Cidades

Proposta da OAB-MS

Advogados poderão efetuar pagamento de custas judiciais só no fim do processo

Projeto de Lei aprovado pela Alems nesta quarta-feira (7), segue agora para sanção do governador Eduardo Riedel

Continue lendo...

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (7), o Projeto de Lei 164/2024, que permite aos advogados o não pagamento de custas judiciais no momento em que ajuizarem ações para receber seus honorários.

O texto apresentado pelo Poder Judiciário altera dispositivo da Lei nº 3.779, de 11 de novembro de 2009, que dispõe sobre o Regimento de Custas Judiciais do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta segue agora para a sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB).

Sugerida pela (OAB-MS), a ação vai facilitar os trâmites, já que as despesas poderão ser pagas apenas no fim do processo e pela parte que perder a causa.

“Essa é uma semana simbólica para a Advocacia sul-mato-grossense e para a Advocacia brasileira, no dia 11 de agosto nós celebramos o dia da Advocacia e nada mais relevante do que ter um projeto de Lei dessa magnitude sendo votado hoje”, destaca Bitto Pereira, presidente da OAB-MS.

Quem paga as custas do processo?

O artigo 82 do Novo Código do Processo Civil (CPC), prevê que as custas processuais serão pagas no decorrer da ação, pela parte que requereu o ato processual, perícia técnica ou depoimento de testemunha que implicou em pagamento de diária.

Ao final do processo, aquele que perdeu (o vencido) deverá reembolsar a parte vencedora das custas processuais que ela antecipou.

Entretanto, de acordo com o artigo 86, se cada litigante for em parte vencedor e vencido, as despesas serão distribuídas entre eles. Mas se um litigante sucumbir à parte mínima do pedido, o outro responderá, por inteiro, pelas despesas e pelos honorários.

Se forem vários autores e réus no processo, como em um litisconsórcio, as custas processuais serão rateadas proporcionalmente entre aqueles que perderem a ação. No caso de jurisdição voluntária e de juízos divisórios, o Novo CPC também traz estipulações específicas:

Art. 88. Nos procedimentos de jurisdição voluntária, as despesas serão adiantadas pelo requerente e rateadas entre os interessados.

Art. 89. Nos juízos divisórios, não havendo litígio, os interessados pagarão as despesas proporcionalmente a seus quinhões.

Outro PL votado em Primeira discussão

Em primeira discussão os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 82/2024, do deputado Paulo Duarte (PSB), que obriga as empresas prestadoras de serviço público no Estado de Mato Grosso do Sul a expedir notificação prévia ao usuário ao realizar vistoria ou manutenção técnica com interrupção do serviço.

A proposta agora segue para análise das comissões de mérito para então ser votada em segunda discussão.

Assine o Correio do Estado

Dourados

Polícia Federal investiga comerciantes suspeitos de estelionato contra indígenas

Foram apreendidos 48 cartões e aparelhos celulares em posse dos comerciantes, que realizavam saques para quitar dívidas nos estabelecimentos onde indígenas eram obrigados a fazer suas compras.

13/09/2024 14h45

Agentes da Polícia Federal estiveram em comércios de Dourados em operação contra estelionato.

Agentes da Polícia Federal estiveram em comércios de Dourados em operação contra estelionato. Divulgação/ Polícia Federal

Continue Lendo...

Comerciantes do município de Dourados, a 221 quilômetros de Campo Grande, estão sendo investigados pela Polícia Federal por suspeita de estelionato contra indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru. De acordo com as investigações, foram apreendidos 48 cartões e aparelhos celulares. Nenhum suspeito foi detido até o momento, mas as operações continuam

Segundo informações da polícia, as investigações revelaram que estabelecimentos em Dourados estariam retendo cartões bancários de indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, forçando-os a comprar exclusivamente nesses locais.

Diante das denúncias, a Delegacia de Polícia Civil e a Justiça Federal determinaram a busca e apreensão de cerca de mil cartões dos indígenas, além de equipamentos eletrônicos como computadores, tablets e celulares, que estariam armazenando as senhas dos cartões, assim como documentos relacionados.

Segundo relatos dos próprios indígenas, os cartões foram feitos com a loja, juntamente com as respectivas senhas. Eram os proprietários do estabelecimento que realizavam os saques e somente devolviam os cartões aos indígenas após a quitação total da dívida. Os principais crimes investigados são estelionato e associação criminosa.

Agentes da Polícia Federal estiveram em comércios de Dourados em operação contra estelionato. Cartões e aparelhos celulares foram apreendidos. Divulgação/ Polícia Federal 

Assine o Correio do Estado

 

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Algumas regiões terão chuva preta entre sábado e domingo

13/09/2024 14h30

Após ongo tempo seco, chuva chega ao estado neste final de semana

Após ongo tempo seco, chuva chega ao estado neste final de semana Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para o final de semana, entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), indica mudanças no tempo devido ao avanço de uma frente fria, que favorece aumento de nebulosidade, probabilidade de chuva e queda das temperaturas para algumas regiões do estado, com destaque para sul do estado.

Aliado às altas temperaturas, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 8% e 20%. Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes. Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperaturas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 31°C e 38°C. Chove no domingo.
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas mínimas entre 21ºC e 27°C e máximas entre 30°C e 40°C. Pode chover no domingo.
  • Em Porto Murtinho são esperadas mínimas entre 18°C e 23°C e máximas entre 21ºC e 38°C. Chove no sábado.
  • O Norte do estado deve registrar temperaturas mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 35°C e 39°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 34°C e 39°C.
  • Anaurilândia terá mínimas entre 19°C e 23°C e máximas entre 29°C e 39°C. Deve chover no domingo.
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínimas entre 16°C e 20°C e máximas entre 23°C e 39°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 18°C e 34°C. Há previsão de chuva no sábado e domingo.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínimas entre 16°C e 21°C e máximas entre 21°C e 37°C. Pode chover no sábado e domingo.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).