Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Astronomia: 2014 terá 5 Superluas, inclusive em 1º de janeiro

Astronomia: 2014 terá 5 Superluas, inclusive em 1º de janeiro
01/01/2014 14:00 - terra


O novo ano trará também uma Superlua. O fenômeno ocorre quando o satélite natural está mais perto do nosso planeta do que sua distância média e se repetirá outras quatro vezes em 2014, uma na noite de 1º de janeiro. No mesmo mês, o fenômeno se repete, no dia 30. Infelizmente, nessas duas ocasiões, teremos Lua Nova.

A Superlua ocorre quando o satélite natural está no perigeu (ponto mais próximo da Terra) ou perto dele. Ocorre durante a Lua Nova ou Cheia e pode afetar as marés. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), "quando Sol, Lua e Terra estão alinhados (o que ocorre nas fases de Nova ou Cheia), a maré solar tem um efeito adicional na maré lunar, criando marés muito altas e muito baixas".

Em 10 de agosto teremos a maior Superlua do ano, e será Lua Cheia, o que pode resultar em um espetáculo nos céus - se o tempo colaborar. 

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!