Cidades

Ladário (MS)

Adolescente de 17 anos morre afogado no Rio Paraguai

Garoto se banhava nas águas do rio acompanhado do irmão, de 15 anos, quando ambos afogaram; irmão conseguiu se salvar

Continue lendo...

Menino, de 17 anos, morreu afogado na tarde deste domingo (18), no Rio Paraguai, em Ladário, município localizado a 427 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, o garoto se banhava nas águas do rio acompanhado do irmão, de 15 anos, quando ambos afogaram.

O irmão conseguiu ser resgatado por populares, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Pronto Socorro de Corumbá (MS).

De acordo com o 3º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), o menino de 17 anos desapareceu no rio e, minutos depois, submergiu a 20 metros da margem direita do Rio Paraguai.

Militares do CBMMS foram acionados, retiraram o garoto do rio, levaram-no até a margem próxima ao Porto Geral e realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar, por aproximadamente 50 minutos, mas ele não resistiu e morreu no local.

Polícia Civil, Polícia Científica e funerária estiveram no local para isolar a área, realizar a perícia e retirar o corpo, respectivamente.

CUIDADOS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de atitudes podem evitar tragédias em banhos de mar, rio, piscina, cachoeira, córregos, riachos e lagoas. Veja:

  • Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe
  • Não ultrapasse faixas e placas de avisos
  • Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas
  • Não tente salvar uma pessoa afogada, caso não saiba nadar, sempre acione o Corpo de Bombeiros
  • Procure sempre local onde existe a presença de guarda-vidas, ou o Corpo de Bombeiros
  • Evite nadar sozinho
  • Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água
  • Não se afaste da margem
  • Nade longe de pedras e estacas
  • Não salte de locais elevados para dentro da água
  • Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo
  • Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele
  • Evite brincadeiras de mau gosto, como caldos, trotes, saltos e de empurrar
  • Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas
  • Não abuse se aventurando perigosamente
  • Não deixe as crianças sozinhas em meios aquosos
  • Não deixe brinquedos ou materiais dentro da piscina, pois atraem a atenção de crianças
  • Não deixe baldes ou bacias com água ao alcance de crianças e sempre deixe a tampa da privada fechada
  • Obedeça sinalizações próximos à margem de rios
  • Mantenha a calma e o pulmão sempre cheio de ar, pois ele funcionará como uma boia
  • Caso esteja em um rio, tentar jogar as pernas para frente, de forma a proteger a cabeça
  • Mantenha calma: a própria correnteza do rio, em algum momento, o levará até a margem
  • Tente agarrar algum galho de árvore que esteja flutuando
  • Evite navegar com carga em excesso
  • Só entre na embarcação usando coletes salva-vidas
  • Somente conduza embarcações se for habilitado para tal

PRIMEIROS SOCORROS

Se ver alguém se afogando, tome as seguintes atitudes:

  • Chame ajuda via 193 (Corpo de Bombeiros)
  • Remova a vítima da água com segurança
  • posicione a vítima de costas
  • Limpe a boca e nariz
  • Faça respiração boca a boca (RCP)
  • Massageie o coração (se necessário)

tempo

Cidade de Mato Grosso do Sul é a segunda mais quente do País

Além das altas temperaturas, em algumas regiões há a sensação de abafamento devido à alta umidade

19/01/2026 11h31

Aquidauana registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo

Aquidauana registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo Divulgação / Prefeitura Municipal de Aquidauana

Continue Lendo...

O município de Aquidauana registrou a segunda maior temperatura do Brasil neste domingo (18). Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade sul-mato-grossense registrou a máxima de 37,1°C, atrás apenas do município de Pão de Açúcar, em Alagoas.

Aquidauana é a única cidade sul-mato-grossense no top 10 do ranking das mais quentes do País. O segundo lugar estadual é ocupado por Miranda, que registrou 35,6°C, sendo a 20ª com maior temperatura do Brasil.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), além das altas temperaturas, em algumas regiões há a sensação de abafamento devido à alta umidade.

Em Campo Grande, a máxima foi de 32,2°C.

Temperaturas altas e ar abafado são características do verão, com predomínio de ar quente e úmido, especialmente em janeiro.

Conforme o Climatempo, também são comuns as chuvas rápidas e por vezes forte, que refrescam o ar, mas apenas por alguns dias.

Previsão

Conforme reportagem do Correio do Estado, o calor deve continuar durante a semana em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima de 30°C em vários municípios.

O Inmet prevê que a semana deve começar com chuva nesta segunda-feira (19), podendo haver tempestade em algumas regiões.

Conforme alerta do órgão, há previsão de chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h para vários municípios, incluindo Campo Grande, onde também há chance de queda de granizo.

Já na terça-feira (21), a chuva deve ser mais isolada, com queda nos índices de umidade relativa do ar. 

Calor acima da média

Prognóstico do verão elaborado pelo Cemtec já apontava que a tendência climática para a estação é de temperaturas acima da média histórica, ou seja, a previsão aponta para um trimestre com condições mais quentes que o normal no Estado.

"Essa condição favorece a ocorrência de períodos mais quentes, sobretudo em dias com menor nebulosidade e ausência de precipitação", diz o documento.

Quanto as temperaturas, a média da estação varia entre 24°C a 26°C. A previsão para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2026 indica que as temperaturas ficarão ligeiramente acima da média histórica, com máximas acima de 30°C.

Segundo o Climatempo, o verão tem maior influência da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e a estação terá períodos de veranico, quando várias áreas do País terão dias mais quentes do que o normal, com menos chuva do que o normal para o período.

O Sul do Brasil e as áreas de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai devem enfrentar períodos de calor intenso, que eventualmente poderão ser considerados como onda de calor, segundo o Climatempo.

Dessa forma, até o dia 20 de março, a previsão é de condições mais quentes que o normal em Mato Grosso do Sul.

Assine o Correio do Estado

CAMPO GRANDE

Vídeos mostram furtos de motos do bando dos 'Gêmeos do Sayonara'

Além da subtração rápida dos veículos, foi identificada também a posterior venda dessas motos, crimes praticados de forma reiterada e organizada, com tarefas específicas para cada um dos integrantes

19/01/2026 09h34

"Gêmeos do Sayonara" - bairro localizado na região oeste do Imbirussu em Campo Grande - possuem mais de cem passagens cada um por crimes semelhantes Reprodução/PCMS

Continue Lendo...

Imagens divulgadas recentemente pela Polícia Civil mostram a ação do bando dos "Gêmeos do Sayonara", indivíduos presos e apontados em investigação como líderes do grupo criminoso responsável por pelo menos 40 furtos de motos em Campo Grande no ano passado. 

Imagens divulgadas recentemente pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) mostram a ação do bando dos "Gêmeos do Sayonara", indivíduos presos e apontados em investigação como líderes do grupo criminoso responsável por pelo menos 40 furtos de motos em Campo Grande no ano passado. 

Conforme a PCMS em nota, foi possível traçar o padrão nas ações do grupo criminoso, com seis indivíduos até agora indiciados pelos seguintes crimes: 

  1. furto qualificado
  2. lavagem de capitais
  3. associação criminosa 

Ainda, desse total de suspeitos relacionado na investigação, a Polícia Civil indica que quatro deles estão presos preventivamente, com dois sendo os tais "gêmeos do Sayonara" apontados como líderes do grupo criminoso. 

A PCMS divulgou ainda duas gravações, captadas por câmeras de circuito de monitoramento, que mostram inclusive um indivíduo com a mesma roupa em ambas as filmagens, ilustrando como o grupo cometia seus crimes em até menos de um minuto. 

Nota-se que dois homens aproximam-se dos veículos alvos, com um estacionado junto à calçada e um segundo dentro dos limites do quintal de uma residência. É possível observar que primeiro o indivíduo "afunda" o miolo da ignição e uma espécie de alavanca para pular a trava do veículo. Confira: 

Quadrilha 'gêmeos do Sayonara' 

Toda a investigação sobre as ações do grupo começaram através de um boletim de ocorrência de furto de motocicleta, por meio do qual a dita complexa investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV) pôde traçar um padrão comum. 

Além da subtração rápida dos veículos, foi identificada também a posterior comercialização dessas motos, com os crimes praticados de forma reiterada e organizada, com tarefas específicas distribuídas entre cada um dos integrantes. 

Ainda conforme a PCMS em nota, os dois apontados como "gêmeos do Sayonara" - bairro localizado na região oeste do Imbirussu em Campo Grande - possuem mais de cem passagens cada um por crimes semelhantes, como furtos e receptação de motocicletas.

Em detalhamento sobre as ações do grupo, foi levantado que os criminosos deixam claro no modus operandi total não somente a prática de furtos isolados, mas toda uma cadeia especializada voltada para operar em prol dos investigados. 

Isso porque, segundo as investigações, havia desde uma distribuição com repasses sistemáticos entre os próprios integrantes, como também um fracionamento dos valores obtidos e uso de contas de terceiros para "pulverizar" os capitais ilícitos.

Agora, a segunda fase da investigação tenta ainda recuperar as cerca de 40 motocicletas subtraídas somente no ano passado, com dois desses veículos totais encontrados por agentes da Defurv. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).