Cidades

SALA DE AULA

Alunos da rede estadual terão auxílio de plataforma do Google para aulas EAD

Ferramenta vai ajudar professores e alunos na organização de conteúdos

Continue lendo...

A partir de hoje, os alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que estão tendo aulas a distância por conta da pandemia do novo coronavírus terão uma ferramenta principal para estudar conteúdos e resolver atividades elaboradas pelos professores das instituições estaduais. O Governo do Estado criou parceria com o Google Classroom para auxiliar no ensino, tanto para alunos quanto para professores. 

Isso porque os alunos podem continuar estudando em casa por um prazo maior do que o estimado inicialmente, que seria até maio. A Secretaria de Estado de Educação (SED) já estuda antecipar as férias e prorrogar o regime de Educação à Distância (EAD), segundo já publicou em primeira mão a reportagem do Correio do Estado.

O Google Classroom ou ‘Sala de Aula’ é uma plataforma digital que vai simplificar o processo das atividades, melhorando a colaboração e promovendo a comunicação entre aluno e professor. Os professores poderão criar turmas, distribuir atividades, enviar feedback e ver tudo em um único lugar. O Google Sala de Aula também se integra perfeitamente a outras ferramentas, como o Documentos Google e o Google Drive utilizados como dispositivos de ‘nuvem’ para salvar conteúdos.

Durante transmissão ao vivo do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (22) sobre a situação da disseminação do novo coronavírus, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) Eduardo Riedel disse que a parceria com a Google dará um auxílio maior aos alunos da rede. 

O titular da pasta, explicou que para cada aluno do estado, haverá um e-mail específico para acessar o conteúdo da escola e todas as informações completas serão repassadas por um técnico ainda nesta quarta-feira em live no facebook do Governo do Estado para as escolas que desejarem saber sobre o uso da ferramenta. "Temos percebido claramente que estamos ganhando em qualidade na relação entre aluno-professor, aluno-escola e aluno-conteúdo. Estamos nos reinventando e aprendendo todos os dias", disse o secretário. 

A FERRAMENTA

As escolas e organizações sem fins lucrativos usam o Google Sala de Aula como um serviço principal e são gratuitos. Quem tem uma Conta do Google pessoal também pode usar o Google Sala de Aula gratuitamente. Para as organizações, o Google Sala de Aula é um serviço adicional nos produtos do G Suite, como o G Suite Enterprise ou o G Suite Business.

Configuração fácil: os professores podem configurar uma turma, convidar alunos e professores auxiliares. Na página "Atividades", eles podem compartilhar informações (atividades, perguntas e materiais).

CONFIRA OS BENEFÍCIOS
Poupa tempo e papel: os professores podem criar turmas, distribuir atividades, se comunicar e manter a organização em um único lugar.

Mais organização: os alunos podem ver as atividades na página "Pendentes", no mural da turma ou na agenda da turma. Todos os materiais didáticos são automaticamente colocados em pastas do Google Drive.

Comunicação e feedback aprimorados: os professores podem criar atividades, enviar avisos e iniciar instantaneamente debates com a turma. Os alunos podem compartilhar recursos uns com os outros e interagir no mural da turma ou por e-mail. Os professores também podem ver rapidamente quem concluiu ou não um trabalho, dar feedback direto e em tempo real e atribuir notas.

Funciona com apps que você usa: o Google Sala de Aula funciona com o Documentos Google, Google Agenda, Gmail, Google Drive e Formulários Google.

Acessível e seguro: o Google Sala de Aula é gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e usuários individuais. O Google Sala de Aula não exibe anúncios e nunca usa seu conteúdo ou os dados dos alunos para fins publicitários.

O aluno pode acessar o Google Sala de Aula pela Web em um computador com qualquer navegador, como o Google Chrome, o Firefox®, o Internet Explorer® ou o Safari®. Em geral, o Google Sala de Aula é compatível com as principais versões dos navegadores de forma contínua.

O Google Sala de Aula também está disponível para dispositivos móveis Android e iOS® da Apple®. Para saber mais informações, os alunos podem acessar o Instalar o app Google Sala de Aula.

"Futuras Instalações"

Obras do Shopping das Moreninhas começam se "São Pedro der bom tempo"

A divulgação do cronograma da obra foi adiada para janeiro de 2025 e, segundo a empresa, a construção iniciará somente quando o período de chuvas passar; no entanto a Semadur informou que a licença ambiental venceu

22/11/2024 16h45

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Shopping Cidade Morena, conhecido popularmente como Shopping das Moreninhas, segue sem a divulgação do cronograma das obras, e o início - conforme informado pela empresa - deve ocorrer quando o período de chuvas passar.


Entretanto, a empresa divulgou que está dentro do prazo de entrega das obras complementares sem entrar em detalhes de que patamar está o andamento -. A confirmação foi feita nesta sexta-feira (22). Por nota meio de nota, a Ícone Costa Hirota (ICH) informou que a divulgação do tão esperado cronograma, especificando cada etapa, ficou para 2025, sendo adiada pela segunda vez.

Com previsão para apresentação para a segunda quinzena de janeiro de 2025 durante evento no terreno.


“Vamos fazer uma festa com todos os lojistas e pessoas ‘importantes ligadas’. Era para ser em dezembro, mas ficará para a segunda quinzena de janeiro, no terreno. Será divulgado o nosso cronograma oficial”, disse a empresa, por meio de assessoria, e completou:


“Por hora, estamos dentro dos nossos planos de finalizarmos os projetos complementares. Mantemos o 'target' [início] para o início das obras após o período de chuvas.”

Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Abandono

A reportagem do Correio do Estado foi até o terreno do empreendimento, localizado na Avenida Gury Marques, ao lado do Fort Atacadista, que deveria estar com as "obras complementares" encaminhadas, e encontrou o espaço abandonado, sem sequer ter iniciado o alicerce.

Em contraste, um outdoor em meio ao mato demonstra o potencial do empreendimento, ostentando a frase "futuras instalações", que aparentam estar cada vez mais distantes.

"Novela das licenças"

No entanto, apesar da justificativa por parte da empresa com relação ao atraso estar relacionado a "situação do período de chuvas", em contato com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), foi informado que o processo de licenciamento ambiental para a construção venceu.

No dia 7 de outubro, a empresa ingressou com a solicitação de uma nova licença, que está em análise de documentação. Já o alvará de construção foi renovado. 

Atraso


A obra, anunciada em 2012, teve o alvará de construção concedido pela Prefeitura de Campo Grande em setembro de 2023, período em que a empresa responsável pelo empreendimento, Ícone Costa Hirota (ICH), ficou de divulgar o cronograma de construção dentro de até três meses.


Cerca de seis meses depois, precisamente em março deste ano, a empresa divulgou que o início da construção ocorreria entre 9 a 12 meses, podendo iniciar a partir do segundo semestre de 2024 e início de 2025.


O cronograma não foi divulgado, mantendo o mistério sobre o shopping, que é um anseio da população e dos comerciantes do bairro.

Imbróglio da papelada


No dia 2 de agosto, a reportagem do Correio do Estado entrou em contato por meio da assessoria para levantar a situação dos prazos para início da obra e recebeu como resposta que houve um atraso por questões de liberações.


“Apesar de todos os licenciamentos junto à Prefeitura de Campo Grande estarem dentro do prazo, foi necessário postergar a abertura das obras devido à morosidade para conseguir tais liberações”, explicou IHC.


Na ocasião, a empresa divulgou as liberações dos projetos contratados, referentes a:

 

  • Elétrica;
  • Exaustão;
  • Hidráulica;
  • Sistema de ar condicionado.


O prazo de início das obras estava matido, naquela ocasião, para o final de 2024 e início de 2025, com conclusão no último trimestre de 2026.


Com isso, o shopping prometido em 2012, completa 12 anos de espera. Muito embora, seja importante ressaltar que parte do período sequer tinha uma empresa responsável pelo empreendimento. 

Assine o Correio do Estado

 

 

Sonora

Adolescente escapa ileso de atentado a tiros em disputa de facções criminosas

Desde o início deste ano, a população de Sonora tem enfrentado a disputa territorial entre o PCC e o Comando Vermelho pelo poder na região. A Polícia Civil está investigando o caso.

22/11/2024 16h00

Reprodução/

Continue Lendo...

A disputa territorial entre facções rivais no município de Sonora, a 361 quilômetros de Campo Grande, parece não ter fim. A cada episódio, os moradores se tornam mais apreensivos. Na noite desta quinta-feira (21), um adolescente de 14 anos escapou ileso após dois homens efetuarem diversos tiros em direção ao bairro Jardim dos Estados. Segundo informações da Polícia, facções criminosas vêm se enfrentando desde o início deste ano na tentativa de controlar a cidade, que está localizada no norte do estado e faz divisa com Mato Grosso (MT).

De acordo com informações do site Coxim Agora, as cenas foram registradas por câmeras de segurança, que mostram o garoto sentado na varanda quando dois homens, usando capacetes, se aproximaram do portão.

Neste momento, a dupla saca as armas e efetuam disparos em direção ao adolescente, que correu para dentro do imóvel, conseguindo escapar do atentado. 

Os autores também fugiram do local. Equipes da Polícia Civil foram acionadas e estão investigando o caso.


Porque facções rivais brigam a anos pelo poder da cidade 

Conforme divulgado pelo Correio do Estado em março deste ano, a cidade de Sonora, localizada no norte de Mato Grosso do Sul, possui grande importância estratégica para o tráfico de drogas. A cidade funciona como um entreposto no transporte de entorpecentes provenientes da Bolívia para regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro.


Crimes assustam a população 

Conforme divulgado pelo Correio do Estado em março deste ano, a cidade de Sonora, localizada no norte de Mato Grosso do Sul, possui grande importância estratégica para o tráfico de drogas. A cidade funciona como um entreposto no transporte de entorpecentes provenientes da Bolívia para regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro.

A morte de 'Da Leste' foi o estopim para uma guerra entre organizações criminosas que vem se intensificando desde o início deste ano. Até o momento, foram registradas seis mortes relacionadas ao conflito entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), que têm espalhado violência pelo município, que conta com uma população de 14.516 habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme apurado pelo Correio do Estado, 'Da Leste' seria o pivô desse conflito, pois, segundo informações policiais, ele teria saído de uma facção criminosa e ingressado em outra. Esse posicionamento é visto como uma traição dentro das facções, e, como resultado, ele passou a ameaçar outros membros e moradores da cidade.

Ainda segundo a polícia, "Da Leste" era responsável pelo tráfico de drogas na região.

Tiros e confronto entre facções criminosas a céu aberto 

Cientes da disputa territorial, equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) se deslocaram até o município no início da semana para reforçar a segurança na região e realizar operações policiais com o objetivo de prender os integrantes das facções criminosas envolvidas no conflito.

De acordo com informações policiais, na última segunda-feira (25), um motociclista ainda não identificado disparou contra um grupo de homens em um estabelecimento localizado nas Avenidas do Povo e Wilson Barbosa Martins, na região central de Sonora.

Segundo testemunhas, foram ouvidos pelo menos quatro disparos.

Conforme apurado pelo Portal News, que teve acesso às câmeras de segurança, as imagens mostram o motociclista realizando uma conversão e estacionando a motocicleta, enquanto atira contra um grupo de homens em frente ao estabelecimento. Ninguém ficou ferido no atentado.

 

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).