Cidades

alerta

Ataques de escorpião crescem e média chega a um por dia em Campo Grande

Combinação de umidade e altas temperaturas gera proliferação de escorpiões na periferia

Anny Malagolini

25/03/2015 - 13h30
Continue lendo...

As altas temperaturas e o número de chuvas que caíram na Capital desde o começo do ano são o principal fator que justifica a proliferação de insetos e o surgimento de escorpiões na cidade. O aumento de acidentes com esses animais foi registrado por moradores, e a  Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) já calcula mais de uma vítima por dia por picadas de escorpião. De janeiro a fevereiro de 2015,  já foram registradas 82 ocorrências no município. No ano passado, mais de 433 casos foram notificados. Em Campo Grande, não há registro de morte devido a ataque de escorpião desde 2011.

A dona de casa Elena Barbosa, 45 anos, guarda em casa como “recordação” um pote com os escorpiões que encontrou em casa no período de um mês; são quase 20. Ela conta que os insetos surgiram em março, principalmente no banheiro de casa, e um deles chegou a picar o esposo, que,  por sorte, não teve nenhum ferimento grave. 

A preocupação, de acordo com Elena, é com a filha de 10 anos. Para se precaver da infestação, a dona de casa adotou algumas medidas. Todos os dias, ela passa veneno na casa e o cuidado com a limpeza do quintal foi redobrado. 

Mas, para que os escorpiões não voltem a aparecer, a vizinhança também tem que dar continuidade aos cuidados, fazendo a manutenção dos quintais, mas esse é o problema encontrado pela moradora. “Os vizinhos jogam lixo no bueiro, não cuidam da limpeza, então não adianta eu fazer minha parte”, denuncia. 

De acordo com a Bióloga Sílvia Barbosa do Carmo, chefe de controle de animais peçonhentos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ),  o risco de encontrar o escorpião é maior na área central da Capital, principalmente em locais próximos aos córregos. Segundo ela, há uma grande colônia do aracnídeo nestes canais. Sílvia também aponta bairros como Moreninhas e Coophamat como os que mais registram casos de picadas. A maior incidência de casos é registrada de dezembro a maio, devido às altas temperaturas e às chuvas frequentes, um convite à proliferação do animal. 

O mau hábito da população é a grande preocupação da profissional, e indica a medida principal para evitar os animais em casa, fazendo barreiras físicas, bem como conservando o imóvel livre de rachaduras, quintal limpo, ralo devidamente tampado.  

O Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox)  registrou, somente neste começo de ano, mais de 50 ataques de escorpião. Em 2014, segundo o centro, ocorreram 260 registros de casos envolvendo o animal peçonhento.

O recomendado, em casos de acidentes com o animal, é que a pessoa não deve ingerir  medicamentos sem orientação médica, não jogar substância química no local e nem amarrar a área picada. Se possível, levar o animal para que seja identificado, assim, a vítima da picada deverá receber o tratamento específico.

Cidades

Ladrão de carne é preso por posse ilegal de armas, violência doméstica e crime ambiental em MS

Homem ameaçava companheira com armas ilegais, mantinha aves em cativeiro e furtava animais de abate de vizinhos

17/12/2025 15h00

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um homem foi preso em flagrante na última terça-feira (16) por violência doméstica no município de Anaurilândia, localizado a 376 km de Campo Grande.

O suspeito era investigado pela prática de ameaças contra a companheira, que relatou  à Polícia Civil um comportamento agressivo do homem, especialmente quando sob efeito de bebida alcoólica. Em um episódio recente, ele efetuou disparos de arma de fogo, o que a obrigou a buscar abrigo na casa de vizinhos.

A mulher informou que o armamento estava no interior da residência do casal e autorizou o ingresso da equipe policial para busca. Foram apreendidas duas armas de fogo, além de munições, espoletas e outros armamentos, configurando situação de flagrante delito.

CRIME AMBIENTAL

Também no interior da casa, os policiais encontraram animais da fauna silvestre mantidos em cativeiro, entre eles um papagaio e outras aves.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada para adoção das providências administrativas e legais cabíveis.

O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Anaurilândia, onde foram adotadas as providências legais.

ABIGEATO

Após a prisão do suspeito, a Polícia Civil esclareceu um caso de abigeato ocorrido na zona rural do município. O crime, que consiste no furto de animais, havia sido denunciado às autoridades na segunda-feira (15), quando foi registrado o boletim de ocorrência.

Cidades

Penitenciária Federal de Campo Grande deve ganhar sistema antidrone de ponta

Com investimento superior a R$ 20 milhões, tecnologia testada no exterior amplia a segurança e o controle do espaço aéreo

17/12/2025 14h29

Polícia Penal Federal (PPF) realizou missão técnica em Israel com o objetivo de consolidar as tratativas finais para a implantação do sistema antidrone

Polícia Penal Federal (PPF) realizou missão técnica em Israel com o objetivo de consolidar as tratativas finais para a implantação do sistema antidrone Foto: Divulgação / Senappen

Continue Lendo...

Um sistema antidrone será implantado na Penitenciária Federal de Campo Grande e nas outras quatro unidades em Brasília, Catanduvas, Mossoró e Porto Velho. De 6 a 14 de dezembro, a Polícia Penal Federal (PPF) realizou uma missão técnica em Israel com o objetivo de consolidar as tratativas finais para a implantação do sistema.

Com investimento superior a R$ 20 milhões, a iniciativa integra o Projeto Ômega, e marca a adoção, no Brasil, de uma tecnologia de ponta considerada entre as mais avançadas atualmente disponíveis contra ameaças aéreas não tripuladas.

A visita institucional foi feita na Israel Prison Service (IPS), com agenda voltada à troca de experiências sobre procedimentos penitenciários, gestão de incidentes críticos, rotinas operacionais e avaliação de soluções tecnológicas aplicadas ao ambiente prisional.

Durante a visita técnica a Israel, foram realizadas atividades de verificação operacional e validação de desempenho do sistema antidrone, com demonstrações que evidenciaram capacidade de detecção simultânea de múltiplos dispositivos em poucos segundos, identificação de diferentes modelos de drones e rastreio georreferenciado, com registros a quilômetros de distância.

As avaliações envolveram diferentes equipamentos, configurações e cenários operacionais. Conforme a PPF, essas atividades "contribuíram para o planejamento da implantação em um ambiente compatível com a complexidade do contexto prisional e com os elevados requisitos de segurança da Polícia Penal Federal".

No contexto das unidades federais de segurança máxima, a implantação do sistema antidrone visa reforçar estrategicamente a segurança das unidades, ampliando o controle do espaço aéreo e elevando o patamar de prevenção e resposta a tentativas de sobrevoo ilícito.

"A adoção dessa tecnologia antecipa ameaças, preserva a integridade das unidades e reforça a disciplina e a segurança dos policiais penais, das pessoas privadas de liberdade e da sociedade, em consonância com o padrão de excelência operacional que caracteriza a Polícia Penal Federal", diz a PPF, em nota.

O sistema será implantado nas cinco penitenciárias federais, com previsão de disponibilização de uma unidade adicional para emprego operacional e apoio técnico pela Coordenação-Geral de Inteligência (CGIN). 

Não foi detalhado quando começará a instalação do novo sistema.

Projeto Ômega

O Projeto Ômega é uma iniciativa da Polícia Penal Federal voltada à modernização e padronização da segurança eletrônica e da inteligência nas unidades federais, por meio de uma Plataforma de Monitoramento e Inteligência integrada, com gestão centralizada.

Estruturado em cinco fases executadas de forma simultânea, o projeto visa à consolidação de uma rede integrada de segurança e inteligência, com capacidade de gestão local nas unidades e coordenação estratégica central em Brasília.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).