sul, O concurso, aplicado em 18 de agosto oferta 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. A Justiça Federal acatou ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), que apontou inconsistências nas orientações dadas durante o exame.

“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que a divulgação dos resultados finais do CPNU, inicialmente prevista em edital para o dia 21 de novembro, será ajustada. Um novo cronograma será divulgado amanhã (dia 21 de novembro)”, informou a pasta.

Segundo o MPF, fiscais informaram apenas a necessidade de transcrever uma frase da capa do caderno de questões, sem destacar a obrigatoriedade de marcar o número correspondente ao caderno de provas, entretanto, o edital previa eliminação apenas para quem não cumprisse ambas as exigências, o que, segundo o juiz Adelmar Aires Pimenta da Silva, do TRF1 do Tocantins,  fator que impossibilitaria justificar exclusões.

A União argumenta que as eliminações seguiram as regras do edital. Em agosto, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que a marcação do caderno de provas não seria motivo de desclassificação.

Assine o Correio do Estado

Fauna

Lojista é multado em R$ 24 mil por expor cabeça de animais em Campo Grande

A ação do Ibama encontrou exposição de cabeças de onça pintada, queixadas e até a arcada dentária de tubarão no estabelecimento

20/11/2024 18h15

Crédito: Ibama MS

Continue Lendo...

Uma loja que expunha cabeças de animais silvestres foi alvo de fiscalização pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Campo Grande.

Os agentes encontraram várias cabeças de espécies da fauna sul-mato-grossense, como:

  • onças-pintadas (Panthera onca);
  • onças-pardas (Puma concolor);
  • queixadas (Tayassu pecari);
  • jacarés (Alligatoridae);
  • cervos-do-pantanal (Blastocerus dichotomus);
  • peixes pintados (Pseudoplatystoma corruscans);
  • dourados (Salminus brasiliensis).


Além disso, foram apreendidos "troféus", como a arcada dentária de um tubarão. As peças foram recolhidas, e o estabelecimento foi autuado conforme estabelece a Lei Federal de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) e o Decreto nº 6.514/08.

O proprietário recebeu uma multa que totalizou R$ 24 mil, e os suspeitos de organizar a “exposição” irão responder pelo crime na Justiça.

É importante ressaltar que a legislação brasileira proíbe a exposição de partes de animais para comercialização, situação enquadrada na Lei de Crimes Ambientais como venda ilegal de artesanato feito com partes de animais silvestres.

Crédito: Ibama MS

Tráfico de animais


Com a ação, o Ibama tenta inibir tanto a oferta quanto a procura, bem como o tráfico de animais silvestres.

"Quanto mais raro é um animal, maiores são o interesse e o preço que pagam por ele", afirmou a superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Joanice Lube Battilani, que completou:

"Essa prática está aliada ao fato de que algumas pessoas, de forma equivocada, acreditam que esses tipos de objetos feitos com partes de animais silvestres servem como amuletos, trazendo proteção e prosperidade."

Assine o Correio do Estado

Luzes

Após ser arrancada pela segunda vez, fiação natalina será "mais esticada"

A Prefeitura de Bonito tenta, pela segunda vez, nesta quarta-feira (20), instalar a iluminação de Natal, para evitar que seja levada por veículos altos a via está sendo sinalizada

20/11/2024 17h40

Divulgação Prefeitura de Bonito

Continue Lendo...

A Prefeitura de Bonito está tentando instalar novamente a iluminação de Natal, que foi arrancada duas vezes devido a veículos que desrespeitam o limite de altura da via. Para evitar novos transtornos, a fiação está sendo instalada "mais esticada". 

Por meio do perfil dos municípios nas redes sociais, foi informado, nesta quarta-feira (20), que a instalação está sendo realizada pela segunda vez na Rua Polád Rebuá.

Além disso, foi relatado que, devido à imprudência de motoristas com veículos acima da altura permitida, a fiação foi completamente arrancada, danificando todo o trabalho realizado na via.

Sinalização

O Departamento de Trânsito de Bonito (Demtrat) também instalou várias placas sinalizando o limite de altura da via, fixado em 4 metros.

Veículos que ultrapassarem a altura permitida e forem vistos transitando pela via serão multados. O Demtrat orientou que veículos que realizam cargas e descargas usem ruas laterais.

"Também pedimos a colaboração dos comerciantes da Polád Rebuá durante o período em que a via estiver fechada para instalação das luzes, pois nossa equipe tem sido alvo de reclamações e protestos por parte de alguns, devido ao fechamento da via. O fechamento é temporário e visa garantir a segurança dos trabalhadores, bem como deixar nossa cidade mais bonita para esta data tão especial, beneficiando a todos de forma geral”, diz a nota.

Iluminação natalina

No dia 17 de novembro, um ônibos não respeitou a altura da via e arrancou a iluminação recém-instalada, duranta a madrugada, conforme noticiado pelo Correio do Estado, cordões e cascatas de pisca-pisca foram arrancados “com tudo” das estruturas de madeira e deixados no asfalto. A decoração invadiu a pista e atrapalhou motoristas a trafegarem.

Cones tiveram que ser colocados na via para evitar transtornos no trânsito. O condutor do ônibus fugiu.

De acordo com a prefeitura do município, a Guarda Municipal vai apurar quem é o responsável pela depredação.

** Colaborou Naiara Camargo

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).