Cidades

Cidades

Assomasul oferece pós-graduação gratuita para servidores de MS

Ao todo, serão mais de 5 mil vagas, distribuídas em 35 municípios do Estado

Continue lendo...

A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) está com inscrições abertas para pós-graduação destinadas a servidores públicos. Ao todo são mais de 5 mil vagas distribuídas em 35 municípios do estado. 

Chamado de "projeto Itaipu 4.0" é uma parceria com a Itaipu Binacional e a Faculdade Pólis Civitas, e propõe uma revolução educacional com impacto direto na eficiência e qualidade da gestão pública. 

Com cursos organizados em trilhas de aprendizagem, metodologias inovadoras e apoio pedagógico especializado, o projeto busca "não apenas qualificar profissionais, mas também promover o desenvolvimento sustentável das cidades contempladas".

"Deixo a entidade com o sentimento de dever cumprido, deixando um projeto que vai contribuir de maneira significativa para a educação e o progresso dos nossos municípios. O Assomasul Itaipu 4.0 representa um legado de transformação, que reforça o compromisso da associação com o desenvolvimento das cidades sul-mato-grossenses", destacou o presidente da Assomasul, Valdir Júnior.

Vale lembrar que os cursos disponíveis são totalmente gratuitos e foram selecionados para atender às demandas da gestão pública municipal. Entre as opções, destacam-se:

  • Programa em Autismo capacitação para atendimento inclusivo;
  • Programa em Alfabetização e Letramento qualificação de educadores para fortalecer a base da educação;
  • Programa em Gestão do Esporte e Lazer incentivo à prática esportiva e bem-estar;
  • Programa em Licitações e Contratos atualização em conformidade com a Lei 14.133.

Confira abaixo a lista dos municípios: 

  • Amambai
  • Angélica
  • Antônio João
  • Aral Moreira
  • Batayporã
  • Caarapó
  • Coronel Sapucaia
  • Deodápolis
  • Douradina
  • Dourados
  • Eldorado
  • Fátima do Sul
  • Glória de Dourados
  • Iguatemi 
  • Itaporã 
  • Itaquiraí 
  • Japorã 
  • Jateí 
  • Juti
  • Laguna Carapã
  • Ivinhema
  • Maracaju
  • Mundo Novo
  • Naviraí
  • Nova Alvorada do Sul
  • Nova Andradina
  • Novo Horizonte do Sul
  • Paranhos
  • Ponta Porã
  • Rio Brilhante
  • Sete Quedas
  • Sidrolândia
  • Tacuru
  • Taquarussu 
  • Vicentina.

O lançamento oficial do programa deve acontecer no dia 30 de janeiro. 

Metodologia

Por fim, a Assomasul informou que para garantir a qualidade da formação dos servidores municipais oferecerá:

  • Seminários Presenciais: Para facilitar o acesso, as aulas presenciais serão realizadas em cidades polos divididas por regionais no estado, otimizando o deslocamento dos participantes.
  • Videoaulas e Materiais de Apoio: Estruturadas em unidades de estudo, as videoaulas são acompanhadas por livros digitais, slides e materiais complementares que aprofundam os temas abordados.
  • Tutoria Especializada: Os participantes contarão com acompanhamento pedagógico integral, incluindo esclarecimento de dúvidas e orientação ao longo do percurso acadêmico.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem: Desenvolvido exclusivamente para o programa, oferece atividades acadêmicas, fóruns de interação e canais de atendimento, promovendo uma experiência dinâmica e interativa.
  • Atividades Avaliativas: Ao final de cada disciplina, os participantes realizarão atividades avaliativas no ambiente virtual, com exigência de nota mínima de 70 para aprovação.
  • Webinários Pedagógicos: Seminários online ao vivo para sanar dúvidas, auxiliar no desenvolvimento de relatórios de pesquisa e promover discussões pedagógicas.

Para realizar a inscrição, clique aqui
 

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).