Cidades

MATO GROSSO DO SUL

Após chuvas intensas, rio se aproxima dos 7 metros e deixa Aquidauana e Anastácio em alerta

Em menos de 12 horas, nível do rio subiu 1,5 metro e se aproximou do limite de transbordamento

Continue lendo...

Os municípios de Aquidauana e Anastácio vivem um cenário de atenção máxima nesta quarta-feira (4) diante da rápida elevação do nível do rio, que já se aproxima do limite da margem e pode transbordar nas próximas horas. A situação é resultado do alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, principalmente nas regiões de cabeceira, e colocou moradores de áreas ribeirinhas das duas cidades em estado de alerta.

De acordo com monitoramento realizado pelo site O Pantaneiro, o Rio Aquidauana subiu cerca de 1,5  metro em menos de 12 horas e atingiu 6,93 metros na manhã de hoje, a poucos centímetros dos 7 metros, que é considerado o limite. No início da noite de terça-feira (3), por volta das 18h, a régua marcava 4,5 metros, ainda dentro da normalidade. A elevação, no entanto, se intensificou durante a madrugada e, à meia-noite, o nível já havia ultrapassado os 6 metros. 

A forte subida está diretamente ligada ao volume de chuvas nas regiões de cabeceira, especialmente em Corguinho (MS). Em Rio Negro, por exemplo, o acumulado chegou a 292 milímetros, contribuindo para o aumento de água que desce pelo leito do Rio Aquidauana. 

Na área rural de Aquidauana, o acumulado de chuva desde o início do mês já chega a 130,1 milímetros. Foram 10,4 mm no dia 1º de fevereiro, 25,1 mm no dia 2, 11,8 mm no dia 3 e 82,8 mm apenas no dia 4. O volume, embora ainda abaixo da média histórica do período, que é de 157,2 mm, caiu de forma concentrada em curto espaço de tempo, o que agrava o risco de cheias.

Acumulado de chuva desde o início de fevereiroAcumulado de chuva desde o início de fevereiro - Natálio Abrahão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quarta-feira indica mínima de 23 °C e máxima de 34 °C, com céu carregado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. Durante a madrugada, foram registradas cerca de 10 horas ininterruptas de precipitação no município.

Além dos impactos urbanos, as chuvas também afetaram a infraestrutura viária da região. Segundo o portal Princesinha News, a BR-419 está interditada por tempo indeterminado no trecho da ponte sobre o Córrego João Dias, na região do Morrinho, em Aquidauana. A interdição foi comunicada pela empresa Caiapó, responsável pela obra, após a elevação do nível da água comprometer o desvio provisório utilizado durante a construção da ponte.

Segundo a empresa, o tráfego só será liberado após a melhora das condições climáticas e uma nova avaliação de segurança, além do reforço do barramento no local. A orientação é para que motoristas respeitem a interdição e busquem rotas alternativas, evitando riscos de acidentes.

Apesar de ainda não haver registro de transbordamento, a proximidade do nível máximo acendeu o alerta das autoridades municipais. A Defesa Civil de Aquidauana deve emitir um comunicado oficial ainda na manhã desta quarta-feira. 

Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro já estão mobilizadas e em prontidão para atendimento à população, caso haja necessidade de retirada de famílias de áreas atingidas. O município conta com cinco caminhões da Prefeitura, todos com pessoal de apoio, além de três caminhões do Exército. Barcos com motor e botes militares também estão em condição operacional e podem ser acionados imediatamente.

A orientação da Defesa Civil é para que moradores de áreas ribeirinhas e regiões sujeitas a alagamentos iniciem, desde já, a organização de itens essenciais para um eventual deslocamento. Entre os itens recomendados estão documentos pessoais, medicamentos de uso contínuo, roupas, produtos de higiene e outros objetos indispensáveis, que devem estar prontos para transporte rápido, se necessário.

Em caso de entrada de água nas residências, a recomendação é desligar a energia elétrica, suspender o uso de gás, elevar móveis sempre que possível e manter apenas itens essenciais acessíveis para retirada segura.

Enquanto o volume de chuva segue elevado, autoridades reforçam a necessidade de acompanhamento constante das informações oficiais e adoção de medidas preventivas. O nível do Rio Aquidauana permanece em alerta e novas elevações não estão descartadas nas próximas horas.

Assine o Correio do Estado

Nesta segunda-feira

Com Freddie Mercury e estátua de Wagner Moura, Capivara Blasé reúne 15 mil foliões

De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, 50 mil pessoas curtiram folia na esplanada ferroviária no último final de semana

16/02/2026 19h15

Guarda Metropolitana estima que 15 foliões estejam na Esplanada Ferroviária nesta segunda-feira

Guarda Metropolitana estima que 15 foliões estejam na Esplanada Ferroviária nesta segunda-feira Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Nem a chuva repentina desta segunda-feira de Carnaval foi capaz de esfriar a animação na Esplanada Ferroviária, que recebeu diversas famílias e foliões fantasiados de Freddie Mercury, Pantera Cor-de-Rosa e até mesmo uma estátua do ator Wagner Moura, vencedor do Globo de Ouro e indicado ao Oscar.

O espaço que segunda a Guarda Metropolitana recebeu cerca de 50 mil foliões entre sexta-feira e domingo, e deve receber outras 15 mil pessoas ainda nesta noite.

Quem começou a semana na farra garantiu que o Carnaval 2026 da Capital tem sido, de modo geral, bastante seguro e com espaço para todo tipo de folião.

“Com chuva ou sem chuva, a gente vai ficar aqui de qualquer jeito. Sexta e sábado eu fui bem demais, fiquei por aqui até às 7h da manhã. Domingo eu dei uma descansada e hoje eu vou até a hora que acabar. No geral, o carnaval de Campo Grande está bom, nota 10 sempre. Só saio daqui quando a polícia me mandar embora (risos)”, destacou o cientista de dados Hugo César, de 28 anos, entusiasta da Pantera Cor-de-Rosa.

Guarda Metropolitana estima que 15 foliões estejam na Esplanada Ferroviária nesta segunda-feira Eduardo Ferreira ao lado da amiga Thaisa Maluf  / Foto: Gerson Oliveira 

Há duas semanas em ritmo de festa, o pesquisador acadêmico na área da saúde Eduardo Ferreira, de 47 anos, garantiu que nem a intensa pancada de chuva entre o fim da tarde e o início da noite conseguiu afastar o bloco da rua.

“A chuva rápida não atrapalhou em nada. Mostrou o que tinha que mostrar, escondeu o que tinha que esconder e nossa noite ainda promete”, disse.

Para ele, a folia campo-grandense tem melhorado ao longo dos anos. “O carnaval de Campo Grande tem melhorado, me sinto seguro, inclusive hoje ‘eu tô com o diabo’”, destacou Eduardo. Inimigo do fim, acrescentou que vai até o encerramento da festa nesta segunda-feira.

Guarda Metropolitana estima que 15 foliões estejam na Esplanada Ferroviária nesta segunda-feira Lilian Veron ao lado das amigas Debora Bordin e Eliane Nobre/ Foto: Gerson Oliveira - Correio do Estado 

Para a jornalista Lilian Veron Garcia, 43 anos, a esplanada foi palco para uma homenagem a Wagner Moura, vencedor do Oscar, representado por uma estátua quase em tamanho real.

“Escolhemos o Wagner Moura porque achamos que ele é um grande ator brasileiro e hoje vamos entregar o Oscar para ele”, destacou ao Correio do Estado. Para ela, o carnaval de rua deste ano tem sido lindo e poderia se estender além da meia-noite. “Tem sido lindo. Na dispersão acontecem algumas confusões, e isso acaba quebrando um pouco o ritmo dos jovens que querem ficar mais. Mas, no geral, está tudo muito lindo e bem organizado”, frisou.

Guarda Metropolitana estima que 15 foliões estejam na Esplanada Ferroviária nesta segunda-feira Vitória Insabraude e a amiga Vitória Nantes / Foto: Gerson Oliveira

Em homenagem ao “Freddie Mercury Prateado”, a estudante Vitória Insabraude, de 20 anos, foi para o bloquinho caracterizada com visual prateado. Em seu terceiro dia de festa, disse ao Correio do Estado que a ideia da fantasia surgiu em uma conversa entre amigos.

“Decidimos juntos, em uma conversa em que todos estávamos bêbados, que viríamos de Freddie Mercury Prateado”, contou. Para ela, a folia deste ano está muito bem organizada. “Dá para beber e curtir. Todo mundo está bastante respeitoso, mas, como tudo que é bom acaba, hoje é meu último dia. Estou encerrando hoje (risos)”, declarou.

Guarda Metropolitana estima que 15 foliões estejam na Esplanada Ferroviária nesta segunda-feira Aline Rocha (à direita) ao lado da filha Amanda Rocha e a amiga Larissa Viegas 

Professora e psicóloga, Aline Rocha, 40 anos, foi à esplanada somente nesta segunda-feira, exclusivamente para curtir com a filha Amanda, de 14 anos. “Só viemos hoje, e está ótimo. Minha intenção é mostrar para minha filha um carnaval sadio e que possa ser aproveitado por todo mundo. O carnaval campo-grandense está melhor do que há alguns anos, mais seguro para os foliões”, afirmou.

Atração da noite, o cantor Silveira, de 37 anos, destacou a organização do evento e afirmou que, com chuva ou sem chuva, a música seguiria em alto e bom som.

“A organização está excelente. Alguns pontos destoam de forma isolada, como casos de assédio e homofobia, mas o diferencial é estar preparado para combater essas atitudes. Com chuva ou sem, vamos cantar”, finalizou o corumbaense, que vive há 20 anos na Capital.

Com diversos bloquinhos desde o dia 7 de fevereiro, o carnaval de rua de Campo Grande segue com programação até o próximo dia 21.

Programação

17 de fevereiro

  • 15h – Cordão Valu – Esplanada Ferroviária

21 de fevereiro

  • 14h – Bloco Eita! – Monumento Maria Fumaça
  • 17h – Bloco dos Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária (Rua Dr. Temístocles)

Assine o Correio do Estado

ATENÇÃO, PASSAGEIROS

Horário especial do transporte coletivo na Capital segue até a quarta-feira de cinzas

Durante o Carnaval, os ônibus terão trajetos específicos para atender as demandas

16/02/2026 18h04

Continue Lendo...

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) iniciou nesta segunda-feira (16) a Operação Carnaval 2026, com um esquema especial dos transportes públicos até a quarta-feira de cinzas, dia 18 de fevereiro.

O planejamento para este período é voltado tanto ao atendimento da demanda das indústrias quanto ao fluxo de foliões durante o Carnaval.

Funcionamento dos ônibus

Plano Funcional “Especial”

As linhas 244, 322, 417, 418, 419, 422, 424 e 426 atenderão conforme a necessidade das indústrias.

As demais linhas operarão de acordo com o Plano Especial, conforme Ordem de Serviço.

Itinerários especiais

Durante o Carnaval, os transportes públicos terão trajetos específicos, passando pelos principais pontos de concentração, com circulação entre a Praça Ary Coelho e a Praça do Papa.

O trajeto que parte da Praça Ary Coelho até a Praça do Papa é o seguinte:

Rua 13 de Maio (Peg Fácil) → Rua 13 de Maio → Rua 7 de Setembro → Rua Rui Barbosa → Rua Maracaju → Avenida Presidente Ernesto Geisel → Rua Marechal Rondon → Avenida Júlio de Castilho → Avenida Presidente Vargas → Rua Zákia Nahas Siufi.

Já o caminho contrário, ou seja, partindo da Praça do Papa para a Praça Ary Coelho será:

Rua Zákia Nahas Siufi → Avenida dos Crisântemos → Avenida Júlio de Castilho → Rua Marechal Rondon → Rua 13 de Maio → Rua 13 de Maio (Peg Fácil).

Veículos reserva

Nesta segunda-feira, três veículos ficaram à disposição na reserva dos terminais para atender as demandas, além dos dois já habituais, totalizando cinco ônibus disponíveis para atendimento de eventual aumento de demanda no período das 5h às 19h30.

Monitoramento e ajustes operacionais

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, o Consórcio Guaicurus, responsável pela operação, deverá acompanhar o desempenho das linhas e, se necessário ou por determinação da fiscalização do Agetran, realizar ajustes operacionais após os horários de pico, sendo estes:

  • 04h40 às 08h30
  • 10h30 às 13h30
  • 16h às 18h30

Os ajustes serão realizados exclusivamente para ampliação da oferta de veículos, conforme a demanda observada.

A fiscalização e o acompanhamento do serviço serão feitos pela Agetran, garantindo segurança, organização e eficiência no transporte coletivo durante o período carnavalesco.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).