Cidades

Cidades

Adolescente esperou mãe dormir para matá-la com 20 golpes de faca

Crime aconteceu neste domingo no bairro Zé Pereira, em Campo Grande. Em justificativa o autor de 16 anos, alegou que a mãe não o amava e que sempre o humilhou e bateu, então planejou sua morte

Continue lendo...

Foi preso ainda ontem (06), o adolescente de 16 anos que matou a própria mãe, Regina Fátima Monteiro de Arruda, de 52 anos. O crime ocorreu durante a madrugada, na residência de ambos, no bairro Zé Pereira, em Campo Grande.

Corpo foi encontrado onde vítima dormia

Em declaração à Polícia Civil, o adolescente “alegou que a mãe não o amava e que sempre o humilhou e bateu, então planejou sua morte. Ele esperou a mãe dormir e, durante a madrugada, invadiu seu quarto e desferiu diversos golpes de faca nela (mais de 20), na região do pescoço, cabeça, nuca, tórax, barriga e nádegas, além de ter-lhe golpeado no rosto com pedradas e no pescoço com um caco de vidro” informou a delegada responsável pela apreensão do adolescente.

Após o crime, o adolescente teria fugido, e cerca de uma hora depois do início das diligências, os policiais civis o encontraram pulando o muro da casa.

Assim que matou a mãe, ele teria se escondido em um matagal nas redondezas e havia retornado ao local para tomar banho e beber água - momento em que recebeu voz de prisão.

O adolescente foi autuado por ato infracional análogo ao crime de feminicídio e está na Unidade Policial, aguardando provimento judicial.

O crime

De acordo com informações, por volta de 5h do último domingo (06), uma vizinha escutou gritos de socorro vindos da casa de Regina. Ao acionar a Polícia Militar (PM), uma viatura foi até o local e após baterem palmas e não terem resposta, a equipe foi embora.

Um tempo depois, a vizinha relata que se sentiu incomodada com a situação e chamou novamente a PM, que retornou, pulou o muro e ao entrarem na casa, encontraram o corpo da mulher já morta. Próximo ao corpo também foi encontrada a roupa usada pelo assassino, cheia de sangue.

Regina morava apenas com o filho de 16 anos, segundo relatos, a mulher tinha vício em álcool e agredia o filho frequentemente. Policiais da DHPP (Delegacia Especializada de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa) e da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) atendem a ocorrência.

DENUNCIE!

Violência contra mulher deve ser denunciada em qualquer circunstância, seja agressão física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.

Os números para denúncia são 180 (Atendimento à Mulher), 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Civil Metropolitana).

O sinal "X" da cor vermelha, escrita na mão, significa que a vítima quer alertar que sofre violência doméstica. Portanto, o cidadão deve ficar atento, acolhê-la e acionar as autoridades. 

Assine o Correio do Estado

TERENOS

"Universo conspira" contra candidato a vereador em MS

Em 2020, candidato a vereador perdeu por um voto. Neste domingo (6), empatou com outro concorrente, mas também ficou sem vaga em Terenos

07/10/2024 15h00

O eletricista Jedson Mauro da Energia ficou na suplência na eleição passada e chegou a assumir a vaga por cerca de um ano

O eletricista Jedson Mauro da Energia ficou na suplência na eleição passada e chegou a assumir a vaga por cerca de um ano

Continue Lendo...

Depois de perder a eleição para vereador de Terenos por apenas um novo em 2020, o candidato Jedson Mauro da Energia (PP), de 37 anos, teve uma derrota ainda mais amarga neste domingo. Ele empatou em número de votos com outro candidato de seu partido, e desta vez ficou de fora por ser 24 anos mais jovem que seu correligionário. 

Na eleição deste domingo, Jedson e Caco obtiveram 394 votos nas 54 urnas espalhadas em 10 locais de votação de Terenos, cidade que fica a cerca de 25 quilômetros de Campo Grande. Mas, conforme a legislação eleitoral, a idade é o critério de desempate. Caco nasceu em 1961. Jedson, em 1987.

O resultado deste domingo foi bem melhor que há quatro anos, quando Jedson havia conseguido 296 votos. Naquele ano ficou de fora da Câmara porque seu correligionário do MDB, Joilson Dias, obteve 297. No final de 2022, porém, Joílson assumiu um cargo na prefeitura e durante pouco mais de um ano Jedson da Energia chegou a ocupar uma das 11 vagas na Câmara por pouco mais de um ano.  

Desta vez, porém, ele apoiou o candidato da oposição, que saiu derrotado, e a chance de um suplente de seu partido assumir uma vaga é mais remota. Ele apoio Lucilha, que obteve 3.738 votos (31,10%). Mas, quem venceu foi Henrique (PSDB), com 5.885 votos, 53,69% dos votos válidos.

MANIPULAÇÃO?

Em entrevista ao Correio do Estado nesta segunda-feira, Jedson deixou claro que não atribui a dupla derrota à falta de sorte. “Vou pedir a recontagem. A gente fica sem entender. Naquele ano deixei passar, agora vou correr atrás”.

De acordo com ele, “quando faltava apurar 2,04% dos votos, eu estava com 12 votos à frente do Caco. Mas, quando acabou a apuração, estava empatado. Em 2020 foi parecido. Quado a apuração estava acabando, eu estava com cinco votos de vantagem. De repente travou a apuração e quando voltou, havia perdido”, relembra.

Naquele ano, “como não sabiam quem era mais velho, deram um voto de vantagem para o outro. Agora, deixaram empatado porque sabiam que ele é mais velho e ficaria com a vaga”, afirmou o desolado Jedson da Energia, que tem esse apelido porque é eletricista e trabalhou durante quatro anos na Energisa.Caco, que tem 61 anos, foi eleito para o terceiro mandato.

Incialmente ele pretende fazer uma recontagem manual em todos os 54 boletins de urnas. E, se necessário, promete apelar à Justiça para tentar reverter o resultado, conforme afirmou. “É tudo muito estranho. A cabeça da gente fica muito pensativa. Acho que tem como manipular os resultados”, diz. 

E não é por um motivo qualquer que o “azarado” eletricista pretende ir às últimas instâncias. A partir do próximo ano, um vereador de Terenos terá direito a um salário mensal de R$ 9,9 mil.

Não é nenhuma fortuna, mas considerando que eles participam de apenas uma audiência por semana, nas segundas-feiras à noite, é um salário “muito bom”, conforme ele mesmo classifica. 
 

Haja Saúde

Calor extremo em MS: meteorologia prevê tempestades para quarta-feira

Até amanhã, todos os municípios do estado podem registrar temperaturas de até 44°C. O tempo começa a mudar somente na quarta-feira (9), quando são previstas chuvas acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h

07/10/2024 14h32

Inmet alerta calor acima dos 40ºC em diversas cidades de MS

Inmet alerta calor acima dos 40ºC em diversas cidades de MS Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A segunda-feira (7) começou sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de perigo para baixa umidade em todos os 79 municípios do Estado. Segundo dados meteorologicos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as próximas 24 horas são de altas temperaturas que poderão atingir entre 38ºC até 44ºC, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar, variando entre 7% a 30%.

Após um domingo de eleição extremamente quente, com temperaturas recordes em todas as regiões do estado, algumas cidades, como Coxim e Nhumirim, registraram temperaturas acima dos 43°C, segundo dados do Inmet.

Nhumirim 43,3°C
Coxim 43,1,°C
Corumbá- 42,7ºC 
Aquidauana- 42,2ºC 
Miranda- 42,2ºC 
Águia Clara- 41,4ºC 
Porto Murtinho 41,2ºC 
Sonora 40,8ºC

Sem chuva até amanhã 

Conforme informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), o calor deve permanecer até amanhã (8), devido a um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo quente e seco em Mato Grosso do Sul.

O destaque para as próximas 24 horas são as altas temperaturas, que podem variar entre 38°C e 44°C, aliadas a baixos índices de umidade relativa do ar, entre 7% e 30%.

Ainda de acordo com dados meteorológicos da Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), devido ao forte calor, o instituto recomenda que a população se hidrate frequentemente, evite a exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes.

Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, favorecem a ocorrência de incêndios florestais.

Por isso, o instituto recomenda que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois trata-se de crime ambiental. No entanto, entre a tarde e a noite de terça-feira (08/10), a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao intenso transporte de calor e umidade, deverá favorecer o aumento de nebulosidade, com chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.


E a chuva?  

A chuva deve aparecer somente na quarta-feira (9), devido ao aumento de nebulosidade e à probabilidade de precipitações mais significativas, com acumulados acima de 30 mm em 24 horas.

O instituto alerta a população sobre os riscos de tempestades com rajadas de vento e eventual queda de granizo. Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, a aproximação de uma frente fria e o deslocamento de cavados favorecem a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul.

A partir de quarta-feira (9), o clima ficará mais agradável, com temperaturas mais amenas. São previstas mínimas entre 19°C e 23°C e máximas de 24°C a 31°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneiras e sudoeste, esperam-se mínimas entre 22°C e 27°C, com máximas entre 27°C e 36°C.

Nas regiões do Bolsão e Norte, são esperadas mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 34°C e 36°C. Em Campo Grande, as mínimas ficarão entre 23°C e 25°C, e as máximas entre 28°C e 33°C.

Nesses dias, são esperadas rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).